return
Festival ECOAR, com curadoria e produção da Redes da Maré, acontecerá no dia 24 de setembro, no MAR

Julia Bruce

O Festival ECOAR – Festival de Ativismo para Enfrentamento da Violência Sexual - terá sua 1ª edição realizada no dia 24 de setembro, de 9h às 22h, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro do Rio de Janeiro. Serão mais de 12 horas de programação gratuita (veja a programação e como retirar os ingressos aqui) com atividades que vão propor um encontro para desencadear conversas e abordar a crise global da violência sexual. O ECOAR é a versão brasileira do Festival Shameless!, produzido pelo projeto SHaME, da Universidade de Birkbeck, em Londres, e pelo WOW - Festival Mulheres do Mundo, no Reino Unido.

A iniciativa, costurada a partir de três temas principais: ativação de redes coletivas de apoio; corpo e violência sexual e linguagens políticas e pedagógicas, promove a troca de experiências e a construção de redes para profissionais da educação, da saúde, da proteção social, pesquisadores, artistas e ativistas, especialmente da Maré e da região portuária da cidade do Rio de Janeiro. Haverá também o Espaço Infantil, com oficinas, contação de história e brinquedoteca, para crianças de 5 a 12 anos.

Segundo Eliana Sousa Silva, uma das curadoras do ECOAR e diretora fundadora da Redes da Maré, uma das organizações realizadoras do evento, a proposta é fornecer um espaço seguro e aberto para a expressão individual e coletiva, para construir solidariedade e incentivo a mudanças de atitudes na sociedade. “Queremos contribuir para superar a vergonha frequentemente associada em falar sobre violência sexual, criar e fortalecer redes de apoio; e dar a todos a chance de dizer às sociedades: basta, isso deve acabar”, diz Eliana.

Entre os destaques da programação, uma atividade de um dos equipamentos da Redes da Maré, a Casa das Mulheres da Maré, um espaço que promove qualificação profissional, enfrentamento das violências contra as mulheres, atendimento sociojurídico e psicológico e a articulação territorial para a criação de uma agenda positiva nas políticas públicas para as mulheres mareenses. O “Jogo Crônicas MARÉAS” é uma dinâmica de jogo colaborativo de cartas e adivinhação para debater de forma lúdica questões como pobreza menstrual, identidade de gênero, racismo, aborto, entre outras. A atividade será realizada pela Frente de Direitos Sexuais e Reprodutivos da Casa das Mulheres (“MARÉAS”), às 11h (Espaço Acolhimento - Biblioteca) e às 14h (Sala 2,4 - 2º andar da Escola do Olhar). As inscrições podem ser feitas aqui.

O ECOAR é inspirado e promovido em parceria com o Festival Shameless!, do projeto SHaME (Sexual Harms and Medical Encounters), um grupo de pesquisa interdisciplinar dirigido pela historiadora Professora Joanna Bourke e sediado em Birkbeck, Universidade de Londres. No Brasil, o Shameless ganha versão brasileira com o nome “ECOAR”, e inaugura sua edição no Rio de Janeiro com curadoria e produção da Redes da Maré. A primeira edição do Shameless!, realizada em novembro de 2021 no Battersea Arts Centre, em Londres, promoveu debates abertos sobre a violência sexual em suas mais diferentes formas e influenciou em mudanças de atitudes em relação à violência sexual.

Além do projeto SHaME, o ECOAR também foi criado em colaboração com o WOW – Women of the World (“Festival Mulheres do Mundo”), um movimento global que dialoga acerca de questões enfrentadas por meninas e mulheres e explora possíveis causas e soluções. O evento foi fundado pela diretora e produtora artística britânica, Jude Kelly, e já passou por 23 países da Europa, Ásia e África desde 2010. A primeira edição da América Latina foi realizada pela Redes da Maré em 2018, no Museu de Arte do Rio, e integra como projeto o eixo Direitos Urbanos e Socioambientais, que tem como uma de suas dimensões de trabalho a pauta sobre mulheres e gênero.

De lá pra cá, para manter a ideia do festival viva, o Esquenta WOW percorreu, em 2019, seis territórios da cidade do Rio de Janeiro, com atividades nas quatro dimensões do Festival - diálogos, ativismo, empreendedorismo e intervenções artísticas e culturais. A segunda edição foi realizada de forma remota, em novembro de de 2020, devido à pandemia do coronavírus.

O projeto conta com patrocínio da Universidade de Birkbeck, The Wellcome Trust; Instituto Cultural Vale e Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem como realizadores a Redes da Maré, o projeto SHaME, a Fundação WOW e o Museu de Arte do Rio.

 

Como retirar os ingressos?

 Metade das vagas de cada mesa estará disponível para inscrição on-line via plataforma de venda de ingressos Sympla. Cada mesa da programação tem o link para retirar o ingresso. [Basta clicar na imagem do calendário que redirecionará para um PDF com todos os links das mesas na cor amarelo.] Os demais serão distribuídos no dia, a partir de uma hora antes de cada atividade na bilheteria do Festival ECOAR, no pilotis do Museu de Arte do Rio.


No Festival ECOAR, haverá interpretação em libras. 5% dos ingressos de cada atividade são reservados para pessoas com deficiência (PCD).

Confira a programação do ECOAR completa aqui.

Stay tuned! Sign up for our newsletter