voltar
Projeto de Front-End inspira alunas

Julia Bruce

“Mulheres Que Inspiram” foi o novo site produzido por Kamila Barreto e Jéssica Cristina Cordeiro, duas alunas do curso Conectando Mulheres, do projeto Conectando. As alunas colocaram em prática o que aprenderam durante os três meses de formação e tiveram a ideia de fazer uma homenagem para as tecedoras da Redes da Maré, com entrevistas sobre a trajetória delas.

O site é dividido por biografias de mulheres revolucionárias na história do Brasil, como Dandara dos Palmares e Chica da Silva, e por entrevistas com oito tecedoras da Redes da Maré. A temática foi proposta pela professora Jéssica Samara, com o objetivo de que existissem páginas dedicadas a entrevistas, biografias, contatos importantes como Centro de Valorização da Vida, abrigo para mulheres que sofreram violência doméstica e também, um formulário onde outras histórias de vida pudessem ser enviadas.

Jéssica Cristina, 21, foi uma das alunas responsáveis pelo Front-End do site e contou que o processo de desenvolvimento foi tranquilo. "Aplicamos tudo que aprendemos durante o curso. A escolha das biografias ficou como responsabilidade das alunas e as entrevistas com as tecedoras da Redes da Maré foram realizadas pela coordenadora do projeto, Mayara Rosário”, explica a estudante de Marketing. Desde 2015, Jéssica também tem experiência com a área de design gráfico, que gerou renda durante os primeiros dois anos de pandemia. “O curso mudou a minha visão sobre programação. Acreditava que levaria muito tempo para conseguir aprender a desenvolver um site, porém, participando das aulas e praticando vi que era possível. O Front-End pode abrir um leque de oportunidades. Mesmo não sendo a área que pretendo crescer profissionalmente, estou disposta a vivenciar alguma experiência de trabalho futuramente”, afirma.

 

Jéssica Cristina e Kamila Barreto, alunas que produziram o Front-End do site "Mulheres que Inspiram", com seus certificados ao final do curso

 

A formação tem como finalidade ensinar a utilização de ferramentas de programação web para a criação da interface de um website, aplicativo ou software. Ao final, os alunos passam por um desafio prático com a montagem e desenvolvimento de layout de um site.

A coordenadora do projeto, Mayara Rosário, enfatizou que conseguiu mostrar uma realidade tecnológica que muitas das alunas achavam que somente os homens conseguiriam alcançar, e que reconhecer a importância das mulheres na história é o primeiro passo para um futuro melhor. “Ao longo de tudo, não trabalhamos apenas no conteúdo da programação, mas também conversamos sobre o lugar da mulher na tecnologia, a autonomia da mulher empreendedora e a importância da história ser relatada de mulheres para mulheres, para que as contribuições femininas não sumissem dos livros de história. Usamos a imagem de Ada Lovelace, a pioneira dos sistemas algorítmicos, para demonstrar que o lugar da mulher sempre foi na tecnologia, mas foi sendo substituído gradativamente por uma cultura machista”.

 

Turma de junho a setembro de 2022 do curso Conectando Mulheres

 

Iniciado em 2007, o projeto Conectando busca promover a inclusão digital de moradoras e moradores do conjunto de 16 favelas da Maré e oferece formação para diversos públicos, como mulheres, tecedores, professores e alunos do curso Preparatório para o 6º ano. O principal objetivo é trazer uma educação tecnológica como forma de garantir o direito de acesso à informação de crianças, jovens e adultos ao fornecer as ferramentas necessárias para sua transformação social.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!