voltar
Imersões e trocas de experiências entre a equipe do eixo Educação aconteceram ao longo de agosto

Gracilene Firmino e Julia Bruce

Agosto foi marcado por uma série de formações e atividades entre os eixos e setores da Redes da Maré, como o de Educação que, no momento, atua por meio de 14 projetos, como cursos de Complementação Pedagógica para crianças, profissionalização de jovens e adultos na área tecnológica, educação de jovens e adultos (EJA), alfabetização de mulheres, cursos preparatórios para ensino médio e universidade, entre outros. Veja a seguir:

 

Eixo Educação participa de imersão em Minas Gerais

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, o projeto do eixo Educação, Preparatório para o Ensino Médio, esteve presente em uma imersão em Santana do Deserto, Minas Gerais, na sede da organização Onda Solidária, promovida pelo parceiro apoiador EMpower. O Preparatório foi representado no evento pela educadora de português e coordenadora pedagógica do PEM, Camila Mendes, a ex-aluna do PEM e do Curso Pré-Vestibular, e atualmente assistente de coordenação do PEM, Lara Moreira e a coordenadora executiva do projeto, Aline Borges. 

A proposta da imersão foi a aproximação das nove organizações apoiadas pela EMpower no Brasil para a formação de uma Rede Colaborativa que seja um espaço de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre as organizações e projetos apoiados pela instituição. A ideia é que os encontros aconteçam mensalmente, alternando presencial e remoto, nos quais os temas elencados pelo grupo sejam discutidos. “Além de estreitar essas parcerias institucionais, pretende-se, em todos os encontros, envolver jovens lideranças das instituições, para que possam também estar incluídos, participando e contribuindo nesses processos. Lara participou como nossa jovem liderança”, reforça Aline.

 

Uma das atividades propostas foi a plantação de uma muda por cada organização, representando seu trabalho e passando a integrar também aquele espaço. A muda da Redes da Maré foi plantada pela liderança jovem, Lara Moreira, simbolizando o florescer de ambas.

 

Nessa primeira imersão de três dias, compostos de dinâmicas e exercícios, as equipes dialogam sobre os conceitos de Captação de Recursos, Fortalecimento Institucional e Monitoramento e Avaliação, partir do que é realizado pelas próprias instituições, apresentando exemplos e buscando sempre aproximar ao máximo à realidade e contexto dos projetos e instituiçõe. Além disso, foram trabalhadas as temáticas de igualdade e equidade de gênero, direito à saúde reprodutiva e saúde mental, na perspectiva da reflexão acerca dos desafios e das melhores práticas que já são ou podem ser realizadas.

“Esse primeiro contato direto entre as organizações apoiadas pela EMpower foi importante, pois possibilitou discussões ricas e relevantes para os projetos e instituições, tanto pelos temas trabalhados, como pela troca de conhecimento que foi feita com leveza e muita contribuição coletiva, configurando um espaço acolhedor, confortável e estimulante para a participação de todos, principalmente das lideranças jovens. Além disso, a construção dessa Rede (e através desses encontros sistemáticos), possibilita uma Rede fortalecida e que pode se apoiar no objetivo comum de inclusão social e acesso aos direitos”, diz.



Eixo Educação participa de formação realizada pelo Instituto de Tecnologia e Liderança

Entre os dias 21, 22 e 23 de agosto, a coordenação do Preparatório para o Ensino Médio (PEM) também participou da formação do Instituto de Tecnologia e Liderança (Formação PBL – Inteli). O eixo foi representado pelas tecedoras Camila Mendes, a psicóloga do  projeto, Kamila Camillo e Aline Borges, que participaram pela possibilidade de ampliar os conhecimentos na temática e por seu potencial de ser replicado no Preparatório e m outras frentes de trabalho da Redes da Maré.

No primeiro dia, foi possível trazer vários aprendizados para a realidade do Preparatório. A formação em Project Based Learning (metodologias baseadas em projetos), aconteceu no Campus da Inteli, na Universidade de São Paulo (USP). A própria Inteli organiza e oferece o curso.

 

Da esquerda para a direita: Kamilla Camilo, Aline Borges e Camila Mendes.

 

“O Inteli é uma instituição que ensina tecnologia, mas toda a sua metodologia é baseada em projetos, e era isso que queríamos estudar e pensar novas propostas para o Preparatório e para o Projeto de Vida, nova frente do projeto, planejado para iniciar no ano que vem. A partir das apresentações de como funciona o Instituto, vislumbramos inicialmente algumas atividades para o Preparatório, como: nova elaboração do planejamento das disciplinas e de atividades interdisciplinares e aulas de comunicação assertiva baseadas em palestras, debates e apresentações dos alunos”, explica Camila.

O eixo Educação da Redes da Maré busca contribuir para melhores condições estruturais de acesso à educação de qualidade aos moradores da Maré, incidir sobre o aumento dos índices de escolaridade em todos os níveis, articular e mobilizar instituições e moradores para a melhoria da qualidade de ensino e da estrutura das escolas públicas do Conjunto das 16 Favelas da Maré. Conheça mais aqui.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!