PROJETO

O Censo Maré, projeto realizado em parceria com o Observatório de Favelas, é um instrumento simbólico e prático de produção de conhecimento sobre as comunidades da Maré e seus moradores por meio de pesquisas regulares no território, mostrando quais são as vulnerabilidades e os aspectos que precisam ser mais desenvolvidos. Assim, o olhar comum é deslocado para mostrar o que o território realmente tem, identificando suas demandas e potências.

Todos os resultados dão suporte para a formulação de um plano de desenvolvimento sustentável para o território, subsidiado por informações socioeconômicas atualizadas e específicas sobre as condições de vida da população local.

Foi a partir do primeiro Censo, em 2010, que nasceram outros projetos de pesquisa para todos os Eixos da Redes da Maré.



No último Censo Populacional da Maré, quase 129 mil mareenses foram entrevistados em seus domicílios por uma equipe de campo de 96 pessoas. No total, mais de 120 moradores participaram desse trabalho e foram formados também por meio de capacitações. A equipe multidisciplinar é composta por geógrafos, economistas, estatístico, cientista social, assistente social, técnico em geoprocessamento, técnico em cartografia, além de parceria das associações de moradores das 16 favelas da Maré. 




POPULAÇÃO



Maioria dos moradores (62,1%) declarados como pretos ou pardos 



Imigração - 35.808 (25,8%) habitantes são nordestinos, concentração mais expressiva em comparação com a porcentagem de nordestinos na população metropolitana fluminense em geral (apenas 9% são nordestinos).




Mais da metade da população é formada por jovens - 51,9% têm menos de 30 anos. Em contrapartida, a população com 60 anos ou mais alcança apenas 7,4% dos residentes da Maré, consequência das difíceis condições de vida dos seus moradores ao longo da história.




Tamanho da população da Maré - 135.989 moradores em 2010, o que representa mais de 9% da população residente em favelas no município do Rio de Janeiro. Também é considerado o 9º bairro mais populoso da cidade.



Presença de mais mulheres - Há mais mulheres do que homens entre os seus residentes: 70.878 mulheres (51%) e 67.948 homens (48,9%), e 44,4% dos responsáveis únicos ou principais pelo domicílio são mulheres acima de 15 anos;



3 favelas mais populosas - Parque União (20.567 - 14,8%), Vila dos Pinheiros (15.600 - 11,2%) e Nova Holanda (13.799 - 9,9%).

DIREITOS BÁSICOS



SANEAMENTO BÁSICO

98,3% das residências possuem acesso à rede de água, mas ainda não existe uma segurança plena sobre as condições sanitárias da água para consumo: 8.300 domicílios (17,4%) não utilizam filtro ou água mineral;

Conheça a Carta de Saneamento da Maré







EDUCAÇÃO

44 escolas públicas, que oferecem da creche ao ensino médio;




Na população de 15 anos ou mais, o percentual de não alfabetizados é de 6,0%, mas ainda está longe de significar que o letramento na Maré esteja solucionado;






Sobre a escolaridade dos moradores da Maré, somente 25.031 (18%) completaram o ensino médio e 22,6% evadiram; 25.866 (37,6%) da população completou o ensino fundamental; e 11.145 (8,01%) nunca frequentaram a escola.




Com graduação completa, incluindo as pessoas que cursaram pós-graduação, são aproximadamente 1,0%;



19,7% dos adolescentes entre 15 e 17 anos estão fora da escola.





Confira a trajetória do projeto a seguir

 

 

Censo Populacional da Maré (2019)

O levantamento realizado em 2013 contou 139.073 moradores, distribuídos em 47.758 domicílios, utilizando o mesmo método de cobertura do Recenseamento do IBGE. A pesquisa abrange as características da moradia e das pessoas, tais como o acesso a serviços urbanos, a estrutura etária, o perfil escolar, a naturalidade, a situação conjugal e muitas outras.

VEJA O CENSO 2019 (PDF)




Guia de Ruas da Maré (2014)

O trabalho mapeou 815 logradouros, dos quais mais da metade não constava nas bases oficiais. O guia passou a ser usado por carteiros, agentes de saúde, conselho tutelar, assistentes sociais e até por oficiais de Justiça para se localizarem na região. 

Assim, a Maré foi colocada no mapa da cidade, garantindo todos os CEPs de suas moradias.


VEJA O CENSO 2014 (PDF)




Censo de Empreendimentos Maré (2014) Guia de referência para investidores e consumidores locais e de fora da Maré .

Esta fase do Censo contou 3.182 estabelecimentos comerciais na Maré e levantou informações sobre fornecedores, perfil dos clientes, instrumentos de crédito, qualificação técnica, composição da mão-de-obra, condições para funcionamento e expansão.

VEJA O CENSO EMPREENDIMENTOS (PDF)







 

 

Por meio do Guia de Ruas mais a parceria da Azulejaria com o projeto Maré de Ruas e Histórias, foi possível iniciar a instalação de placas com os nomes das ruas escolhidos pelos próprios moradores, possibilitando a identificação e significação de cada espaço. Saiba mais da história nessa publicação da Azulejaria.

Equipe

Coordenação Geral
Eliana Sousa Silva
Dalcio Gonçalves Marinho

Coordenação executiva
Everton Pereira da Silva
Fábio Douglas Brito de Almeida
Felipe da Silva Alves
Jonathan Mark Nunn

Co-realizador
Observatório de Favelas

Parceiros apoiadores

Action Aid

Fundação Ford

AF – Banco de Desenvolvimento da América Latina

Parceiros locais

16 Associações de Moradores da Maré

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2019

Produção do Censo Pontes e Vivências de Saberes (USP), a partir do Censo Populacional da Maré, um diagnóstico do perfil demográfico das comunidades vizinhas à Cidade Universitária (Jardim São Remo e Sem-Terra/Vila Clô) e à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Jardim Keralux e Vila Guaraciaba), como forma de identificar demandas sociais e criar propostas direcionadas ao poder público e instituições privadas. | Publicação da edição atualizada do Censo Populacional da Maré. | No processo de produção da pesquisa Construindo Pontes (UFRJ e Queen Mary University) foi utilizada a base de dados do Censo Populacional da Maré.

Midiateca do IEA-USP. Foto de Leonor Calasans (2019)

2017

Educação de Jovens e Adultos da Redes da Maré: Quando a Redes da Maré e a Fundação Roberto Marinho estavam alinhando a oferta do curso, os dados de faixa etária e nível de escolarização por comunidade do Censo serviram para o planejamento do número de turmas e vagas em cada sede da Redes que receberia o projeto. Os dados reforçaram os argumentos apresentados pela Redes da Maré e contribuíram para que a Fundação Roberto Marinho aprovasse uma oferta maior do que a prevista inicialmente. | Além desse projeto, outras pesquisas que utilizaram as bases de dados do Censo Maré foram os “Estudos sobre Empreendedorismo e Formalização no Brasil” (Tese de doutorado da pesquisadora alemã em empreendedorismo Anna-Katharina Lenz) e “Expressões da Violência de Gênero e Redes de Proteção”.

2016

Prefeitura do Rio oficializa 505 ruas da Maré a partir do Censo. | Entre as pesquisas e/ou projetos que utilizaram bases de dados do Censo Maré, estão a “Avaliação do impacto de Programas Complementares de Transferência de Renda” (FGV-EBAPE – Prof. César Zucco) e “Alfabetização Financeira” (Positive Planet).

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2015

O Censo Populacional da Maré foi vencedor do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social (categoria Tecnologia Social para Meios Urbanos). | O primeiro festival gastronômico da Maré, Comida de Favela (patrocinado pelo Rumos Itaú Cultural), utilizou a base de dados do Censo para sua produção. Foram 16 estabelecimentos inscritos que concorreram a duas categorias: comida de bar e comida de rua.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2014

Publicação da 2ª edição do Guia de Ruas da Maré (versão atualizada). | Publicação do Censo de Empreendimentos Econômicos da Maré.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2013

Várias ruas ganham nomes escolhidos pelos moradores. | Classificado entre os 4 finalistas do Deutsche Bank Urban Age Award. | Identificação, caracterização e mapeamento de logradouros em 205 favelas da cidade do Rio de Janeiro por meio do Programa Rio Mais Social (Instituto Pereira Passos/ONU Habitat).

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2012

Publicação do Guia de Ruas da Maré. | Primeira edição do Censo Populacional da Maré.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2011

Publicação do Censo de Empreendimentos Econômicos.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2010

Iniciada a atualização da base cartográfica da região em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Pereira Passos. Nesse processo, foram identificados 815 logradouros.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

NOTÍCIAS


Mais fotos do Censo Maré

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!