return
TESTEMUNHOS DE DENTRO • 1

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2023

A operação policial que começou por volta da meia-noite de hoje, 17 de abril de 2023, na Nova Holanda, uma das 16 favelas da Maré, pode ser percebida de diversas formas. A mais comum delas é que a polícia do estado do Rio de Janeiro, ao fazer o seu trabalho, não tem outra maneira de atuar em áreas onde há grupos civis armados que operam com atividades ilícitas e criminosas. Com isso, temos sempre nos perguntado se esta é, de fato, a melhor e mais efetiva abordagem em regiões onde parte significativa das pessoas não consegue ter acesso às políticas públicas, incluindo o direito à segurança pública.

Ao retornar da Vila do João para o Parque União, favelas localizadas em dois extremos da Maré, uma tecedora da Redes da Maré foi surpreendida pela abordagem assustadora e abusiva de um policial que estava próximo a um carro blindado, trocando tiros nos arredores de um local onde acontecia um chá de bebê. Com fuzil em punho, ao vê-la caminhar em sua direção, o agente apontou a arma para o rosto dela e gritou, xingando: “Para essa moto e desce! Eu sei quem você é! A gente vai matar todo mundo, inclusive as crianças ali!”

Depois dessa abordagem, nossa tecedora parou a moto e foi se abrigar dentro de uma Clínica da Família, junto com as crianças que já estavam lá. Todas acuadas, com medo e chorando. Essa experiência traumática vivida pela moradora, pelas crianças e por tantos outros nos revolta pela crueldade desses fatos que atingem sempre e tão somente pessoas na condição dos moradores de favelas e periferias.

O relato da tecedora da Redes da Maré sobre a operação policial de hoje nos faz refletir sobre as reais motivações para tentar compreender como agentes da segurança pública deveriam atuar. Infelizmente, a experiência vivenciada por ela não é única. Não é de hoje que recebemos relatos dos abusos de poder cometidos por profissionais que simbólica e concretamente deveriam proteger moradores de favelas ou de qualquer outra parte da cidade.

 

Veja a nota da Redes da Maré sobre a operação realizada em 17/04/2023.

 

Stay tuned! Sign up for our newsletter