Crianças e adolescentes criam seus trabalhos a partir de histórias literárias, poesias, fábulas, que se materializam em obras de grande potência crítica e poética, expondo o dia a dia de suas comunidades e de sua cidade. Um dos marcos é o projeto Correspondências Cariocas – o Rio em 450 azulejos (2015), cujo ponto alto foi a instalação de um painel com desenhos e frases na casa de uma antiga moradora da Maré, dona Severina, em Nova Holanda.
As placas com letras em branco num fundo azul foram colocadas em ruas da Nova Holanda, como Sofia Azevedo, José Caetano e Sargento Silva Nunes, dando concretude ao projeto de memória. O Placas de Rua da Maré ganhou repercussão internacional ao ser selecionado para integrar a mostra brasileira da Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, em 2016. Estas placas também passaram a fazer parte do acervo do Museu de Arte do Rio (MAR).
Coordenação: Laura Taves
Educadoras: Marcya Queiroz e Mariane Rodrigues
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2020 REDES DA MARÉ - Associação Rede de Desenvolvimento da Maré
As imagens veiculadas neste site tem como objetivo divulgar as ações realizadas para fins institucionais. Entendemos que todas as fotos e vídeos têm o consentimento tácito das pessoas aqui fotografadas / filmadas, mas caso haja alguém que não esteja de acordo, pedimos que, por favor, entre em contato com a Redes da Maré para a remoção da mesma (redes@redesdamare.org.br). • Créditos | Fotos: Douglas Lopes e Kamila Camillo | Vídeos: Carol Aleixo | Agradecemos a todos os voluntários e tecedores que estão contribuindo também com o registros para a campanha.