PROJETO

O projeto Núcleo Ecoclima, um espaço de referência sobre economia circular e clima, criado em 2023 na Maré, tem como propósito amenizar os impactos das mudanças climáticas, assim como as ações humanas no meio ambiente, no Conjunto de Favelas da Maré.

A iniciativa da Redes da Maré acontece a partir da parceria com a Petrobras e com o departamento de engenharia ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EA-UFRJ), realizando diagnósticos participativos com moradores e lideranças comunitárias para a elaboração de um plano de ação climática e economia circular, processos de formação de equipes e lideranças locais e aplicações de tecnologias ambientais (ver mais abaixo) que reduzem impactos com ações como reciclagem de resíduos, reuso de água, redução de calor e recuperação de áreas de manguezal no território.


Essas ações inovadoras do projeto fortalecerão o território da Maré na luta por uma melhor qualidade de vida aos moradores e se conectam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que trabalhamos na Redes da Maré

 

 
 

A grande quantidade de resíduos sólidos gerados, a escassez hídrica, o lixo flutuante, a precariedade das comunidades de pescadores e a degradação do manguezal são alguns dos impactos socioambientais vividos em todo o território da Maré, e que precisam ser enfrentados e solucionados para garantir a saúde e o bem-estar da população local. Uma série de ações integradas foram pensadas para lidar com esse cenário em prol do desenvolvimento da economia circular na Maré, tendo como reforço a conscientização sobre a educação ambiental dos mareenses.

 

O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?

Significa novos jeitos de promover o uso eficiente de diversos tipos de recursos durante alguma produção ou uso, seja em pequena ou larga escala, e que dependa de insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis, formando, assim, um ciclo de produção mais sustentável e reduzindo o desperdício.

 

E O QUE O PROJETO ESTÁ FAZENDO?

1) Formação de 20 jovens como Agentes de Mudanças Climáticas;
2) Produção de conteúdos pedagógicos criados pelos agentes climáticos;
3) Rodas de conversas com estudantes do ensino médio local, curso pré-vestibular da Redes da Maré e moradores assistidos pelas instituições locais;
4) Elaboração de um diagnóstico ambiental com recomendações para plano de ação climática na Maré;
5) Realização de encontros com lideranças comunitárias e atores locais;
6) Aplicação de um modelo piloto de economia circular para diminuir os efeitos das mudanças climáticas na Maré, a partir do desenvolvimento de quatro tecnologias ambientais.

Fotos 01 e 02: Atividades do ciclo de formação sobre resíduos orgânicos e Horta Freática, iniciadas em abril de 2023.

 

O QUE SÃO TECNOLOGIAS AMBIENTAIS?

Como forma de integrar cada vez mais as práticas de desenvolvimento sustentável no território, a Redes da Maré vai desenvolver, a partir do projeto Ecoclima, um conjunto de técnicas e tecnologias inovadoras que auxiliam na conservação do meio ambiente e na redução de impactos das mudanças climáticas, trazendo funcionalidades para o dia a dia das pessoas e formas de consumo menos poluentes e sustentáveis.

Legenda: Pelo fato do Conjunto de Favelas da Maré não ter um esgotamento sanitário, todo o esgoto gerado é diariamente despejado na Baía de Guanabara.

Somente em 2021, foram registradas 223 queixas relacionadas à falta de infraestrutura de saneamento básico no conjunto de favelas da Maré.

As principais queixas vêm das favelas Vila dos Pinheiros, Baixa do Sapateiro e Morro do Timbau.

1) queixas por esgoto a céu aberto
2) acúmulo de lixo e entulho
3) acúmulo de lixo
4) bueiro entupido
5) alagamento
6) problemas com bueiro
7) transbordamento de esgoto
8) transbordamento de água
9) boca de lobo entupida

80% das queixas sobre saneamento básico realizadas por moradores se referem a esgoto e lixo.

Fonte: Cocôzap: Sistematizando dados e formulando políticas (2021)

Em relação aos resíduos sólidos e ao acúmulo de lixo nas ruas pela ausência de coleta de lixo em muitos pontos nas favelas da Maré, em torno de 55% das demandas da Central de Atendimento ao Cidadão na Maré são relacionadas à proliferação de roedores.

Fonte: Carta de Saneamento da Maré (2020)

EQUIPE

Coordenadora geral: Mariane Rodrigues

Coordenadora de formação: Ingrid Weber

Mobilizador e articulador: Felipe Bacelar

Legendas Foto 01 e 02: Agentes Climáticos do Ecoclima fazem visita ao Compostae, na Tijuca, onde participaram da produção do sistema de tratamento de resíduos.

NOTÍCIAS


Mais fotos do Programa Ecoclima

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!