Desde 1998, o CPV que integra o Programa Rede de Saberes, possibilita a ampliação do campo de possibilidades educacionais e culturais dos moradores das 16 comunidades da Maré, promovendo a inserção de estudantes do território nas universidades.
A formação proporciona o desenvolvimento da reflexão crítica sobre as diferentes sociedades, enfatizando a defesa e garantia dos Direitos Humanos e o respeito à diversidade.
Assim, o curso oferece as aulas regulares de 12 disciplinas que acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, na Nova Holanda, Vila dos Pinheiros e Vila do João, totalizando a carga horária de 20 horas semanais.
Para contribuir com a inserção de mulheres formadas em escolas públicas nas universidades, em 2021 nasce a primeira turma do CPV Mulheres, em parceria com a L’Oréal.
A formação traz ainda uma reflexão sobre a interseccionalidade de gênero, raça e classe, contribuindo para o protagonismo das mulheres da região e melhoria das condições de vida.
Para tanto, oferece aulas regulares que acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h45, totalizando a carga horária de 15 horas semanais e cumprindo o conteúdo programático exigido nos exames de ingresso às universidades públicas de 20h.
Aulão do Curso Pré-vestibular Redes da Maré sobre o livro "Hora de Alimentar Serpentes", em junho de 2019.
Simulado para redação da UERJ, em 2022.
Aulas regulares - São cinco vezes por semana, com quatro tempos de aula por dia com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Redação/Produção textual, Espanhol, Matemática I, II e III, Física I e II, Química I e II, Biologia I e II, História Geral, História do Brasil, Geografia I e II, Filosofia e Movimentos Sociais/Atualidades. O curso cobre todo o conteúdo programático exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares, viabilizando o ingresso em universidades públicas e privadas.
Aulas extras - Acontecem aos sábados e/ou domingos para revisão e resolução de prova de vestibulares anteriores (ENEM/UERJ) e simulados dos exames de ingresso às universidades.
Aulas de campo - Elas acontecem na Maré, no centro histórico do Rio de Janeiro e em Petrópolis (Cidade Imperial); visitação a museus, teatro e outros espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro, com o objetivo de ampliação do capital cultural e desenvolvimento da reflexão crítica, por meio da realização de atividades extras que contribuem para o desdobramento das aulas regulares e possibilitam a apropriação dos espaços culturais da Maré e da cidade. Além de aulas interdisciplinares sobre questões sociais, políticas e econômicas que, além de possibilitarem a articulação com conteúdo dos vestibulares, colaboram para o desenvolvimento de um repertório mais amplo e o pensamento crítico e argumentativo dos estudantes.
Apoio e orientação aos estudantes - A partir do desenvolvimento de um trabalho atento às suas necessidades, considerando inclusive as questões sociais, com atendimento psicossocial. Eles também recebem orientação de todas as etapas do processo seletivo nos vestibulares, incluindo prazos, relações de documentos para a isenção de taxas e locais para inscrição dos candidatos.
Para a equipe do CPV, adotar o ensino remoto como possibilidade na pandemia tem sido uma técnica de redução de danos, uma estratégia para manter os alunos motivados com o processo de preparação para as provas dos vestibulares.
Por outro lado, o maior desafio para os alunos tem sido a falta de acesso à internet e equipamentos como computador e notebook. Os educadores identificaram que cerca de 37,5% dos alunos apresentaram problemas no acesso à internet e, consequentemente, não conseguiram acompanhar as atividades online.
Formação sobre cidadania e gênero: projeto “Meninas na Química” (UFRJ), em 2021.
Ao longo desse ano, passaram pelo CPV Mulheres aproximadamente 170 mulheres e, com as evasões, a equipe chamou as alunas que estavam aguardando na lista de espera. Já pelo CPV Redes de Saberes, foram 150 estudantes.
Além desses fatores, os estudantes enfrentam outros dilemas, como conciliar o estudo remoto e os cuidados com os filhos; a ausência de um espaço adequado e tranquilo para o estudo; a falta de interação direta com outros estudantes e professores, que promove a troca de saberes e experiências.
Aula de Física do CPV Redes de Saberes, em 2021.
Coordenação: Luana Silveira
Coordenação pedagógica: Bruno Barros, Erika Batista, Marcos Melo e Teresa Cruz
Assistentes de coordenação: Clara França, Lidiane Felipe e Thais Martinez
Apoio Adminstrativo ao eixo Educação: Cláudia Barreto
Educadores: André Fonseca, Bruno Barros, Caiett Genial, Carolina Ponciano, Erica Rezende, Érika Silva, Ernani Alcides, Evaristo Neto, Everton Pereira, Fernanda França, Kim Ramos, Marcos Melo, Patrícia França, Rafael Sant'Anna, Vanessa Gomes, Vitor Félix, Paulo Victor Lino, Tereza Cruz, Vanderson Felipe, Viviane Fernandes e Wagner Andrade.
E-mail: eixoeducacao@redesdamare.org.br
WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462
Aulas:
Prédio Central da Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, nº 1012 - Nova Holanda)
Horário: 18h30 às 22h30
Sede da Redes da Maré na Vila dos Pinheiros (Via A1 - CIEP Ministro Gustavo Capanema)
Horário: 18h30 às 22h30
Unidade da Vila do João (Rua 11, 243 - Ação Comunitária do Brasil)
Horário: 18h30 às 22h30
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"Quando eu comecei a participar do projeto, o meu intuito era me preparar bem para o ENEM e outros vestibulares, e também suprir alguns déficits que eu tive durante o ensino médio, mas ao longo do projeto, percebi que ele vai muito além disso. Durante esse processo, eu estou sendo constantemente inspirada e motivada tanto pelos professores quanto por coordenadores e colaboradores. O que eu aprendi muito com o projeto e sobre mim mesma, durante esse processo, é que eu quero fazer algo que inspire as pessoas e que possa ajudar minha comunidade.”
Josiely Costa, 17, turma de 2021
"Moro há 26 anos no Complexo da Maré e a minha expectativa ao entrar no pré-vestibular foi para, justamente, ganhar mais conhecimento e experiência nas provas do ENEM, para que eu possa fazer uma prova com excelência e conseguir entrar para a universidade. O curso também ajuda no nosso dia a dia, porque desde o momento que você consegue adquirir mais conhecimento, você consegue também passar esse conhecimento para quem está a sua volta."
Vânia Silva, 47, turma de 2021
"A minha expectativa ao entrar no projeto era poder ter uma preparação melhor para o vestibular. Tanto a Redes quanto a L'Oréal me ajudaram a ter essa preparação, porque um cursinho de pré-vestibular é caro e, se não fosse por isso, eu não teria como me preparar da melhor maneira. Eles me ajudaram muito com isso! A minha expectativa para o futuro é entrar na faculdade que eu quero e poder me formar. Obrigada pela ajuda e pelo incentivo!"
Vitória Ferreira, 18, turma de 2021
"Sou morador da Nova Holanda desde que nasci e tive amigos e familiares que fizeram o CPV. Por isso, em 2017, escolhi fazer a inscrição e a seletiva para o pré-vestibular, porque sabia que ia me ajudar. O ano em que fiz o CPV foi o mesmo ano em que eu estava no 3° ano do ensino médio. Foi bem corrido, pois eu só tinha o período da tarde para estudar, tanto para o vestibular como para a escola, mas o CPV me ajudou não só no vestibular. Muitas das matérias do colégio se tornaram mais fáceis por causa do CPV e assim consegui aliviar o peso da escola. Fiz o ENEM e a prova da UERJ e passei para Engenharia Elétrica na UERJ, Engenharia Elétrica na UFRJ (onde estou agora) e Matemática na UFRRJ."
Pedro Henrique, 22, turma de 2017
"O CPV, assim como a Redes, teve um impacto fundamental na minha vida. Pela Redes, eu consegui passar para uma escola técnica no Ensino Médio que me deu um ensino qualificado, apesar da distância e do cansaço. Depois, o CPV me ajudou ainda mais a me preparar e chegar sabendo o que fazer no ENEM e na UERJ. As aulas para as específicas da UERJ me ajudaram muito a conseguir meu objetivo. Desde pequeno, a Redes me ajuda a conquistar meus objetivos. Sou muito grato pelo que fizeram e ainda fazem por mim."
Jonatas Magno, 21, turma de 2017 e 2018
"Falar sobre um projeto que envolve mulheres e educação para mim é muito gratificante, pois também é falar sobre uma oportunidade de transformação e de acreditar em um Brasil mais justo. Minha expectativa é que cada vez mais mulheres da Maré possam estar ingressando nas universidades, e que isso se torne cada vez mais possível na realidade delas. Mesmo com a dedicação muito grande dessas mulheres, algumas delas têm jornada dupla ou até mesmo tripla, quando se é mãe, trabalha fora e ainda tem tempo para os estudos. Vejo muita força e isso me inspira a continuar ensinando mulheres fortes como elas."
Érika Batista, 29, professora de Química
"Eu cursei o CPV em 2011 e passei para Serviço Social na UERJ em 2012. Fazer parte dessa equipe do pré-vestibular é muito gratificante, porque foi nesse projeto que tive início na minha vida acadêmica e profissional."
Luana Silveira, 30, coordenadora do CPV
"Ter a oportunidade de trabalhar numa equipe em que metade dela foram meus alunos não tem alegria maior. O trabalho é muito humanizado e me transformou. Há 6 anos eu sofri um acidente, quebrei o joelho e não tinha esperança de andar. Mas tive a visita de uma senhora de 70 anos, Dona Maria de Lourdes, que falou que ia me esperar: 'Você vai voltar para dar aula e eu vou passar no vestibular, mas preciso de você!'. Eu fiquei 4 meses sem andar, mas fiz questão de voltar para a Redes, de muleta, para dar aula pra ela. Hoje essa senhora faz Filosofia da UFRJ!"
Bruno Barros, 44, professor de Matemática desde 1998
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