voltar
Fórum das Associações de Moradores da Maré apresenta propostas para a melhoria da qualidade de vida dos mareenses à Prefeitura do Rio

Julia Bruce

No dia 9 de setembro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou de uma reunião com presidentes de associações de moradores do Conjunto de Favelas da Maré. O encontro aconteceu no Espaço Normal, equipamento da Redes da Maré, no Parque Maré, e reuniu 13 presidentes de associações. A atividade também contou com a presença da diretora e fundadora da Redes, Eliana Sousa Silva.

No encontro, os presidentes tiveram a oportunidade de apresentar um documento com algumas demandas de melhoria de serviços públicos que necessitam de uma atenção especial da Prefeitura do Rio de Janeiro, como iluminação pública, pavimentação, limpeza e dragagem dos canais que cortam as 16 favelas, reforma e plano de manutenção permanente do Parque Ecológico da Maré, entre outras.

A região que abrange as 16 favelas da Maré foi declarada bairro em 19 de janeiro de 1994. Quase 30 anos após essa definição, a população ainda enfrenta questões muito básicas em relação aos seus direitos, como falta de saneamento básico, precariedade de iluminação pública e pavimentação, esgotos e lixões a céu aberto, entre outros problemas.

 

 

Foto: Patrick Marinho

 

Sobre o Fórum das Associações de Moradores da Maré

Reuniões como essa acontecem periodicamente pois fazem parte das atividades do Fórum das Associações de Moradores.

O grupo se reúne desde 2009, para debater e construir ações em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores da Maré nas mais diferentes áreas, sobretudo de política urbana, direito socioambiental, educação, saúde e segurança pública.

O Fórum compõe as ações do projeto Maré Que Queremos, do eixo Direitos Urbanos e Socioambientais da Redes da Maré, e é ligado à nova frente de atuação de Incidência Política da instituição.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!