PROJETO

O projeto “Conexão Saúde” nasceu a partir da campanha ‘Maré diz NÃO ao coronavírus’ - mobilizada pela Redes da Maré em 2020, oferecendo aos moradores da Maré e de Manguinhos serviços de testagem gratuita, telemedicina e isolamento domiciliar seguro no território. O objetivo principal do projeto foi criar um modelo de vigilância em saúde que atendesse os moradores desses dois territórios de favelas situados na Zona Norte do Rio de Janeiro durante a pandemia, especialmente as pessoas diagnosticadas com covid-19.

 

Contando ainda com a parceria da Fiocruz, Dados do Bem, SAS Brasil, Conselho Comunitário de Manguinhos e da União Rio, o projeto consolidou esse tripé de atendimento como uma tecnologia inovadora de combate a emergências em saúde em regiões de favelas e periferias.

SAIBA TUDO SOBRE O PROJETO AQUI

 


Naquele momento, além de partilhar um conhecimento profundo sobre território e agir na mobilização da população, a Redes da Maré disponibilizou equipamentos para a realização das testagens, dos teleatendimentos e de todo o trabalho da equipe do Conexão Saúde, como o galpão da Rede de Inovação Tecnológica da Maré (RITMA) e o CIEP Gustavo Capanema (sede da Redes na Vila dos Pinheiros). Também houve uma forte integração com os serviços básicos de saúde (SUS) do território e parcerias/conexões com institutos de pesquisa, ONGs, setor público e privado. Outra frente de trabalho que ganhou protagonismo foi o movimento de comunicação e engajamento comunitário por meio da produção de conteúdo informativo nas redes sociais, boletins, comunicados de imprensa contribuindo no combate à desinformação e às fake news.

NOTÍCIAS


PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!