PROJETO

Desde sua criação, foram mais de 270 aprovações em processos seletivos para a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Colégio Pedro II, e ainda no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (PROVOC), ampliando as perspectivas educacionais e profissionais destes jovens, e ainda evitando a evasão escolar nesta fase dos estudos.

 

Como acontece?

Conteúdo programático: as aulas regulares ocorrem de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar, com as disciplinas de Português e produção textual, Matemática, Geografia, História, Biologia, Física e Química, além de formação em Cidadania e Educação Ambiental, contemplando temas que atravessam o cotidiano dos nossos jovens, como política, discussão de gênero e sexualidade, racismo, violência e sustentabilidade.

 

 

 

 

1º Sarau Cultural produzido pelos alunos do Preparatório para o Ensino Médio e do Preparatório para o 6º ano, pensado a partir dos 21 dias de ativismo contra o racismo,com a proposta de que os alunos pudessem refletir e falar sobre o tema de forma livre.

 

 

Encontros fora da sala de aula: além das aulas, são realizadas atividades interdisciplinares e extraclasses, seja através de aulas-campo, visitas institucionais, participação em eventos e realização de lives em redes sociais.

Aproximação com as famílias e responsáveis dos alunos: encontros mensais dos responsáveis com a coordenação do projeto e com a equipe social (composta por psicóloga e assistente social), buscando facilitar o diálogo e vínculo com o projeto, por meio do envolvimento no processo de formação e aprendizagem dos alunos.

 

 

Aula-campo em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, que possibilitou a visita dos alunos a lugares históricos, como a Casa do Colono, o Museu Imperial, a Casa do Santos Dumont e o Palácio Quitandinha, em 2019.

 

O projeto, que beneficia uma média de 120 estudantes por ano, conta com quatro turmas, com aulas em duas favelas:

 

2 turmas na:

• Nova Holanda - Prédio da Redes da Maré (R. Sargento Silva Nunes, 1012) - segunda a sexta-feira, de 15h às 18h15

 

2 turmas na:

• Vila dos Pinheiros - Prédio da Redes da Maré no CIEP Ministro Gustavo Capanema (Via A1) - segunda a sexta-feira, de 15h às 18h15

 

Em função da pandemia, as aulas ocorriam em modelo híbrido (três vezes por semana de aulas/atividades remotas e duas vezes com aulas presenciais). A partir de 2022, as aulas voltaram para o modelo presencial, mas a configuração do projeto, o horário das aulas e a organização das atividades poderão sofrer alterações, caso haja agravamento da pandemia.

 

 

Como o Preparatório se reinventou na pandemia?

 

 

A pandemia da covid-19 e as dificuldades enfrentadas pelos alunos mostraram que é necessário investir ainda mais no acesso à educação dos jovens da Maré.

Entre os principais impactos sofridos pelos alunos do projeto, estão o acesso aos conteúdos, passando pela aprovação automática sem terem aprendido o necessário para ingressar no Ensino Médio, as dificuldades de acesso à internet e qualidade do sinal na comunidade – que é instável, sendo um grande obstáculo à participação dos alunos em atividades virtuais, entre outros. Buscando facilitar o acesso dos jovens aos conteúdos, em 2021, a equipe de educadores do projeto elaborou três apostilas que foram distribuídas e utilizadas durante as aulas, garantindo que mesmo aqueles com dificuldade de acesso à internet conseguissem estudar os conteúdos e tirar dúvidas com os educadores.

 

 

Os objetivos do projeto se mantém, potencializando, entretanto, o reforço aos conteúdos aprendidos pelos jovens em suas escolas, auxiliando-os, tirando dúvidas e fortalecendo os conteúdos por meio de listas de exercícios como forma de minimizar a defasagem no ensino ocasionada pela pandemia – no que se refere ao compartilhamento de conteúdo, sempre priorizando manter o vínculo com os alunos e suas famílias, evitando, dessa forma, uma potencial evasão escolar.

Por meio de aulas e atividades coletivas interdisciplinares, assim como o suporte oferecido pela equipe social, é possível observar de perto como esses aspectos impactam a vida dos alunos, permitindo o acompanhamento dos jovens e uma relação próxima entre a equipe e as famílias, intervindo e apoiando sempre que necessário, com o objetivo de manter o vínculo dos jovens com o projeto e, consequentemente, com o processo educativo.

 

 

Além do material pedagógico produzido, em 2020, foi apresentado no Congresso Nacional de Educação o artigo chamado (RE)EDUCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA – Estratégias desenvolvidas no Complexo da Maré, escrito colaborativamente pela coordenadora Aline Ádria Borges e pela educadora de Português do projeto, Camila Mendes.

O artigo analisa pontos estratégicos do projeto Preparatório para o Ensino Médio para a continuidade e eficácia das atividades virtuais oferecidas no atual período de distanciamento social, considerando o contexto social dos estudantes e seus familiares.

 

LEIA O ARTIGO AQUI

 

 

 

 

Turma do Preparatório para o Ensino Médio na aula de Formação em Cidadania, com projeção de filme.

Aula-campo no Centro Histórico do Rio de Janeiro, em 2019, com visita à Ladeira da Misericórdia, Praça XV, Arco do Teles e encerramento no Centro Cultural dos Correios, onde os alunos visitaram as exposições.

A EXPERIÊNCIA DO CURSO

 

A experiência de passagem pelo Preparatório tem demonstrado, por si só, um amadurecimento nas áreas de formação escolar, política, economia, social, ambiental e familiar. Assim, foi constatada uma mudança significativa na forma como cada aluno passa a se relacionar com a educação, percebida pelo aumento do interesse nos estudos e em avaliação realizada com os alunos e responsáveis.

Nos últimos anos, a equipe tem tido a oportunidade de acompanhar algumas dessas trajetórias, marcadas pelo êxito escolar, inserção no mercado de trabalho e até mesmo intercâmbios para estudos em outros países. Das aprovações em escolas à participação de alunos no Programa de Vocação Científica da Fiocruz, há ainda aqueles que continuam frequentando outras atividades da Redes da Maré, seja no campo das artes, da dança, selecionados para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz, ou mesmo na preparação para o ensino superior, por meio do Curso Pré-Vestibular.

 

Com relação ao projeto em si, a perspectiva é de prosseguir e potencializar esse trabalho, por meio de:

 

• processos continuados de qualificação profissional dos educadores, através de formações pedagógicas que discutem temas que atravessam a sala de aula;

 

• produção de artigos que apresentem o trabalho desenvolvido;

 

 

Aplicação de simulado em 2019, atividade fixa do projeto que acontece duas vezes por ano.

• melhoria dos espaços e metodologias utilizados pelo projeto e toda a estrutura necessária para realizar as atividades propostas, seja presencial ou remotamente;

 

• elaboração de material didático do curso pelos educadores do projeto (distribuído para os alunos em 2021).

 

Um dos materiais didáticos do 1º semestre das aulas presenciais, no prédio central da Redes da Maré, na Nova Holanda.

EX-ALUNAS

 

"O Preparatório nesse tempo de pandemia me fez muito bem, pois além de aprender muito com os professores, eu fiz novas amizades e fortaleci as antigas. Os professores ensinam muito bem, todos têm paciência para ensinar, mesmo repetindo várias vezes, sempre tentando deixar de uma forma que entendemos bem. As aulas coletivas são boas porque assim a gente fica mais atento ao que acontece no mundo e ajudam a refletir sobre os assuntos."

Maiara Cosmo de França, 15, ex-aluna da turma de 2021

 

"Eu amo todas as aulas, mas o que eu mais gosto é dos professores. Eles sempre deixam as aulas leves e engraçadas. Se eu pudesse continuar no projeto ano que vem [2022], eu participaria sem pensar duas vezes. As atividades coletivas são as minhas favoritas, porque além de ensinar matérias, elas me deixam muito pensativa. Sempre lembro de uma aula que a gente estava tendo sobre gênero, nunca tinha me aprofundado muito nesse assunto, aprendi tanto nessa aula e até hoje fico pensativa com as palavras do professor."

Beatriz Guimarães, 15, ex-aluna da turma de 2021

EQUIPE CPEM

 

"Durante a pandemia, os encontros com a equipe e os alunos foram primordiais para o acolhimento e atravessamento dos meses de isolamento social. Na verdade, foi através do projeto que pude interagir com amigos de equipe, dividir angústias e buscar ferramentas para manter o vínculo com os alunos. É possível dizer que com as aulas síncronas, eles puderam extravasar, apresentar seus medos, dúvidas e, sobretudo, interagir com os demais colegas de turma. Foi a partir das aulas do Preparatório que os alunos tiveram espaço para a troca, o estudo e, de certa forma, acalento."

Camila Mendes, 30, educadora de Língua Portuguesa 

EQUIPE

Coordenação Executiva: Aline Ádria Borges

Coordenação Pedagógica: Camila Mendes

Assistente de Coordenação: Lara Venceslau e Rafael Soares

Apoio Administrativo ao eixo Educação: Cláudia Barreto

Assistente Social: Carolina Araújo

Psicóloga: Kamila Camillo

 

Educadores

Biologia: Letícia Ramos

Educação Ambiental: Girlaine Negreiros

Física: Vanderson Cordeiro

Formação em Cidadania: Daniel Lopes

Geografia: Wagner Andrade

História: Paulo Vitor Lino

Matemática: Bruna Coutinho e Humberto Vinícius Rondon

Português: Camila Mendes e Vitor Cordeiro

Química: Evaristo Neto

 

CONTATO DO PREPARATÓRIO

E-mail: alineadria@redesdamare.org.breixoeducacao@redesdamare.org.br

WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021

Sempre com a intenção de inspirar e estimular os processos criativos dos alunos, em 2020 e 2021 foram realizadas atividades de escrita colaborativa e contação de histórias, que culminaram na criação da “Lenda da Maré”, na qual os alunos complementavam as ideias uns dos outros, sendo cada um deles co-autor da produção textual. | Na 3ª edição do Sarau Cultural, “Um sopro de otimismo”, os alunos produziram poemas, desenhos, fotografias, nuvens de palavras, literaturas de cordéis e raps. | Retorno das aulas presenciais, com o projeto passando a acontecer em formato híbrido. | Elaboração de apostilas: primeiro material pedagógico produzido pelos educadores do projeto e distribuído aos alunos. | Em 2021, foram realizadas algumas lives como: “Ser mulher: equidade no mercado de trabalho”, em que as convidadas falaram sobre sua trajetória profissional e as dificuldades que tiveram que superar em suas profissões, e a live “Sem Vergonha”, inspirada no Saco sem Vergonha, uma atividade realizada anualmente pelo Preparatório, na qual, através de perguntas anônimas feitas pelos alunos, é promovido o diálogo sobre gênero e sexualidade.

2020

Com o intuito de promover discussões para além da sala de aula e ressignificar a importância de mobilização dos jovens, foram realizadas as lives “Falando sobre Racismo #1 e #2”, nas quais foram abordados os conceitos de negritude (identidade), racismo estrutural, políticas educacionais afirmativas (cotas), entre outros; e a live “Papo de Futuro” discutiu as dificuldades e a experiência de ser aluno bolsista, a escolha do curso técnico, cotas e meritocracia, mercado de trabalho e início da caminhada profissional. | Na 2ª edição do Sarau Cultural, o evento contou com apresentação teatral e de música, leitura de poemas, poesias e textos (autorais ou não) que refletiam seus sentimentos e sensações nesse período de isolamento social. | Primeira atividade interdisciplinar remota: contação e escrita colaborativa. | Abertura da segunda turma na Vila do Pinheiro, totalizando 4 turmas no projeto.

2019

Em 2019, foi realizado o 1º Sarau Cultural do Preparatório, como forma de integração entre os alunos do Preparatório do Ensino Médio e do 6º ano. O tema proposto foi o ativismo contra o racismo e contou com apresentações de música, teatro, produção textual, entrevista e vídeo. O evento, realizado no Centro de Artes da Maré (CAM), foi importante para eles debaterem o tema e perceberem o racismo em situações em que, muitas vezes, ele não é percebido. | Criação de nova turma na Vila do Pinheiro. | “Rolezinho Zona Sul do Rio”:  atividade exploratória e de apropriação da cidade, cuja proposta foi apresentar aos alunos espaços por eles desconhecidos na Zona Sul da cidade ou onde não se sentiam pertencentes devido aos preconceitos e estereótipos impostos aos "favelados". Nessa atividade os alunos foram levados à Praia Vermelha e ao Shopping Rio Sul.

2015

Visita da astrofísica Duília de Mello, que falou sobre o universo, trouxe algumas pedras de diversos países e um pedaço de meteorito, que os alunos puderam tocar, e atentou sobre a importância de estudar.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2007

Início do Preparatório para o Ensino Médio. | Primeiro simulado realizado com questões de provas de diversas escolas, com o objetivo de preparar os alunos para o conteúdo das provas e todos os aspectos dos processos seletivos, como inscrição, material, duração da prova, preenchimento de cartão resposta, etc. | Abertura da segunda turma da Nova Holanda. | Primeira aula-campo do projeto. | Início da parceria com Programa de Vocação Científica (PROVOC).

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

NOTÍCIAS


Mais fotos de CPEM

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!