voltar
Plano de Redução da Letalidade Policial é debatido

Julia Bruce

No dia 28 de junho, aconteceu uma audiência pública para tratar do Plano de Redução da Letalidade Policial em Operações nas Favelas do estado do Rio de Janeiro, proposto pela ADPF 635 (“ADPF das Favelas”), na Procuradoria-Geral do Estado. O governador Cláudio Castro foi intimado a ouvir organizações da sociedade civil e lideranças de favelas. 

No mesmo dia, policiais realizaram operações em sete comunidades: Nova Holanda (Conjunto de Favelas da Maré), Morro do Dendê, Guarabu, Serrinha, Pedreira, Pavão-Pavãozinho e Cantagalo. Na Maré, a ação começou antes do amanhecer e, em menos de cinco horas, deixou duas pessoas mortas, uma baleada, e provocou diversas violações como torturas, agressões e invasões de domicílios. 

Quatro dias anteriores, mobilizadores da campanha ‘Somos da Maré. Temos Direitos!’ promoveram uma ação na comunidade Marcílio Dias, junto aos tecedores, para propagar a mensagem de que os moradores têm voz na garantia e preservação de seus direitos. Nos últimos meses, a comunidade também vem sendo alvo de operações policiais e confrontos armados.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!