return
Redes da Maré na Conferência Internacional sobre a Reforma das Políticas de Drogas nos Estados Unidos

Julia Bruce

A coordenadora do Espaço Normal, Elivanda Canuto, junto ao redutor de danos, André Galdino, participaram da Conferência Internacional sobre a Reforma das Políticas de Drogas, em Arizona, nos Estados Unidos, no dia 21 de outubro.

Na mesa “Drug Policy In Disasters And Other Trying Context” (“Política de drogas em desastres e outros contextos difíceis”). Elivanda trouxe um panorama sobre o contexto atual da política de drogas no Brasil, sobre os recentes ataques às práticas de redução de danos por certos agentes públicos e da importância do protagonismo de atores locais de territórios vulneráveis no debate em espaços como a Drug Policy Alliance (DPA), organizadora do evento, além da necessidade de maiores investimentos em organizações e coletivos brasileiros que abordam essa temática. Elivanda também falou sobre como as recentes operações no Conjunto de Favelas da Maré dificultam o acesso a direitos básicos dos moradores, sobretudo das pessoas em situação de rua, como o acesso à saúde.

A coordenadora do Espaço Normal reforça como é preciso trazer dados e mostrar ao mundo o que vem acontecendo na Maré e em outras favelas do Rio de Janeiro em relação à guerra às drogas que afeta diretamente a população favelada. “Esta conferência trouxe a reflexão sobre o que vivenciamos no nosso território e a Redes da Maré estar presente mostra a importância de movimentos sociais e grupos que já fazem este trabalho a não estarem fora dessa discussão num evento como da DPA. Não tem como discutir políticas de drogas sem a presença de brasileiros que trabalham e vivenciam a guerra às drogas em territórios de favela”, afirma.

 

Da esquerda para a direita: André Galdino e Elivanda Canuto.

 

A Conferência de Reforma é a principal reunião do crescente e dinâmico movimento de reforma das políticas de drogas. A cada dois anos, a organização sem fins lucrativos Drug Policy Alliance (“Aliança para a Política de Drogas”) reúne pessoas que trabalham em toda a gama de questões políticas sobre drogas de todo o mundo para ouvir, aprender e traçar estratégias. O convite surgiu pela própria organização do evento, pois o Espaço Normal já esteve presente em outras edições.

Stay tuned! Sign up for our newsletter