return
Ações de Comunicação sobre contexto do Coronavírus na Maré e prevenção

Partindo da importância que uma informação correta e bem comunicada em tempos de crise, foi firmada uma parceria com a Fiocruz, buscando verificar e validar as diretrizes de informação, de fontes seguras, e produzir dados e ações de comunicação e prevenção direcionadas à população das 16 favelas da Maré e comunidades vizinhas, do Alemão e de Manguinhos. Esses conteúdos têm sido utilizados em em textos, entrevistas, podcasts, cartazes, vídeos, radionovelas, gifs e cards para circulação em carros de som, redes sociais, jornal, site e blog online. 

Foi pensado, ainda, a partir dessa parceria, a iniciativa "Se Liga no Corona!" com a qual, juntamente com grupos de atuação nas favelas de Manguinhos e da Maré, estão sendo produzidos, também com os jornalistas do Maré de Notícias, a partir da validação de técnicos da Fiocruz, diversos conteúdos sobre a COVID-19, com uma linguagem que contempla a realidade das favelas e periferias. Nesta primeira etapa, foram criadas mais de 150 peças de comunicação, entre cartazes, radionovelas, vídeos, gifs e posts para as redes sociais.

A Redes da Maré tem criado também, a partir do Setor de Comunicação, algumas iniciativas que visam a mobilização comunitária. O jornal "Maré de Notícias" produziu duas edições (111 e 112) dedicadas à prevenção e informações sobre o COVID-19, o seu portal online tem criado reportagens diárias, além de produtos de audiovisual como o “Por dentro da Maré”, uma coluna com texto e vídeo que mostra como os moradores estão sendo impactados e enfrentando a pandemia. Há também a “Ronda Coronavírus Maré de Notícias”, peça fundamental de acompanhamento diário das principais notícias sobre o coronavírus na Maré, divulgada também em listas de transmissão para líderes comunitários, formadores de opinião, jornalistas e moradores da Maré. Desde 18/3 até 18/4, foram produzidas pelo Maré de Notícias 45 matérias, 03 colunas do Por dentro da Maré Especial e 26 rondas do Coronavírus.

Além dessa frente com os moradores, realizamos também uma newsletter quinzenal para parceiros, imprensa, formadores de opinião e colaboradores, além do atendimento direto às demandas de imprensa. Para movimentar a campanha, também estão sendo criados materiais gráficos online, como cards (30), gifs (6), vídeos (10) e lives (2) para engajar e mobilizar mais parceiros e pessoas físicas de modo a encorpar e dar sustentabilidade ao período da campanha. 

 

 


Ações da Redes da Maré:



 

Matérias no Maré Online/Maré de Notícias

 

06 de abril: A Maré diz não ao Coronavírus

http://mareonline.com.br/coronavirus/a-mare-diz-nao-ao-coronavirus/

 

13 de abril: Campanha Maré diz NÃO ao Coronavírus completa três semanas de trabalho

http://mareonline.com.br/coronavirus/campanha-mare-diz-nao-ao-coronavirus-completa-tres-semanas-de-trabalho/

 

28 de abril: Como funciona a Campanha Maré diz NÃO ao Coronavírus

http://mareonline.com.br/coronavirus/favelas-conectadas-contra-a-covid-19/

 

05 de maio: Favelas conectadas contra a COVID-19

http://mareonline.com.br/coronavirus/favelas-conectadas-contra-a-covid-19/

 

08 de maio: Mobilização contra o Coronavírus

http://mareonline.com.br/coronavirus/mobilizacao-contra-o-coronavirus/

 

Maré de Notícias #111: Sem deixar a peteca cair (p. 8 e 9)

http://mareonline.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Mar%C3%A9-de-Not%C3%ADcias_111_abril.pdf

 

Stay tuned! Sign up for our newsletter