voltar
Redes da Maré participa da 13ª Conferência Nacional de Redução de Danos

Henrique Gomes e Julia Bruce

No último mês, a Redes da Maré participou da 13ª Conferência Nacional de Redução de Danos realizada em Porto Rico com a presença de dois tecedores da equipe do Espaço Normal: o articulador do eixo Direito à Saúde, Henrique Gomes, e o articulador e redutor de danos do Espaço Normal, André Galdino.

Também em Porto Rico foi realizado o Terceiro Encontro Transeuntes Disidentes com organizações que trabalham o tema da Redução de Danos no contexto da América Latina e participação de instituições da Colômbia, Brasil, Porto Rico e México. O coletivo Traseuntes Disidentes pensa o trabalho de Redução de Danos com o foco no direito à cidade para as populações de favelas e periferias da américa latina que sofrem com o estigma da ideia de informalidade por serem moradores desses territórios e são diretamente mais afetadas pela política de guerra às drogas promovida nesses respectivos países.

Um dos principais desafios discutido pelo coletivo foi o fortalecimento das redes de compartilhamentos dessas experiências da américa latina a partir de uma lógica comunitária como principal referencial, usando a Redução de Danos como prática de sociabilidade e partilha das epistemologias locais.

“A importância da participação de uma organização comunitária como a Redes da Maré em um encontro internacional é como discutir sobre o tema da política de drogas a partir de uma experiência comunitária territorial entendendo isso como referencial de produção de conhecimento”, conta Henrique Gomes.

A equipe do Espaço Normal também participou da gravação de um podcast sobre direito à cidade falando sobre experiências e práticas de redução de danos do Espaço Normal, no contexto da favela da Maré. O podcast será divulgado no site do coletivo.

Pautar uma agenda positiva sobre práticas de redução de danos e políticas de cuidado a pessoas que usam crack, álcool e outras drogas, a partir da convivência e da articulação de uma ampla rede de cuidado no território, estimulando a criação de vínculos, diálogos, acolhimento, promoção do autocuidado e acompanhamento sócio-jurídico tem sido o principal objetivo do Espaço Normal desde sua criação em maio de 2018. Conheça mais sobre o equipamento aqui.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!