PROJETO

O Projeto Heróis contra Dengue tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento das ações de conscientização contra as arboviroses Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti. A proposta inicial é a de que os participantes se tornem multiplicadores, informando sua própria comunidade sobre os perigos dessas doenças virais, contribuindo significativamente para a redução da proliferação do mosquito e da taxa de infecção. Simultaneamente há o incentivo à responsabilidade dos moradores e o desenvolvimento da sociabilidade dos participantes.

As atividades do projeto são realizadas em parceria com 6 escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro, sendo 2 em Maricá, 2 em Teresópolis e 2 na Maré. Acontecem 1 vez por semana com 20 alunos para cada escola. Inicialmente os participantes recebem uma formação básica moderada por tutores habilitados formados a partir do método de solução de problemas onde, além de serem capacitados sobre as infecções, prevenção, tratamento e comunicação, debatem temas e problemática sociais inerentes aos territórios. 

Após a formação básica sobre as arboviroses, os participantes continuam com o aprofundamento do que aprenderam através de pesquisas e atividades educativas. Com esse conhecimento, contribuem com as suas comunidades esclarecendo os moradores sobre as formas de prevenção, contágio, sintomas e demais orientações, através de visitas às residências, bem como em escolas, instituições de saúde e em eventos públicos com balcões informativos. Nesse sentido, os alunos são envolvidos em atividades de formação científica e social.

EQUIPE

COORDENAÇÃO EXECUTIVA: Cintia Reginaldo

GESTÃO: Larissa Loderer

TUTORES: Fábio Barglini, Luciana da Fonseca e Tereza Cristina

 

PARCERIAS

Centro Educacional Beatriz Silva

Colégio Estadual Euclydes da Cunha

Escola Municipal Clério Boechat

Escola Municipal Escritor Millôr Fernandes

Escola Municipal Josué de Castro

Instituto de Microbiologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro

InfoDengue

Secretaria Municipal de Educação – Maricá

Secretaria Municipal de Educação – Rio de Janeiro

WMP – World Mosquito Program

 

PARCEIROS APOIADORES

IRESO e. V

Kindermissionwerk Die Sternsinger

 

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!