return
Redes da Maré acompanha cerimônia de anúncio do PAC Maré no território

Promessa é que obras da primeira fase comecem logo depois do carnaval

A equipe da Área de Incidência Política da Redes da Maré acompanhou a cerimônia de anúncio da execução da primeira etapa de obras do Novo Programa de Aceleração de Desenvolvimento (PAC) Periferia Viva da Maré, realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. O evento foi realizado no domingo, 1 de fevereiro, na Vila Olímpica da Maré.  Nesta primeira fase, com previsão de início ainda em fevereiro, as intervenções estão previstas para acontecer nas favelas Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau e Bento Ribeiro Dantas, que vão receber obras de urbanização, lazer e recuperação ambiental. Este conjunto de favelas compõem uma das quatro áreas da Maré que foram contempladas pelo Novo PAC. 

Com investimentos de R$ 172 milhões, a Prefeitura anunciou a construção de um Parque Linear na Vila dos Pinheiros, a reforma das instalações da Gerência Executiva Local da Maré (GEL Maré), na Baixa do Sapateiro, a reforma da Vila Olímpica da Maré e da ciclovia que liga a Maré à Ilha do Fundão, no eixo entre Linha Amarela e Linha Vermelha. As obras, que vão priorizar a implantação do Parque Linear e a reforma da sede da GEL Maré, estão previstas para começar no primeiro trimestre de 2026, com a promessa de terem início logo depois do carnaval.

 

 

O Parque Linear -  que será construído no entorno de um conjunto de cinco escolas municipais da Vila dos Pinheiros, às margens da Baía da Guanabara -  contará com equipamentos públicos de lazer, esporte e reciclagem de lixo e uma horta comunitária. Na Vila Olímpica, será instalada cobertura para as quadras poliesportivas, enquanto campo de futebol, pista de corrida e ciclovia serão reformados. 

Foi anunciada ainda a instalação de cinco ecopontos na Maré, locais de descarte correto de entulho monitorados pela Comlurb, e o programa Recicla Comunidade, no qual os moradores se inscrevem entregar lixo reciclável (papel, metal e plástico), que geram créditos para serem usados em estabelecimentos comerciais. Segundo o anúncio, um dos ecopontos ficará no Parque Linear e será o maior da cidade.

Para além dessas entregas, as obras anunciadas prevêem requalificação de ruas de pedestres, construção de espaços de eventos, ampliação de calçadas com acessibilidade, plantio de árvores e novo asfalto, além da requalificação do sistema de esgoto e de drenagem de águas pluviais.  

A equipe de Incidência Política da Redes da Maré tem monitorado o processo do Novo PAC para verificar seu avanço, custos e atendimento às reais necessidades dos moradores da Maré. O marco zero do programa no território foi a instalação do Posto Territorial do Programa Periferia Viva, do Governo Federal, na Vila Olímpica da Maré, e a elaboração do Plano de Ação pela Onu-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo Federal, estruturado a partir da escuta ativa da comunidade, visando diálogo com moradores, lideranças locais e instituições do território. Este plano tem a finalidade de definir, de forma participativa, as intervenções prioritárias do PAC na Maré e segue sendo discutido com a população local. 

A área de Incidência da Redes da Maré seguirá acompanhando de perto as ações ligadas ao PAC Maré, incluindo o funcionamento do Grupo de Trabalho Técnico da Maré (GTT Maré), que será responsável pelo monitoramento da implementação das ações previstas pelo Caderno de Respostas: demandas das Associações de Moradores da Maré, publicado em dezembro de 2024, para atender a reivindicações do território, após um marcante processo de incidência das organizações locais.

Stay tuned! Sign up for our newsletter