CAMPANHA

“SOMOS DA MARÉ. TEMOS DIREITOS!” é uma campanha de mobilização e busca fortalecer o protagonismo da população da Maré na luta por seus direitos básicos, como a segurança pública, que dialoga diretamente com o direito à vida.

A 3ª edição da campanha (2021) é fruto da experiência da equipe do Eixo de Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça no cotidiano e no diálogo com os moradores por meio de suas percepções desde a primeira campanha, realizada em 2012, e envolve uma série de ações permanentes no território da Maré e na cidade do Rio de Janeiro.



Em dezembro de 2021, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Redes da Maré começa a percorrer as 16 favelas da Maré para entregar, de porta em porta dos quase 50 mil domicílios, cartilhas informativas sobre direitos e o que pode ou não durante uma operação policial, as condições em que essa ação pode e deve acontecer, além de um mapa de toda a rede de apoio e proteção oferecida para violências e violações; a abertura de uma exposição que estará instalada em diferentes espaços públicos da Maré; uma mesa-redonda e a exibição de um vídeo, com moradoras e moradores da Maré respondendo à pergunta: qual é o seu sonho?


O resultado dessa pergunta, que foi feita a partir de tendas espalhadas pelo território da Maré e documentadas em vídeo, é alarmante! Para esta população, o que deveria ser um direito básico garantido, como ir à escola, ao posto de saúde ou ao trabalho, circular pela cidade, cursar uma faculdade, conseguir se aposentar ou ter sua casa própria, aparece, na maior parte das falas, como sonho! Ou seja, a violência, seja ela causada por uma operação policial ou um confronto armado, interrompe sonhos. A luta vira cotidiano e as violações colocam tudo a perder em segundos, mas os danos são permanentes.

Nossas ações

 

 

“No ano em que o Dia Internacional dos Direitos Humanos completa seu 73º aniversário, nós moradores da Maré não temos os nossos direitos básicos garantidos. É inaceitável que moradores da favela sonhem com direitos ou que nossos direitos sejam sonhos.”

Shyrlei Rosendo, coordenadora do eixo

VEJA A CARTILHA (PDF)

 

 

Os mais de 140 mil moradores das 16 favelas da Maré querem ser respeitados como qualquer pessoa da cidade, de qualquer bairro, para poder sonhar com horizontes largos, e ter seus direitos básicos garantidos.


Uma exposição itinerante em várias favelas da Maré leva os sonhos estampados ao lado dos rostos de moradores, assim como grandes cartazes espalhados pela cidade.



2º Caderno Falando Sobre Segurança Pública na Maré





Acreditando na força do protagonismo dos moradores na discussão estratégica sobre segurança pública, a Redes da Maré também lança a segunda edição do caderno de artigos “Falando sobre Segurança Pública na Maré - a Vida na Favela: Relatos sobre o Cotidiano em Meio à Violência Armada”, que reúne sete artigos de moradores da Maré sobre Racismo, Juventudes, Guerra às Drogas e Violência Armada nas Favelas.


VEJA O PDF

 

Em dias de operações policiais, a Redes da Maré mantém um plantão de atendimento com advogadas, assistentes sociais e psicólogas para atender moradores que têm seus direitos violados, com opção de contato também pelo WhatsApp (21) 99924-6462. O Ministério Público e a Defensoria Pública têm plantões que recebem denúncias de violências durante as operações policiais.

 

Veja mais sobre o atendimento

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2022

A campanha “É Preciso Estar Vivo para Viver”, do projeto “Somos da Maré! Temos de Direitos”, foi indicada e recebeu neste ano, três premiações: ganhou prata na categoria Design Gráfico Integrado para Mudança Social no Indigo Design Award; prata na categoria ,Impacto Positivo - Social no Prêmio Bornancini de Design e levou não só o ouro como também o Grand Prix na categoria, Design Social no Brasil Design Award (BDA). A identidade visual e o design foram criados em parceria com a Shoot.

2021

Lançamento da 3ª edição da campanha Somos da Maré. Temos Direitos, com entrega de porta em porta em todas as 16 favelas da Maré de nova edição da cartilha informativa, adesivos e bottons, lançamento de exposição de fotos itinerante, painel, vídeo, mesa-redonda e a segunda edição do caderno de artigos “Falando sobre Segurança Pública na Maré - a Vida na Favela: Relatos sobre o Cotidiano em Meio à Violência Armada”.

2016

Realização da 2ª etapa da Campanha que retoma a temática das abordagens policiais, priorizando o impacto das operações policiais no cotidiano dos moradores da Maré. O material produzido foi distribuído de porta em porta nos 47 mil domicílios da Maré, e foram feitas ações como rodas de conversas e atividades em espaços públicos da Maré, visando fortalecer o diálogo contínuo com os moradores sobre o direito à Segurança Pública.

2012

A campanha ‘Somos da Maré! Temos direitos’ surge a partir do momento em que o estado do Rio de Janeiro passa a implementar as Unidades de Polícias Pacificadoras (UPPs) e começa a haver denúncia dos moradores de que essa entrada estava causando muitos problemas de violações de direitos. | Convite às organizações locais, moradores e outras instituições que não são da Maré (como a Anistia Internacional) para ajudar no planejamento de ações pelo território. Assim, surge a possibilidade da produção de uma cartilha e de um adesivo para os domicílios, uma maneira de dizer para a polícia que o morador daquela casa sabe de seus direitos.

NOTÍCIAS


Galeria Somos da Maré Temos Direitos

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!