return
21 de março: a resistência viva do povo

Equipe Casa Preta da Maré

 

A Casa Preta da Maré, equipamento da Redes da Maré, firme na luta pelo direito à vida plena para todas as pessoas, vem saldar as datas comemorativas referentes ao marco de 21 de março de 2023: o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e o Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Toda Discriminação Racial. As datas abraçam, resgatam a história e celebram importantes conquistas e marcos na luta antirracista em um só dia.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Toda Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas em prol de instalar uma rede intercontinental de conscientização. A data é aniversário do Massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul, ocorrido em 1960, no período do regime da segregação racial, onde a polícia do arpatheid daquele país abriu fogo contra uma multidão de manifestantes desarmados que protestavam de forma pacífica contra a chamada Lei do Passe, que em sua letra determinava o local que pessoas negras podiam ou não circular. Com a ação, a polícia matou 69 pessoas e deixou mais 186 feridas.

Na Assembléia da ONU no ano de 1963, foi proclamada a Declaração sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, com o objetivo de mobilizar toda a sociedade civil para essa luta. Ela afirma e pontua a necessidade de eliminar a discriminação racial no mundo, em todas as formas e manifestações, além de garantir a compreenssão e o respeito da dignidade da pessoa humana.

Já o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé foi oficializado pela Lei de nº 14.519/2023, sancionada em 05 de janeiro de 2023. O dia é celebrado tendo em vista a perseguição que o povo de terreiro sofre a partir das suas tradições e práticas ancestrais. É recorrente ver a invasão dos seus espaços de culto e a destruição dos instrumentos sagrados de celebração por conta da intolerância e racismo de diversos grupos além de representantes do próprio estado.

As datas são de fundamental importância para a nossa história. É a resistência viva do povo que construiu esse país.

A Casa Preta da Maré tem sua proposta de trabalho na educação étnico-racial, com o objetivo de desenvolver projetos e ações voltadas para a eliminação da discriminação racial no conjunto de 16 favelas da Maré. Conheça mais sobre sua atuação aqui.

 

 

Rio de Janeiro, 23 de março de 2023.

Stay tuned! Sign up for our newsletter