voltar
3ª edição do Caderno Falando Sobre Segurança Pública na Maré é lançado

Julia Bruce

A Redes da Maré lança a edição 3 do Caderno Falando Sobre Segurança Pública na Maré, uma reunião de 28 artigos, que foram apresentados durante o 1º Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré, realizado em agosto, na Maré, sob a temática “Segurança pública e violências: contradições, controle social e desafios para garantia de direitos estruturantes”.

Os artigos, selecionados por meio de um edital, passaram pela avaliação de uma banca, formada por professores universitários, e foram apresentados pelos respectivos autores nos espaços de compartilhamento de experiências no congresso.

Os autores têm perfis variados, entre ativistas, moradores da Maré sem vínculo institucional, professores, pessoas sem formação acadêmica, estudantes de graduação e pós-graduação. Dos autores que apresentaram os trabalhos no congresso, 51% se declararam moradores de favelas, fato que contribui para esse conjunto de textos e depoimentos refletir sobre os impactos da política de segurança pública pelo olhar das pessoas que sofrem os diversos tipos de violência provocados por esse modelo de política pública, além de intensificar as lutas e resistências a favor desse direito básico: a segurança de viver.

 

Os artigos estão divididos nas seguintes categorias:

[i] resultado de pesquisa empírica;
[ii] relato de experiência;
[iii] reflexão / estudo teórico-metodológico.

E em cinco eixos temáticos:

[i] Ampliação do poder de cidadania, controle social e direitos humanos;
[ii] Capitalismo, racismo e violência policial;
[iii] Desigualdade sócio-racial, acesso a direitos, atendimento, acolhimento e acompanhamento de vítimas de violência;
[iv] Mídia, meio de comunicação e favela;
[v] Produção do espaço urbano, segurança pública e favela.

 

Confira o Caderno 3 - Falando Sobre Segurança Pública na Maré aqui.

 

Entre os dias 9 e 12 de agosto de 2022, no Centro de Artes da Maré, foi realizado o 1º Congresso Internacional Falando Sobre Segurança Pública na Maré, o primeiro congresso realizado em um território de favela no Rio de Janeiro. Participaram mais de 300 pessoas, entre moradores da Maré, estudantes e pesquisadores, em rodas de conversas, mesas temáticas, intervenções artísticas e apresentações dos trabalhos. O público de crianças e adolescentes também não ficou de fora. No primeiro dia, foi aberto o 1º Congresso Falando sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré, que juntou 183 mareenses até os 16 anos de idade de escolas municipais do território, assistidos por projetos e equipamentos da Redes da Maré e outros atores locais. Saiba mais nessa reportagem especial.

 

Foto © Douglas Lopes

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!