return
Cremilda: uma história feminina de lutas pela Maré

A manhã deste sábado (07/01/2023) se iniciou com a triste notícia da perda de uma importante companheira no Conjunto de Favelas da Maré. Vinda de Manguinhos, em busca por melhores condições de moradia, Cremilda Vicente de Carvalho vivia na região há 19 anos e tinha 58 anos.

Tão logo chegou, Cremilda se engajou nas lutas por melhores condições de vida, através da Associação de Moradores de Bento Ribeiro Dantas, da qual era Presidente atualmente. Sua trajetória e força feminina sempre nos inspiraram e seguirão inspirando na busca pela realização dos direitos das moradoras e moradores deste território.

Com a Redes da Maré, Cremilda apoiou a realização do Fórum de Associações de Moradores, sempre contribuindo a partir de sua experiência, companheirismo e coragem para enfrentar os problemas cotidianos. Dessa maneira, sempre lidou com temas importantes de nossas vidas na Maré, como segurança pública, acesso à saneamento básico, saúde e educação.

Cremilda deixará saudades, mas também potência para seguirmos por um longo caminho de lutas.

O sepultamento de Cremilda será amanhã, 08/01, no Cemitério São Francisco Xavier (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 311 - Caju), às 14h. O corpo chegará para o velório a partir de 10h.

Obrigada, Cremilda, por tudo!

 

 

 

 

Foto: Douglas Lopes

 

Rio de Janeiro, 07 de janeiro de 2023

 

Stay tuned! Sign up for our newsletter