A Maré está localizada entre as três principais vias da cidade e possui poucas áreas verdes, o que contribui para formação de "ilhas de calor", que se caracterizam por altas temperaturas e poluição do ar. Também tem um histórico de lutas por serviços básicos, como saneamento adequado que envolvem o tratamento do esgoto, água limpa encanada e a coleta de lixo eficaz. Esse quadro prejudica a qualidade de vida e impacta de forma negativa na saúde dos seus moradores. É nosso objetivo desenvolver e apoiar ações que contribuam na luta por esses direitos.
Segundo o documento da Coppe/UFRJ sobre as estratégias de adaptação às mudanças climáticas da cidade do Rio de Janeiro, a região onde estão as 16 favelas da Maré possui uma propensão muito alta a inundações e altas temperaturas. Essas transformações estão cada vez mais nítidas e já afetam a vida de muita gente. As mudanças climáticas representam um risco sério no desenvolvimento de pandemias, como a da Covid-19.
Veja o vídeo do mutirão de plantio no Colégio Estadual João Borges realizado pelo Maré Verde.
Coordenadora: Julia Rossi
Mobilizadoras e educadoras: Lorena Froz e Mariane Gonçalves
memoriaambiental. org
[Secretaria geral Iberoamericana (SEGIB) - Laboratório de Inovação Cidadã (Labic)]
Baía Viva
UFRJ
USP
CocôZap
Eco Maré
Associações de Moradores
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2020 REDES DA MARÉ - Associação Rede de Desenvolvimento da Maré
As imagens veiculadas neste site tem como objetivo divulgar as ações realizadas para fins institucionais. Entendemos que todas as fotos e vídeos têm o consentimento tácito das pessoas aqui fotografadas / filmadas, mas caso haja alguém que não esteja de acordo, pedimos que, por favor, entre em contato com a Redes da Maré para a remoção da mesma (redes@redesdamare.org.br). • Créditos | Fotos: Douglas Lopes e Kamila Camillo | Vídeos: Carol Aleixo | Agradecemos a todos os voluntários e tecedores que estão contribuindo também com o registros para a campanha.