Carregando as memórias...
Veja o conteúdo

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura
e Redes da Maré apresentam: Arte e Cultura na Casa das Mulheres da Maré

Território
de memórias

Clique e veja o vídeo da exposição Virtual do Coletivo Maré de Nós

 

O encontro de memórias narradas por 5 jovens da Maré a partir de pesquisas sobre identidade e ancestralidade de mulheres em seus territórios.

Quanta bagagem podemos resgatar nos gestos do cotidiano, na cultura. Regiões tão semelhantes que se conectam para refletir sobre caminhos possíveis. Conheça o Coletivo Maré de nós:
 
Ana Clara
Jornalista, pesquisadora, fotógrafa, favelada, defensora de "bandido", uma mulher em uma relação instável com a lúpus e viciada em vinho branco e rosé. Nascida e criada no Complexo da Maré desde 10 de Abril de 99. Filha e neta de baianos indígenas e quilombolas. Tendo uma gigantesca influência da mãe e da avó materna na sua criação, o amor pela literatura veio das duas. Lenços, cordões e brincos fofos fazem parte da personalidade dessa mulher, que sabe fazer pontos simples no crochê, mas se nega a dizer isso em voz alta. Se considera uma prima distante de Beyoncé. E por favor leiam “O caminho de casa” de Yaa Gyasi e que todos nós o encontremos e que a dor de viver na diáspora diminua.
Stefany Silva
A reinvenção de criar no que eu não me enxergo. Moradora do Complexo da Maré, Rubens Vaz. Filha de dois nordestinos, apaixonada pela arte e possibilidades de se reinventar. Desenvolve trabalhos manuais e digitais a partir da sua vivência pautando questões que envolvem uma outra moda possível, ancestralidade e novas narrativas de afeto. Idealizadora de um Brechó focado em peças jeans, chamado Jeans Ancestral e tem o foco em produzir colagens que envolvem todos os seus processos e fragmentos passado em um olhar futuro. Veja + trabalhos
Julie Oliveira
Manauara de nascença e Mareense de coração, Julie Oliveira leva um estilo de vida criativo e transforma tudo em arte. Amante da literatura, busca incentivar a leitura na vida das pessoas através de seu projeto “Biblioteca Azul”. Sua missão também é falar sobre o mundo a partir de seu olhar, e para isso criou o “Pelos Olhos Dela”, uma espécie de diário compartilhado que contém textos sobre a vivência de uma indígena favelada. Suas palavras são afiadas como os temas que aborda, como raça, classe, gênero e ancestralidade. A solidão é sua casa, mas às vezes se aventura por caminhos afetuosos onde esbarra com pessoas que cuidam e ensinam o melhor da vida. Veja + trabalhos
Lorena Froz
Lorena Froz, 19 anos. Nascida em Belém do Pará, de família nordestina, mas moradora da Nova Holanda desde que aprendeu a falar, apesar de hoje residir no Parque União, ambas favelas da Maré. Técnica em Meio Ambiente pelo Colégio Pedro II, Graduanda de Engenharia Ambiental e Sanitária UERJ. Idealizadora do Faveleira, plataforma de educação ambiental periférica, de cria pra cria, no Instagram. Articuladora e Mobilizadora Territorial da Redes de Desenvolvimento da Maré e estagiária de sustentabilidade da empresa Pet Five Brands. Veja + trabalhos
Rayanne Felix
Cria da Maré, atualmente mora na Comunidade Nova Holanda. Formada em segurança do trabalho, é produtora, escritora e pesquisadora por amor. Tem um projeto chamado Sociedade Das Poetisas Vivas, onde compartilha pensamentos, vivências e sentimentos. Atuar na Coletiva Maré de Nós é um processo de cura, onde se encontrou novamente com as suas raízes através do processo de pesquisa ancestral. Nesse processo, pode reconhecer a história de mulheres da sua família, que por mais que convivam com elas, não falam sobre si, muitas vezes porque precisam falar sobre outras coisas e pessoas. Veja + trabalhos



Quais são os anseios, refúgios e caminhos que nos trazem até aqui?



Linha do tempo

Principais Realizações


2018 - Cria

Nosso primeiro contato com a Redes da Maré foi a partir do coletivo Cria inserido no território por vários jovens que se encontravam para analisar e debater sobre intervenções e encaminhamentos para o território. Pensando pelo viés da arte, cultura, mobilidade, território etc.


2018 - Festival WOW Mulheres no Mundo

Participamos do primeiro festival na Praça Mauá com uma intervenção artística com poesia e saia customizada que contam a história de 5 mulheres que habitavam na Maré a partir da construção política e social.


2019 - Análise vocacional

Em 2019 fizemos parte de um grupo de Análise Vocacional realizado na Casa das Mulheres da Maré, um projeto de extensão chamado “ Construindo um processo de escolhas, mesmo quando “escolher” não é um verbo disponível”, o processo foi feito com duas psicólogas que estimularam processos de escolhas e favoreceram reflexões.


2019 - Esquenta wow

Participamos nos esquentas que aconteceram em março, junho, agosto e outubro de 2019, tendo a possibilidade de conhecer mais algumas áreas profissionais como a de produção, de facilitadora e de mobilizadora.


2019 - Encontros com convidadas

Tivemos algumas rodas de conversas para debater e refletir sobre raça, classe e gênero, uma forma de compartilhar trajetória com mulheres inseridas na área do jornalismo, arte e ativismo. Algumas das convidadas que estiveram nesses encontros: Angélica Ferraz, Andreza Jorge, Joelma de Souza e Katiúscia Ribeiro.


2019 - Encontro com a Taísa Machado

Ciclo de conversa vozes femininas na favela, junto com o Coletivo Movendo Estruturas para dialogarmos sobre território e corpo dentro do Complexo da Maré.


2019 - Podcast

Fizemos a primeira gravação de um podcast contando um pouco sobre a intervenção que fizemos em 2018 no festival WOW. Compartilhando como foi a vivência e a experiência de juntar histórias com mobilizações.


2020 - encontros corporais

No começo de 2020 iniciamos tendo alguns encontros com a Luana Bezerra para estimular o nosso contato do corpo e mente com o processo de pesquisa. Pensando também no contexto de pandemia, como um resgate de autocuidado.


2020 - Live Tais Amordivino

Participamos de uma roda de conversa, para falarmos sobre seu curta-documental Motriz. Os assuntos abordados foram sobre afetos, Bell Hooks, Conceição Evaristo e questões individuais construtivas.


2020 - Encontro com a Dora Selva

O encontro foi para pensar o corpo como nossa maior ferramenta artística e de diálogo trazendo para nossa vida cotidiana a dança, os movimentos, espiritualidade e o estar presente.


2020 - Formação feminismo negro com Andreza Jorge

Em 2019 e dando um outro viés em 2020 tivemos o acompanhamento da Andreza para refletir sobre o feminismo negro e também sobre escritas acadêmicas e pesquisa.


2021 - Exposição Território de memórias

Articulando os 4 anos inseridos em projetos e intervenções na Redes da Maré materializamos nossos processos como caminhos para serem lidos por outras moradoras e pessoas que habitam no território.


A Casa das Mulheres da Maré

Inaugurada em outubro de 2016, a Casa das Mulheres da Maré é um espaço concebido pela Redes da Maré para fomentar o protagonismo das mulheres da região, contribuindo para a melhoria da condição de vida delas e, consequentemente, de todos que as cercam. Trata-se da concretização e do reconhecimento do papel histórico das mulheres no surgimento de movimentos sociais e de lutas ligadas à infraestrutura na Maré, desde a década de 80.

Conheça nossos Projetos

 


A Redes da Maré

A Redes da Maré é uma organização da sociedade civil, que nasceu da mobilização comunitária a partir dos anos 80, nas favelas da Maré. Formalizada em 2007, tem como missão tecer as redes necessárias para efetivar os direitos da população do conjunto de 16 favelas da Maré, onde residem em torno de 140 mil pessoas. Em seus projetos sociais beneficia diretamente mais de 4.500 moradores, além de seus familiares e vizinhos. São ações nas áreas de educação, arte, cultura, memória, segurança pública e desenvolvimento territorial, que buscam superar a desigualdade histórica enfrentada pelas populações de favelas.

Saiba Mais

Ficha Técnica

Conheça quem fez parte deste trabalho:


Parceiros institucionais e locais

Casa das Mulheres da Maré
Redes de Desenvolvimento da Maré
Coletiva Maré de Nós

Parceiros apoiadores

Deloitte
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Cultura

Equipe

Coord. da Casa das Mulheres da Maré: Julia Leal
Assistente de coordenação: Myllene Fortunato
Curadoria e facilitação de processo: Luana Bezerra
Facilitadoras convidadas: Andreza Jorge e Dora Selva
Pesquisadoras: Ana Clara Alves, Julie Oliveira, Lorena Froz, Rayanne Felix, Stéfany Vital da Silva
Direção audiovisual: Ana Beatriz Pires
Design + site: Amapola Rios e Stefany Silva
Gestoras de projeto: Júlia e Myllenne