O Censo Maré, com início em 2010, e realizado em parceria com o Observatório de Favelas, é um marco, a partir do qual nasceram outros projetos de pesquisa. Outro ponto importante é a capacitação de moradores da Maré para o trabalho, que já envolveu mais de 200 pessoas, contando com a parceria das 16 associações de moradores da região. A equipe multidisciplinar é composta por geógrafos, economistas, estatístico, cientista social, assistente social, técnico em geoprocessamento e técnico em cartografia.
# 1ª etapa – Guia de Ruas da Maré - Publicado em 2012 (com uma segunda edição atualizada em 2014), o Guia de Ruas da Maré conta com plantas, logradouros, Código de Endereçamento Postal (CEP) e histórico de cada uma das 16 comunidades da Maré. Foi realizada uma revisão completa da base cartográfica oficial do território a partir das malhas digitais disponibilizadas pelo Instituto Pereira Passos (IPP), órgão da Prefeitura. O trabalho mapeou 815 logradouros, dos quais mais da metade não constava nas bases oficiais, constatando ainda que mais de 100, entre becos e travessas, não tinham nome conhecido pelos moradores. O guia passou a ser usado pelo carteiro, pelos agentes de saúde, pelo conselho tutelar, por assistentes sociais e até por oficiais de Justiça para se localizarem na região. O mapeamento das ruas também serviu como base para que em 2016 a Prefeitura do Rio reconhecesse oficialmente mais de 500 logradouros da região, colocando a Maré no mapa da cidade e garantindo a todos o CEP de suas moradias. O processo de confirmação dos nomes das vias foi mais uma etapa de trabalho, que envolveu Redes da Maré, IPP e a população das diferentes comunidades da Maré.
# 2ª etapa – Censo de Empreendimentos Maré - Esta fase do Censo contou 3.182 estabelecimentos comerciais na Maré e levantou informações sobre fornecedores, perfil dos clientes, instrumentos de crédito, qualificação técnica, composição da mão-de-obra, condições para funcionamento e expansão. Os dados estão disponíveis na publicação Censo de Empreendimentos Maré, de 2014, composta por um relatório da economia local e pelo Catálogo de Comércios e Serviços da Maré, guia de utilidade pública, no qual são divulgados, com autorização dos empreendedores, nome, localização e telefone e/ou URL de 2.469 estabelecimentos, agrupados segundo suas atividades. Trata-se de um guia referência para investidores e consumidores locais e de fora da Maré, também utilizado por agências públicas e privadas, com a missão fomentar a microeconomia.
# 3ª etapa – Censo Populacional da Maré– O levantamento realizado em 2013 contou 139.073 moradores, distribuídos em 47.758 domicílios. A pesquisa abrange as características da moradia e das pessoas, tais como o acesso a serviços urbanos, a estrutura etária, o perfil escolar, a naturalidade, a situação conjugal e muitas outras.
Coordenação Geral: Eliana Sousa Silva e Dalcio Gonçalves Marinho
Coordenação executiva: Everton Pereira da Silva, Fábio Douglas Brito de Almeida, Felipe da Silva Alves, Jonathan Mark Nunn
Co-realizador: Observatório de Favelas
AF – Banco de Desenvolvimento da América Latina
16 Associações de Moradores da Maré
Veja o vídeo realizado pela Fundação Banco do Brasil sobre o Censo Maré!
Pesquisa traça um perfil completo do Complexo da Maré
O conjunto de favelas da Maré cresceu quatro vezes mais do que o restante do Rio
Censo da Maré: maioria das casas do conjunto de favelas é própria ou quitada
Censo da Maré: maioria das casas do conjunto de favelas é própria ou quitada
Vida cultural da Maré se mostra muito rica e diversificada
Levantamento traça raio-x da Maré 08.10
Complexo da Maré tem um pequeno Nordeste 10.10
Censo da Maré: conjunto de favelas cresceu quatro vezes mais que o estado do Rio
ARTIGO | ALVO DA POLÍCIA DE WITZEL, MARÉ REAGE COM DADOS
O Guia de Ruas da Maré chega à sua segunda edição e o PDF, com informações atualizadas, já está disponível para download gratuito. O Guia é resultado do Censo Maré, uma iniciativa da Redes da Maré e do Observatório de Favelas, com o apoio do Instituto Pereira Passos (IPP), e foi produzido em parceria com as 16 associações de moradores da região e outras organizações. O lançamento do Guia de Ruas da Maré é um marco na história do bairro pois produziu, pela primeira vez, o mapeamento cartográfico de uma área que, embora seja um bairro oficializado há vinte anos, costumava ser representada apenas como uma “mancha” no mapa da cidade. Faça o download clicando aqui
Censo de Empreendimentos Econômicos da Maré é fruto de uma iniciativa das instituições Redes da Maré e Observatório de Favelas. Com o apoio das 16 Associações de Moradores da região, foi possível realizar o projeto Censo Maré, do qual o presente estudo faz parte. O objetivo maior desse trabalho é produzir conhecimento sobre o cotidiano da Maré, enfrentando, deste modo, o conjunto de representações e ações distorcidas sobre quem são e como vivem os moradores dos territórios aqui abrangidos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2020 REDES DA MARÉ - Associação Rede de Desenvolvimento da Maré
As imagens veiculadas neste site tem como objetivo divulgar as ações realizadas para fins institucionais. Entendemos que todas as fotos e vídeos têm o consentimento tácito das pessoas aqui fotografadas / filmadas, mas caso haja alguém que não esteja de acordo, pedimos que, por favor, entre em contato com a Redes da Maré para a remoção da mesma (redes@redesdamare.org.br). • Créditos | Fotos: Douglas Lopes e Kamila Camillo | Vídeos: Carol Aleixo | Agradecemos a todos os voluntários e tecedores que estão contribuindo também com o registros para a campanha.