Trata-se de um trabalho que busca ainda superar representações negativas das favelas e periferias, ressaltando a potência e o poder inventivo dessa população, ao viabilizar as contribuições destes territórios para a cidade como um todo, e impactar na qualidade de vida de quem vive na Maré.


Em 2018, o eixo priorizou quatro dimensões em suas atividades: mulheres e gênero, redução de danos e políticas de drogas, iniciativas voltadas para a juventude e experiências socioambientais. A partir de 2022, a estratégia se ancora em dois grandes projetos, Maré que Queremos e Maré Verde, onde estão diversas ações de fomento às questões socioambientais e urbanas, respectivamente. Além disso, a produção de conhecimento e diagnóstico sobre a Maré ancoram outra importante frente representada por pesquisas e publicações do Censo Maré.

Projeto Maré que Queremos: Defender a favela como uma forma de moradia que faz parte da cidade; ampliar o conhecimento dos moradores sobre direitos urbanos; contribuir para que a ocupação do solo respeite os direitos ambientais.

Projeto Maré Verde: Tem como propósitos a preservação das áreas verdes da Maré; o monitoramento e incentivo à revitalização estética dos parques públicos, rios e valões; o monitoramento do saneamento básico; o direito à água potável e ar de qualidade; o ordenamento do lixo e o incentivo ao consumo e descarte consciente; o incentivo à energia limpa; o direito à alimentação saudável; e o enfrentamento do racismo ambiental.

CAMPANHAS E PROJETOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!