return
Semana dos Direitos Humanos na Maré começa dia 4 de dezembro

Julia Bruce

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a Redes da Maré estará realizando a Semana dos Direitos Humanos na Maré, entre os dias 04 e 09 de dezembro - uma articulação entre projetos e instituições relacionados à defesa dos Direitos Humanos. Durante uma semana, as seguintes atividades incluem momentos como a Caminhada Maré a Céu Aberto; o II Congresso Falando sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré; o II Congresso Falando sobre Segurança Pública na Maré; e a 2ª Feira dos Direitos Humanos na Maré. Veja mais informações na página do evento.

 

As inscrições precisam ser feitas previamente por este formulário.

 

Veja a programação completa aqui:

 

Caminhada Maré a Céu Aberto

O Maré a Céu Aberto é uma caminhada realizada em pontos de relevância histórica e social da Maré. O objetivo é trazer uma reflexão sobre a importância estratégica  desse território para a cidade do Rio de Janeiro, suas potências e dificuldades no que se refere à promoção dos direitos humanos. Assim, o roteiro foi elaborado de modo que os participantes possam entrar em contato com as geografias e histórias dessas favelas e suas lutas pela melhoria da qualidade de vida.

 

Ponto de Encontro: Passarela 8 - Av. Brasil, nº 5810, Baixa do Sapateiro

Programação - 04 de dezembro de 2023 - Segunda-feira

 

8h30 - Encontro e concentração na passarela 8, em frente à Rua Nova Jerusalém.

9h às 13h - Caminhada pela Maré. Roteiro: Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Nova Maré, Parque Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União. Guia: Ernani Alcides Alexandre.



II Congresso Falando sobre Segurança Pública com Crianças e Adolescentes da Maré

Local: Areninha Cultural Herbert Vianna - R. Evanildo Alves, s/n, Nova Maré

 

Programação - 05 de dezembro de 2023 - Terça-feira

 

De 13h30 às 15h30 - Credenciamento geral.

13h30 às 14h30 - Apresentação dos trabalhos das crianças na primeira infância (EDI Moacyr de Góes).

16h às 17h - Apresentação dos trabalhos das crianças e adolescentes; apresentação da carta manifesto das crianças e adolescentes da Maré.

17h30 - Cortejo pelo direito à segurança pública na Maré.

18h - Encerramento.



II Congresso Falando sobre Segurança Pública na Maré

Local: Centro de Artes da Maré - R. Bittencourt Sampaio, nº 181, Nova Holanda

 

Primeiro dia - 06 de dezembro de 2023 - Quarta-feira

 

Tema do dia: O cotidiano atravessado pela violência armada e a morte de homens, jovens e negros. Quem tem direito à memória? Quais são as estratégias de construção e consolidação de um direito à segurança pública efetivo, que preserve vidas?  

 

08h - Credenciamento e café da manhã

 

De 09h às 16h -  Abertura de espaço expositivo: Exposição Tecendo Dados.

Um espaço de troca com barracas onde as instituições parceiras no campo da segurança pública e acesso à justiça apresentarão os resultados de pesquisas e ações concretas.

Instituições participantes: Casa Fluminense, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); Conexão G; Fogo Cruzado; Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Movimentos e Redes da Maré.

 

De 09h às 11h - Mesa de Abertura: Testemunhos da Maré. Composição: Eliana Sousa Silva (Fundadora da Redes da Maré), Luiz Eduardo Soares (Cientista Político), Bruna Silva (Mãe de Marcus Vinícius) e Renata Souza (Deputada Estadual - RJ).

 

De 11h às 13h - Trocas de saberes e experiências.

 

Apresentação dos trabalhos submetidos ao congresso por eixo temático.

 

De 13h às 14h – Almoço.

 

De 14h às 16h - Território de Partilha: O assassinato de jovens de favelas e periferias e a importância de um plano de redução da letalidade efetivo em ações policiais. Composição: Eliane de Lima (Promotora de Justiça - MPRJ), Denilson Araújo (Professor UERJ) , Guilherme Pimentel (Ouvidoria Defensoria Pública - RJ) e Thiago Torres (Youtuber). Mediação: Raquel Willadino (Observatório de Favelas).

 

De 16h às 18h - Oficina Memória e intervenção Urbana: a experiência da Azulejaria. Oficineira: Laura Taves (Redes da Maré).

 

Veja como foi a primeira edição do Congresso em 2022

 

Segundo dia - 07 de dezembro de 2023 - Quinta-feira

Tema do dia: As repercussões da violência armada nas múltiplas dimensões da vida e as possibilidades de estratégias de interrupção do ciclo de violências.

 

8h - Abertura e café da manhã

 

De 09h às 16h - Exposição Tecendo Dados.

Um espaço de troca com barracas onde as instituições parceiras no campo da segurança pública e acesso à justiça apresentarão os resultados de pesquisas e ações concretas.

Instituições participantes: Casa Fluminense, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); Conexão G; Fogo Cruzado; Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Movimentos e Redes da Maré.

 

De 9h às 11h - Roda de Conversa: Sistema prisional e Políticas de Drogas. Composição: João Marcos Buch (Desembargador substituto do TJSC), Odir Santos (Instituto Encontro das Artes), Rachel Paula de Souza Machado (CESeC) e Taiguara Líbano (Professor UFF e Ibmec-RJ). Mediação: Vanessa Lima (Redes da Maré).

 

De 11h às 13h - Oficinas concomitantes:

Perícia independente de reconstrução em 3D da cena do crime. Oficineira: Flávia Palladino (mestre em arquitetura forense pela Goldsmiths);

Registro de violações em audiovisual. Oficineira: Vitória Sulocki (Professora PUC-Rio).

 

De 13h às 14h – Almoço.

 

De 14h às 16h - Territórios de Partilha: O impacto da violência armada na trajetória de crianças e adolescentes moradoras de favelas. Composição: Daniel Nascimento Viana (Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente), Miriam Krenzinger (Professora UFRJ), Mônica Pinto (UNICEF), Tainara Cardoso (CAPSi) e Victória Carvalho (moradora da Maré). Mediação: Camila Barros (Redes da Maré).

 

De 16h às 18h - Tecendo Redes: formas de acolhimento e enfrentamento à violência contra mulheres e meninas em favelas. Composição: Fernanda Andrade (Redes da Maré), Joyce Trindade (Secretária Municipal de Políticas e Promoção da Mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro), Matilde Alonso (NUDEM) e Vera Marques (FIOCRUZ). Mediação: Isabel Barbosa (Redes da Maré).

 

18h - Lançamento do Livro Segurança Pública Baseada em Evidências. Autor: Alberto Kopittke (Instituto Cidade Segura).



Terceiro dia - 08 de dezembro de 2023 - Sexta-feira

Tema do dia: Construção de narrativas sobre as violências a partir de espaços populares e a consolidação da segurança cidadã como estratégias de enfrentamento às violências.

 

08h - Credenciamento e café da manhã

 

08h30 às 9h - A promoção dos Direitos Humanos como elemento fundamental para a construção de políticas públicas na área da Segurança Pública.  Composição: Paula Simas Magalhães (Oficial dos Direitos Humanos do ACNUDH) e Bruno Renato (Ouvidor Nacional de Direitos Humanos).

 

De 09h às 16h - Abertura de espaço expositivo: Exposição Tecendo Dados. Ideia Central: Um espaço de troca com barracas onde as instituições parceiras no campo da segurança pública e acesso à justiça apresentarão os resultados de pesquisas e ações concretas.

Instituições participantes: Casa Fluminense, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); Conexão G; Fogo Cruzado; Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), Movimentos e Redes da Maré.

 

De 09h às 11h - Roda de Conversa: Mídia, favela e legitimação da violência policial. Composição: Fausto Salvadori Filho (Ponte Jornalismo), Daiene Mendes (Favela em Pauta), Jéssica Pires (Maré de Notícias) e Vera Araújo (O Globo). Mediação: Lola Ferreira (UOL).

 

De 11h às 13h - Territórios de Partilha: Grupos Armados e a Dinâmica da Violência no Território Brasileiro. Composição: Bruno Paes Manso (Escritor), Aiala Colares (Professor - UEPA), Nick Barnes (Professor University of St. Andrews) e Renato Sérgio de Lima (Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Mediação: Shirley Rosendo (Redes da Maré).

 

De 13h às 14h – Almoço.

 

De 14h às 16h - Tecendo Redes: Segurança Cidadã e os Caminhos para prevenção das violências. Composição: Luciano Góes (Ministério da Igualdade Racial), Eduardo Pazinato (UNODC), Ivanilda Vieira da Silva (Usina da Paz) e Tamires Sampaio (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Mediação: Lidiane Malanquini (Redes da Maré).

 

De 16h às 18h - Roda de conversa: Combater a Violência e Garantir Direitos para População LGBTQIA+. Composição: Beny Briolly (Vereadora de Niterói), Michele Seixas (Articulação Brasileira de Lésbicas), Yuri Cantizano (Observatório de Violências) e Wallace Lino (Entidade Maré). Mediação: Carlos Marra (Redes da Maré).

 

De 18h às 19h30 -  Intervenção cultural - Noite das Estrelas.

 

19h30 – Encerramento.



Feira dos Direitos Humanos na Maré

A Feira dos Direitos Humanos é uma estratégia de mobilização comunitária e institucional sobre os direitos humanos no contexto de favela. A proposta é que, durante a Feira, as instituições desenvolvam atividades de mobilização e engajamento comunitário, relacionadas ao seu trabalho no campo dos direitos humanos, promovendo um diálogo aberto, objetivo e afetuoso com o público. A ideia é promover uma aproximação e reflexão sobre temas que são, muitas vezes, distantes para moradores de favelas. 

 

Local: Lona Cultural Herbert Vianna - R. Evanildo Alves, s/n, Nova Maré

Programação - 09 de dezembro de 2023 - Sábado

 

14h - Abertura da Feira dos Direitos Humanos.

14h - Experimentação percussiva para acordar o corpo (Com Rodrigo Maré)

14h15 - Atividade de Alongamento Corporal.

14h30 - Contação de Histórias para Crianças.

15h - Apresentação Musical do Projeto Nenhum a Menos.

15h30 - Brinquedoteca.

16h - Apresentação Musical do Instituto Vida Real.

17h - Roda de Samba com o grupo Nova Raiz.

 

Stay tuned! Sign up for our newsletter