PROJETO

O Maré de Notícias dá visibilidade aos acontecimentos da Maré, e também àqueles que impactam a vida dos 140 mil mareenses.

 

Fundado em 2009 pela Redes da Maré, o Maré de Notícias nasceu com a missão de informar para mobilizar a população do território. Em pouco tempo, se tornou um dos maiores jornais comunitários do Brasil com tiragem de 50 mil exemplares! Assim, o Maré de Notícias se consolidou como a principal oferta de informação de qualidade para os 140 mil moradores das 16 favelas da Maré. 

 

Em 2017, o jornal lançou a versão online www.mareonline.com.br com produção de conteúdo diário com as temáticas já abordadas no impresso. Além de informação de qualidade, as pautas promovem cidadania e são instrumento de desenvolvimento sustentável da Maré, em áreas como saúde, meio ambiente, mobilidade urbana, direitos humanos, segurança pública, economia e comportamento.

 

Nossa Visão

Ser referência de comunicação comunitária junto aos moradores das 16 favelas da Maré, para as instituições públicas e privadas, não governamentais, formadores de opinião e profissionais comunicação. Visamos atuar na construção de novas narrativas que ampliem a visão sobre a população de favelas e periferias numa perspectiva de efetivação de direitos básicos e fundamentais desse contingente populacional.

Nossa Missão

Produzir e difundir conteúdos e narrativas que mobilizem e contemplem os moradores da Maré a partir do seu protagonismo e potencial de forma a superar as representações negativas e preconceituosas sobre as favelas, comumente veiculadas nas mídias hegemônicas. Instrumentalizar o morador com informação de qualidade visando uma opinião crítica para preservação e conquista de direitos, com linguagem textual acessível, fomentando ações de longo prazo capazes de gerar mudanças que impactem na qualidade de vida da população.

Distribuição e acolhimento

Nosso modelo de distribuição é inédito no Brasil: feito em parceria com o Espaço Normal da Redes da Maré, referência no atendimento à população em situação de rua e usuários de crack e outras drogas. Contratando esse público para fazer nossas entregas, buscamos desenvolver uma inserção social e dar visibilidade a uma população historicamente esquecida pela sociedade.


Maré de Notícias na Pandemia

Com o início da pandemia, a responsabilidade do Maré de Notícias aumentou ainda mais. A população precisava de informações claras e verificadas sobre a pandemia. Assim, fechamos parceria com a Fiocruz para esclarecer e validar nosso conteúdo.


Outra parceria firmada foi com o #Colabora, para ajudar jovens jornalistas nesse período difícil, O projeto de mentoria ajudou a capacitar jovens jornalistas da Maré, que realizaram pautas sobre o impacto da pandemia no conjunto de favelas e tiveram treinamento. Além disso, os selecionados ganharam bolsas financiadas pelo Fundo Enfrente, que mistura o financiamento coletivo (ou crowdfunding) e o aporte de parceiros, para multiplicar a arrecadação. O projeto foi selecionado pela plataforma Benfeitoria com apoio da Fundação Tide Setubal.

 

Em 2021, criamos a campanha de conscientização #USAMASCARAMORADOR 
Confira o vídeo!





Quer sugerir pautas para nossa redação? Você também pode dar sua sugestão pelo WhatsApp 21 97271 -9410 ou por email maredenoticias@redesdamare.org.br

Todo nosso conteúdo pode ser compartilhado, e também está disponível nas redes sociais!
Facebook @maredenoticiasoficial 
• Instagram @maredenoticias 
• Twitter @MareNoticias



 


EQUIPE

Coordenação Executiva: Daniele Moura

Editor Adjunto: Edu Carvalho

Repórteres: Hélio Euclides e Amanda Pinheiro

Diagramação e Programação: Filipe Almeida

Audiovisual: Matheus Affonso

Mídias Sociais: Dinho Costa

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2020
Parceria com o #Colabora para formação de novos jornalistas
2019
Celebração de 100 edições. Início da distribuição em parceria com o Espaço Normal
2017
Fundação do portal online
2015
Alcançamos a produção de 50 mil exemplares por edição
2009
Nasce o Maré de Notícias com 30 mil exemplares

Mais fotos do projeto Maré de Notícias

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!