return
Estratégias de Redução de Danos para ampliar o cuidado com a saúde

Por Vanda Canuto, coordenadora do Espaço Normal, e André Galdino, redutor de danos

 

No dia 7 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Redução de Danos e também o aniversário do Espaço Normal. A Redes da Maré inaugurou, em maio de 2018, o primeiro espaço de referência sobre drogas e saúde mental em um território de favela. O Espaço Normal é fruto de três anos de pesquisa e intervenção junto às cenas de uso de crack, álcool e outras drogas localizadas no território e seu entorno.

Segundo a Associação Internacional de Redução de Danos (IHRA), a redução de danos é um conjunto de práticas, políticas e ações que tem como objetivo promover saúde e reduzir as consequências do uso abusivo de drogas, incluindo as questões sociais e econômicas do sujeito. É dessa maneira que o Espaço Normal compreende a relação com as drogas, como uma questão de saúde pública, e traz como pauta o debate do cuidado em liberdade, fortalecendo as pessoas que estão em situação de rua a realizar um cuidado além do uso de substância, seja lícita ou ilícita.

Em vista disso, o Espaço Normal tem como estratégia a articulação com base territorial que procura oferecer diversas possibilidades de cuidado para abranger a multiplicidade de desejos e necessidade das pessoas que usam drogas. O Espaço Normal atua para além do seu espaço físico por meio da articulação, sensibilização e incidência no território e seu entorno junto a equipamentos públicos, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil. É através dessas ações, que o Espaço Normal, como centro de convivência, se consolidou como referência não apenas no estado do Rio de Janeiro, como também nacionalmente.

O equipamento atende diariamente mais de 100 pessoas e inicia o trabalho acolhendo os usuários com café da manhã e acesso ao restaurante popular. Os normais, como são chamados carinhosamente os frequentadores, utilizam a convivência para descansar, fazer higiene pessoal, assistir TV, trocar ideias entre eles e com os profissionais presentes, o que possibilita a identificação de demandas e atendimentos.

O espaço conta com uma equipe composta por redutores de danos, psicóloga, assistente social, administrativa e estagiária do serviço social. A partir das demandas apresentadas a essa equipe, os usuários são encaminhados para atendimentos nos serviços de saúde, saúde mental e assistência social.

Semanalmente, são oferecidas atividades como oficina de pintura em azulejos - por meio do projeto Azulejaria, do eixo Arte, Cultura, Memórias e Identidades -, oficina de arte/pintura livre, oficina de redução de danos em parceria com o Caps Carlos Augusto Magal, além da frente de autocuidado, como corte de cabelo. Também há cinema, em parceria com a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, futebol, passeios pelo Conjunto de Favelas da Maré e por outras regiões da cidade. Os usuários têm a oportunidade de realizar trabalhos pontuais ou permanentes, por meio do projeto Entre Bicos (2018), para a geração de renda e que contribui com o planejamento de vida. Esses são alguns dos ,strong>exemplos de estratégias de redução de danos que ampliam o cuidado com a saúde em uma perspectiva maior.

Como forma de promover uma articulação mais efetiva entre outros atores locais, é realizada toda semana, no Espaço Normal, uma reunião com a equipe do Atenda - uma ação integrada entre serviços públicos da saúde, assistência social e saúde mental que acolhe e assiste o Conjunto de 16 Favelas da Maré e redondezas, nas cenas de uso de crack, álcool e outras drogas. Fazem parte o CAPS Carlos Augusto Magal e CAPSad Miriam Makeba, o CAPSi Visconde de Sabugosa, o Centro POP José Saramago, a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Metamorfose Ambulante, Consultório na Rua Manguinhos, Clínicas da Família e organizações da sociedade civil.

 

Atenda promoverá imersão para fortalecer os serviços e os atendimentos ao público assistido

 

O uso abusivo de drogas não pode ser motivo para justificar violência e desrespeito ao usuário, as pessoas que usam drogas merecem respeito, têm direitos e podem escolher e desenvolver a singularidade no cuidado desejado. É importante pontuar que a redução de danos vem sofrendo ataques e tentativa de restrição de suas ações como uma prática de saúde pública. Isso mostra a importância e a necessidade de comemorar essa data.

 

Sobre a programação de aniversário do Espaço Normal

No dia 10 de maio, das 12h às 15h, o Espaço Normal irá comemorar seu aniversário de 5 anos!

Neste dia, o Espaço de convivência convida os normais, tecedores e equipamentos parceiros para se juntar à nossa comemoração! Teremos muita música, dança, exposição de fotos e pinturas feitas pelos Normais, jogos, oficina de azulejaria, comidinhas e o que nunca falta nas festas do Espaço Normal: nosso tradicional parabéns com bolo!

 

 

Rio de Janeiro, 05 de maio de 2023.

Stay tuned! Sign up for our newsletter