PROJETO

No contexto da pandemia e da quarentena, a Redes da Maré, em parceria com a organização People’s Palace Projects, a artista visual Tatiana Altberg e a pesquisadora Raquel Tamaio lançaram o projeto A Maré de casa, que compartilha em uma publicação virtual, o que os moradores da Maré veem das suas janelas, por meio de fotografias e textos reunidos no ensaio Da minha janela. 

 

Todo mês será feita uma votação pública, os cinco autores das fotos e textos mais votados ganharão um prêmio e um destaque no site. VEJA O SITE!

Além disso, ao longo de quatro meses, um grupo de seis jovens da Maré, formado por Christine Jones, Fagner França, Jailton Nunes, Jonas Willame, Juliana de Oliveira e Larisse Paiva, compartilharão seus Diários, compostos por fotografias e textos sobre seus cotidianos durante a quarentena.

 

Para participar

Se você é morador da Maré, mande uma foto e um pequeno texto contando o que você vê ou o que você não vê da sua janela. Se puder, conte também como tem sido para você a quarentena, como a pandemia tem interferido na sua vida, como você tem se sentido.

Mande a sua foto e texto para o zap 97205-0989 ou para o e-mail amaredecasa@gmail.com 

Convidamos você a olhar, ler e imaginar o que se vê das muitas janelas da Maré: www.amaredecasa.org.br 

A Maré de Casa que faz parte da pesquisa Construindo Pontes, que busca estudar os níveis de bem-estar e saúde mental de residentes do Complexo da Maré. A pesquisa é liderada pela Redes da Maré, People's Palace Projects, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Queen Mary University of London e NECCULT, com o apoio do Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidade e Conselho de Pesquisa em Economia e Social do Reino Unido.

 

Créditos - A Maré de casa - Imagens da Quarentena

Concepção e curadoria
Tatiana Altberg

Edição de textos e comunicação
Raquel Tamaio

Autores do diários
Christine Jones
Fagner França
Jailton Nunes
Jonas Willame
Juliana de Oliveira
Larisse Paiva

Realizadores da Pesquisa Construindo Pontes
Redes da Maré 
People's Palace Projects

 

Parceiros apoiadores
Queen Mary University of London, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Sul com financiamento do Economic and Social Research Council (ESRC) e Arts and Humanities Research Council (AHRC) através do Global Challenges Research Fund.

 

Fotos acima
Juliana de Oliveira / Jailton Nunes 
Larisse Paiva / Christine Jones

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!