voltar
Conectando Mulheres forma quatro turmas de cursos do ramo da tecnologia

Marko Costa e Julia Bruce

A Redes continua se empenhando em manter seus ideais em muitas de suas frentes de atuação. Dando continuidade na especialização de mulheres do Conjunto de Favelas da Maré, na tecnologia, no último dia 18 de setembro, quatro novas turmas dos cursos do Conectando Mulheres, projeto do Eixo Educação, receberam suas certificações nos cursos de Ferramentas Digitais e Manutenção de Smartphones e Tablets. 

O projeto é uma iniciativa focada em mulheres que desejam despontar no campo da tecnologia e conquistar outros espaços, sendo especialistas na área ou para possuir conhecimento e independência. Atualmente, esta área é majoritariamente ocupada por homens, mas o Conectando chega para tornar essas mulheres líderes capazes de estar no mesmo patamar, desde 2021.

 

Aline Galdino, coordenadora do projeto Conectando da Redes da Maré. Foto: Douglas Lopes

 

Dentre as 44 formandas, temos Jenyfi Ayres, de 19 anos, moradora do Parque União, que mesmo com a pouca idade está engajada há bastante tempo nos cursos oferecidos pelo Eixo Educação. Jenyfi fala que sempre foi interessada pela área tecnológica, e o quanto mais obtia conhecimento, colocada em prática e buscava se aperfeiçoar na área. 

“Eu comecei a fazer o curso de Ferramentas Digitais, e depois fui para o de Manutenção de Smartphones e Tablets. Se quebrava um celular na minha casa, eu mesmo pegava ele para consertar com as coisas que aprendia nas aulas. Nessa área, os cursos são muito caros e eu não tinha esse dinheiro para investir. Quando surgiu a oportunidade na Redes de realizá-los, eu não pensei duas vezes e já me inscrevi. Após isso muitas outras portas foram se abrindo e hoje eu não me vejo mais longe dessa área”, concluiu Jenyfi. 

 

Jadna Gonçalves, gerente de designer do iFood, foi convidada para falar do protagonismo da mulher no ramo como forma de incentivo para as formandas. Foto: Douglas Lopes

 

Carla, de 20 anos, moradora da Nova Holanda, também foi uma das alunas recém formadas no curso. Sempre antenada com a internet, o interesse pelo mundo digital foi despertado desde muito nova. 

“Eu comecei a procurar um curso sobre tecnologia, e encontrei na Redes da Maré. Iniciei a formação em Ferramentas Digitais. Gosto muito de mexer nas funcionalidades práticas do Google, como: planilhas, documentos, apresentações. Gosto muito dessa área e quero continuar. Vou buscar ainda mais cursos e me aperfeiçoar. Eu sempre indico muito os cursos para outras meninas e digo que vale muito a pena, pois a experiência é incrível e você acaba adquirindo muito conhecimento”, finalizou Carla. 

Kaluanã, de 24 anos, morador do Arará, uma comunidade em Benfica, atualmente é um dos educadores do Conectando. Começou também como aluno, se destacou e hoje faz parte do corpo docente da instituição que ensina essas meninas um novo mundo e as torna independentes em muitas áreas. 


“É muito gratificante poder ter adquirido tanto conhecimento e hoje poder passar para as minhas alunas. Eu sinto que todas essas meninas se sentem pertencidas e acolhidas a maior parte do tempo por este projeto. E mesmo quando nós identificamos que algumas estão desanimadas, a gente vai lá e dá aquele incentivo especial ‘vamo brotar, né’ e elas se sentem prestigiadas. Eu sempre digo que todas elas têm um caminho muito longo pela frente e cheio de oportunidades. Aqui elas têm o primeiro contato com o mundo digital, mas depois elas possuem o total direito e autonomia de ocupar outros espaços e aprender mais em outros lugares”, completou Kaluanã. 

 

Mayara Rosário, educadora do curso de Manutenção de Smartphones. Foto: Douglas Lopes

 

Os cursos do Conectando Mulheres estão disponíveis para inscrição com frequência nas redes sociais e no site da Redes da Maré, em “Publicações”. As formações são destinadas para jovens mulheres de forma presencial, e acontecem no Prédio Central. 

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!