PROJETO

No final de 2019, a Redes da Maré recebeu a doação de material de robótica, próprio para participação em torneios de relevância no campo. Foi a partir desse momento que nasceu o projeto de robótica, dividido em diversas iniciativas, como as oficinas de robótica do projeto Nenhum a Menos e a parceria com o Colégio Professor João Borges de Moraes. Todas essas ações fazem parte da Rede de Inovação Tecnológica da Maré (RITMA).

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

 

 

• Oficina de robótica no projeto Nenhum a Menos

O projeto de robótica do NaM, o Lab Robótica Maker, foi criado em 2022 para crianças entre 7 e 13 anos da Maré e tem como premissa o Movimento Maker, baseado no “Faça você mesmo”, ou seja, construir, consertar, fabricar ou modificar com as próprias mãos o que é de sua necessidade através de materiais reutilizáveis.

As crianças são levadas a interagir, ensinar e aprender sempre de forma colaborativa. Esse modo de construção de conhecimentos é denominado de metodologia ativa STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), promovendo o desenvolvimento da lógica de pensamento computacional.

A oficina de robótica acontece na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna com duas turmas: a primeira atende crianças de 7 a 9 anos, das 15h30 às 17h, e a segunda atende crianças de 10 a 13 anos, das 17h às 18h30, oferecendo a abordagem de algumas práticas de lógica de programação.

 

• Parceria com o CE Professor João Borges de Moraes

Junto com o Colégio Professor João Borges de Moraes, parceiro institucional da Redes desde sua abertura, foi formada uma equipe de 7 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio com a finalidade de iniciar um projeto de inclusão na área computacional no território, possibilitando, assim, a ampliação da formação dos estudantes e da inserção desses adolescentes no mercado de trabalho, que valoriza e exige esse conhecimento.

Nesse contexto, surge o projeto Peritech Maré (Periferia e Tecnologia da Maré), com o objetivo de fomentar o protagonismo de estudantes em tecnologias digitais, promovendo habilidades desejadas, como inteligência socioafetiva, cooperação, criatividade, autonomia, raciocínio lógico da programação dos robôs, pesquisa científica e criação de soluções inovadoras a problemas identificados no território.

O projeto é composto por encontros presenciais e remotos para a elaboração da pesquisa científica, experimentos com construção e programação de robôs, planejamento das ações, troca de experiências dentro da equipe e com outros estudantes interessados, conhecimento dos torneios para inscrição, além de envolvimento das famílias no processo.

Nos primeiros meses, são 4 horas de trabalho por semana, além de intercâmbio com outras equipes com visitas presenciais e/ou virtuais. Os jovens também participam de atividades de formação humana e científica no campo das ciências e tecnologias com parceiros do projeto, a cada torneio.

PERITECH NA PANDEMIA

 

 

Diante da pandemia, os encontros presenciais para a preparação para os torneios de robótica foram severamente dificultados, pois os estudantes não contavam com equipamentos e nem com acesso à internet adequados a essa atuação. Logo, a Redes da Maré promoveu que os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Professor João Borges de Moraes, Nova Holanda, participassem do projeto ‘Nas Ondas da Maré’, com aulas de informática, concessão de notebooks, uma bolsa que colabora para o acesso à internet e a aquisição de equipamentos eletrônicos para que esses jovens tenham oportunidade de vivenciar essas experiências.

 

DEPOIMENTOS

 

 

“Fazer parte da equipe Peritech Maré no meio da pandemia do coronavírus não foi fácil. Muitas vezes eu não podia participar por falta de Internet, dava uma desanimada, e também tive que cuidar da minha mãe e irmã que pegaram covid-19 ao mesmo tempo. Mas, mesmo assim, conseguimos entregar o trabalho na etapa Regional, passamos para a etapa Nacional, e ainda ganhamos 1° lugar em Mérito Científico no Nacional. Pra mim tudo isso foi muito gratificante. Participar da equipe, ganhamos uma categoria e ainda fui elogiada em equipe e pelos juízes! Já estou animada para o ano que vem!”

Mylena Nascimento, 16 anos, aluna do CE Professor João Borges

 

“Com a Peritech aprendi a realizar trabalhos científicos e todas as normas que os acompanham, melhorando minha escrita e expandindo meu vocabulário e, consequentemente, melhorando minha escrita na redação, me deixando mais confiante no vestibular. Além disso, como consequência de um bom rendimento no Torneio Brasil de Robótica, conquistei uma bolsa de estudos de 100% na faculdade de engenharia de minha escolha, evidenciando que o processo percorrido até aqui não foi em vão.”

Judy Beatriz, 18 anos, ex-aluna do CE João Borges no Ensino Médio, e participa do Peritech desde 2019

 

"Antes de entrar na equipe eu nem imaginava que participaria de um grupo de robótica. O projeto me fez pensar sobre as problemáticas que assolam o nosso território e sobre possíveis soluções, além de ajudar com as matérias da escola e dar suporte para que eu continuasse a estudar, pois foi através do projeto que surgiram parcerias que disponibilizam computadores."

Camille Soares, 18 anos, ex-aluna do CE João Borges no Ensino Médio, e participa do Peritech desde 2019

 

 

Além disso, a Redes da Maré vem apoiando o projeto não só com a aquisição de material tecnológico, mas também patrocinando parcerias para lives e rodas de conversa entre cientistas da área da computação e de outras ciências com jovens do território.

Live de classificação para a etapa Nacional do Torneio Brasil de Robótica (2021)

 

NOSSAS CONQUISTAS

 

 

Em 2021, depois dos resultados positivos que a equipe Peritech Maré apresentou em suas duas participações em torneios renomados de robótica no ano de 2020, outras ações foram acrescidas ao projeto, como a participação no “Garotas Stem”, parte do programa Mulheres na Ciência, parceria da Redes da Maré com o British Council e o Museu do Amanhã, que visa apoiar o papel das mulheres na liderança e as oportunidades para garotas na sociedade civil, STEM e nas artes, promovendo uma ciência mais diversificada e representativa de gênero.

 

A partir do programa, houve um aumento da participação das meninas na equipe de robótica, além do aumento do interesse das meninas da Maré pela área de tecnologia e computação.

 

Somando-se a essas circunstâncias, também pode-se ressaltar o desenvolvimento dessas adolescentes na elaboração de um trabalho científico, seguindo o método científico, sempre atrelado a uma metodologia de pesquisa, abordando um problema e propondo uma solução inovadora.

 

O British Council e o Museu do Amanhã foram parceiros apoiadores do Garotas Stem, em 2020.

 

Confira alguns dos trabalhos abaixo:

 

Mérito Científico | Peritech Maré Nacional 2020

FITOSSANIDADE PELA SABEDORIA POPULAR E CIENTÍFICA NA MARÉ

 

Mérito Científico | Peritech Maré Nacional 2021

ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: DESAFIOS PARA ESTUDANTES NA MARÉ

 

 

Assista a live com as cientistas Duília de Mello e Nina da Hora no Instagram da Redes da Maré:

 

ASSISTA AQUI

EQUIPE

Coordenação: Inês Cristina Di Mare Salles e Ana Helena Mendes e Senna

Educadores da oficina de robótica do Nenhum a Menos: Ana Helena Mendes e Senna

Apoio pedagógico da oficina de robótica do Nenhum a Menos: José Rodrigo

Técnicas da equipe de robótica Peritech Maré: Ana Helena Mendes e Senna e Inês Cristina Di Mare Salles

Coordenação do Projeto Garotas Stem em parceria com o British Council e o Museu do Amanhã: Nina da Hora e Ana Helena Mendes e Senna

Estudantes participantes da equipe de robótica de 2021: Artur Castro de Almeida, Camille Soares Silva Figueiredo, José Rodrigo Araújo Leão, Judy Beatriz Faria dos Santos, Lucas Ribeiro dos Santos, Mariane Macario de Azevedo, Mylena Nascimento Alves, Nathanael Damasio da Silva Rangel Coelho e Sabrina Souza de Andrade

 

 

CONTATO DO PROJETO

E-mail: eixoeducacao@redesdamare.org.br

WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462

Facebook: @peritechMare

Instagram: @peritech_mare

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021

Convite para participar do Torneio Brasil de Robótica (TBR 2021), na modalidade remota, com o tema “Eliminação do Trabalho Infantil”. Na etapa regional, Rio de Janeiro, a equipe foi classificada para a etapa nacional, que aconteceu em dezembro de 2021, e os alunos ficaram em 1° lugar na categoria “Mérito Científico”. Uma das estudantes ganhou uma bolsa de 100% para uma universidade privada de São Paulo, o Centro Universitário ENIAC - instituição focada em inovação, tecnologia, sustentabilidade e cultura Maker. | Visita ao circuito cultural da Praça Mauá, pelas relações com os estudos envolvendo a história da população afro-brasileira na cidade, a região da Pequena África, os museus de Arte do Rio e do Amanhã, além de um almoço com entrega de medalhas e presentes. A atividade contou com a participação dos diretores e professores da escola.

 

Foto: Preparação para TBR nacional 2021.

2020

Devido à participação no FLL 2019/2020, foi feito o convite para participar do Torneio Brasil de Robótica (TBR 2020), na modalidade remota, com o tema “Fitossanidade”. Na etapa regional, Rio de Janeiro, a equipe foi premiada na categoria “Superação” e classificada para a etapa nacional. Na etapa nacional, a equipe ficou em 1º lugar na categoria Organização & Método. | Diante dessa participação, a estudante Camille Soares Silva Figueiredo recebeu o convite para participar de uma conversa online com políticas em comemoração ao dia internacional das meninas, 11 de outubro, que teve a oportunidade de trocar relatos e opiniões com Marina Silva. | Para ampliar o conhecimento tecnológico no território e, além disso, envolver mais meninas nessa área, a Redes da Maré inscreveu a equipe Peritech Maré no edital do British Council junto do Museu do Amanhã para o Programa “Girls in Stem”. Nesse caso, o programa não ficaria restrito à equipe de robótica, mas se multiplicaria para os jovens da Maré. A equipe foi contemplada pelo edital e até hoje continua participando do programa.

 

Medalhas e Troféus das premiações da equipe Peritech Maré no TBR Rio e Nacional 2020.

2019

Recebimento de doação de material de robótica e convite para participação no torneio de robótica First Lego League (FLL 2019/2020), cujo tema foi City Shaper. Equipe premiada na categoria “Core Values” (Valores Sociais), no quesito “Inspiração”, durante essa etapa regional Rio de Janeiro, com modalidade presencial.

 

Participação no FLL Rio 2019-2020.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

NOTÍCIAS


Fotos do projeto Curso de Robótica

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!