return
Luto | Cadu Barcelos

A cidade do Rio de Janeiro acordou hoje com uma notícia trágica: o assassinato do jovem cineasta Carlos Eduardo Barcellos Sabino, o Cadu Barcelos. Jovem talentoso, pai do Bernardo, companheiro da Gabi, filho da Neilde Barcelos, irmão da Lethicia Barcelos e amigo de todos na Maré e no Rio de Janeiro. Sempre preocupado com as questões da favela e da cidade, Cadu nos deixa de uma maneira prematura, tragado pela violência urbana.


Desde muito cedo, Cadu fez parte da nossa rede de afetos e de luta, sendo um dos muitos frutos desse trabalho que teima em acontecer, todos os dias, nas favelas da Maré. Ele contribuiu com seu trabalho para enfrentar os muitos desafios de quem mora numa favela. Sua criatividade esteve sempre a favor das lutas por igualdade e suas ações se orientaram pelo sentimento de justiça para com todas as pessoas que conviveram com ele.


Foi através da arte do cinema, que Cadu decidiu atuar apresentando ao mundo a vida e o cotidiano dos moradores das favelas. Moradores que sofrem todos os dias com as desigualdades, o racismo e a violência. Por isso, em um dos seus trabalhos mais conhecidos, o curta “Deixa Voar”, parte do filme “5 vezes favela: agora por nós mesmo”, Cadu, retrata, com muitas sensibilidade e beleza, a vida de meninos e meninas da Maré e suas muitas dificuldades.


Cadu nos deixa muitos aprendizados importantes. Chamamos a atenção para um desses que é a certeza de que jovens de favelas, como ele, têm muito a contribuir com os desafios da cidade. Seu exemplo e seu trabalho se tornaram uma inspiração para todos os meninos e meninas de favelas e periferias.

 
Nesse momento de imensa dor, fica a lembrança do jovem sempre alegre, disposto a colaborar, firme em seus propósitos e amoroso na convivência com todas as pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-lo.


Nós, da Redes da Maré, sentimos muito a perda de Cadu Barcelos e estamos jutos com sua família e seus amigos. Ele sempre será parte de nossa história.

Foto: Reprodução/Instagram

 

Tecedoras e tecedores da Redes da Maré.

Stay tuned! Sign up for our newsletter