voltar
O que você faz com o seu lixo?

Gracilene Firmino

Em uma iniciativa da Redes da Maré, por meio do Eixo de Direitos Urbanos e Socioambientais e da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, a região onde se localizam CIEPs do território, conhecida como "divisa", está sendo ressignificada. Incomodados com a presença do lixo na localidade, a Redes articulou uma reunião com a Associação de Moradores da Nova Maré, a Gerência Executiva Local da Maré (GEL) e a Vila Olímpica. O encontro foi o primeiro passo para compreender os motivos do acúmulo de lixo na região.

A partir disso, a instituição resolveu realizar uma pesquisa chamada “O que você faz com seu lixo?". Esse estudo conta com o apoio do edital “Gestores do Clima”, da People 's Palace Projects, um dos parceiros institucionais da organização. A pesquisa entrevistou cerca de 300 mareenses moradores da favela Nova Maré. Esses dados foram fundamentais para a Comlurb repensar a rota de coleta de lixo na região. O novo percurso será lançado em breve, com informações acerca de dias e horários da coleta nas ruas de Nova Maré.

Além dessa ação, o projeto conta com uma interação artística e ambiental que mobilizou moradores para intervir no ponto de lixo que fica ao lado dos CIEPs Samora Machel e Elis Regina. Em uma parceria diária com a Comlurb e a Gerência Executiva Local (GEL) da Maré (Prefeitura do Rio), foi estabelecida uma dinâmica de limpeza urbana no local.

 

Ação de feita para conscientizar a importância do cuidado com meio ambiento, atividade feita no muro do CIEP Presidente Samora Marchel pela Lona Cultural Municipal Herbert Viana.

 

Para dar um ar de revitalização e apontar a necessidade de falarmos dos problemas ambientais da Maré, o projeto realizou intervenções artísticas no muro do CIEP Samora Machel, oficinas de educação ambiental e a produção de um jardim, onde antes havia um grande foco de lixo, em parceria com a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. Algumas crianças que frequentam a Lona participaram do plantio e a ideia é que elas e os moradores da região cuidem do espaço.

 

Foto © Patrick Marinho

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!