return
Crianças do Nenhum a Menos reivindicam seus direitos na Câmara Municipal do Rio

Julia Bruce

No dia 20 de outubro, 12 crianças do projeto Nenhum a Menos, do eixo Educação da Redes da Maré, foram convidadas para participar da terceira edição do Plenarinho, na Câmara Municipal do Rio, que tem o objetivo de unir crianças e adolescentes de diversos territórios da cidade para exercerem sua cidadania propondo e discutindo projetos de leis.

A ação foi realizada pela vereadora e presidente da Comissão de Direitos das Crianças e Adolescentes, Thais Ferreira, a qual iniciou seu mandato junto à representação da Redes da Maré no Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes - CMDCA.

 

 

As crianças se sentiram à vontade para se expressarem e se inscreveram para denunciar injustiças ou reivindicar. A atividade aconteceu no primeiro dia de aula, após a operação policial que interrompeu o cotidiano e o funcionamento dos serviços no Conjunto de Favelas da Maré por seis dias consecutivos. Elas se mostraram cientes de que podem e devem expor suas opiniões. Também puderam vivenciar um pouco do processo legislativo e da construção de projetos de lei.

 

Veja a nota da Redes da Maré sobre os seis dias consecutivos de operação na Maré: “Operação Maré” : O que sabemos sobre seus impactos?

 

A coordenadora do Nenhum a Menos, Inês Salles, contou que todos amaram criar leis, sendo vereadores na Câmara. “Três meninas apresentaram propostas falando no mesmo púlpito em que Marielle Franco falava. A deputada estadual e mareense, Renata Souza, também esteve presente e falou da história e do trabalho de Marielle. Foi um momento importante de representatividade para todo o grupo presente”, reforçou.

 

Stay tuned! Sign up for our newsletter