PROJETO

O projeto Maré Verde tem como objetivo contribuir na luta pela justiça ambiental e isso inclui diferentes abordagens: 

 

  1. Pesquisa: Levantar dados e contribuir com diagnósticos socioambientais da Maré.
  2. Articulação: Articular com órgãos públicos, parceiros e organizações locais.
  3. Mobilização: Criar formas de engajamento para diferentes perfis de moradores quanto às questões ambientais.
  4. Intervenções: Transformar os espaços públicos com soluções baseadas na natureza, como jardins de chuva, plantio de árvores, compostagem.
  5. Formação: Contribuir com a formação de novos protagonismos no território e que esses novos atores atuem na luta pela justiça ambiental.

A Maré está localizada entre as três principais vias da cidade e possui poucas áreas verdes, o que contribui para formação de "ilhas de calor", que se caracterizam por altas temperaturas e poluição do ar. Também tem um histórico de lutas por serviços básicos, como saneamento adequado que envolvem o tratamento do esgoto, água limpa encanada e a coleta de lixo eficaz. Esse quadro prejudica a qualidade de vida e impacta de forma negativa na saúde dos seus moradores. É nosso objetivo desenvolver e apoiar ações que contribuam na luta por esses direitos. 

 

 

2021 :: Campanha Climão
Precisamos falar sobre mudanças climáticas nas favelas. 

No final de 2020, realizamos uma chamada de convocação de colaboradores para construir a Campanha Climão e, em 2021, daremos seguimento a esse trabalho. A proposta é que a campanha contribua com a reflexão sobre os efeitos da crise climática e ajude a garantir a justiça ambiental e os direitos socioambientais das populações de favelas e periferias. Nesse ano, focamos na produção de materiais de comunicação, artigos e personagens que pudessem abordar essa questão ambiental de forma atrativa e que popularizassem esse tema. Os materiais serão divulgados de acordo com um plano de comunicação que culminará no dia do meio ambiente (5 de Junho).


Segundo o documento da Coppe/UFRJ sobre as estratégias de adaptação às mudanças climáticas da cidade do Rio de Janeiro, a região onde estão as 16 favelas da Maré possui uma propensão muito alta a inundações e altas temperaturas. Essas transformações estão cada vez mais nítidas e já afetam a vida de muita gente. As mudanças climáticas representam um risco sério no desenvolvimento de pandemias, como a da Covid-19. 

 

 



Veja o vídeo do mutirão de plantio no Colégio Estadual João Borges realizado pelo Maré Verde.

 

EQUIPE

Coordenadora: Julia Rossi

Mobilizadoras e educadoras: Lorena Froz e Mariane Gonçalves

Parceiro apoiador

Fundação Ford 

memoriaambiental. org 
[Secretaria geral Iberoamericana (SEGIB) - Laboratório de Inovação Cidadã (Labic)]

Parceiro institucional

Verdejando (TV Globo)

Baía Viva 

Casa Fluminense 

UFRJ

USP

Climate Reality Project

Parceiro local

CocôZap

COMLURB

Eco Maré

Associações de Moradores

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2020
Laboratório de Memórias Ambientais: O lab surgiu a partir de uma parceria da Redes da Maré, da plataforma memoriaambiental.org e do Data_Labe com o objetivo de experimentar e apoiar novas formas de produzir memórias ambientais por jovens da maré. Durante 2 meses e meio, os 13 jovens produziram seus trabalhos e publicaram suas memórias na plataforma memoriaambiental.org
2020
Encontro de Saneamento da Maré: Durante a Pandemia buscamos formas de articulação com o Ministério Público para acompanhar as obras da CEDAE e como a conjuntura política atual impacta a vida dos moradores da Maré. Realizamos o 3º Encontro de Saneamento da Maré em parceria com o projeto Cocozap e com a presença do gerente do COMLURB e do promotor do GAEMA MP/RJ, além da produção coletiva da Carta de Saneamento da Maré. (link: https://bityli.com/KEU6D) Link do youtube do encontro: https://bityli.com/MEs7A
2019
Maré Verde + Verdejando (TV Globo): Tivemos a parceria do projeto Verdejando e conseguimos ampliar o plantio para mais de 1000 mudas em seis pontos diferentes da Maré e implementamos uma composteira no pátio da gerência da Comlurb na Maré. Reportagem: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/09/27/verdejando-planta-mais-de-mil-arvores-no-complexo-da-mare-rio.ghtml
2018
Maré Verde nas Escolas: Realizamos atividades de educação ambiental e plantamos cerca de 100 mudas em parceria com o Colégio Estadual João Borges em um jardim dentro do espaço da escola. Fizemos atividades com os professores da escola CIEP Ministro Gustavo Capanema, e mutirões de plantio na Nova Maré, em parceria com a Lona Cultural Hebert Vianna e a Comlurb.

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!