Os dois primeiros anos de pandemia exigiram novos investimentos e o resgate de antigos compromissos no campo da educação. No entanto, essa não foi uma realidade na Maré e em outros territórios periféricos. A partir das experiências da campanha Maré diz NÃO ao coronavírus e da pesquisa Educação de meninas e COVID-19 no Conjunto de Favelas da Maré, realizada pela Redes da Maré em parceria com o Fundo Malala em 2020, surgiu a necessidade de identificar os impactos da pandemia causada pela covid-19 na educação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, em seus familiares e professores.
A pesquisa, que contou com a parceria do Instituto Unibanco, reuniu 18 escolas públicas do Conjunto das 16 Favelas da Maré - estaduais e municipais -, incluindo estabelecimentos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uma de Ensino Técnico.
A equipe da Redes da Maré saiu em campo para entender quais eram, de fato, os desafios da comunidade escolar - nos 20 meses de 2020 e 2021 - em que as atividades pedagógicas sofreram tantas conturbações: suspensão de aulas presenciais, ensino remoto, híbrido e reabertura das escolas.
Aluno do 7º ano do EF
Ex-aluno
Aluno do 1º ano do EM
Aluna do EJA
Mãe de aluna do 9º ano do EF
Diretora escolar
Professor
Mãe de aluna do 9º ano do EF
Diretor escolar
De acordo com dados do projeto, desde março de 2021 até o fechamento desta pesquisa, o serviço de busca ativa já havia identificado 983 adolescentes e crianças que tinham abandonado os estudos. Os números vêm de listas fornecidas pelas escolas públicas da Maré, mas é importante lembrar que com a equipe em campo foram encontrados mais estudantes distantes desses bancos escolares.
Os motivos mais presentes para a não adesão às atividades remotas oferecidas foram: falta ou dificuldade de acesso à internet, falta de dispositivo móvel, dificuldade de acessar ou realizar as atividades, família em situação de pobreza, desinteresse pelos estudos e falta de vaga em escola próxima à residência.
Também foi relatado pelos profissionais da educação que, por meio da busca das famílias pela cesta básica, os profissionais da educação puderam localizar alunos em risco de evasão, atualizar registros, fazer busca ativa e aumentar o nível de engajamento, ou seja, dos laços entre responsáveis, escola e alunos.
Maré de Notícias | 15.03.2022
Pesquisa da Redes da Maré revela os impactos da covid-19 em escolas públicas das 16 favelas
RJ2 - TV Globo | 11.03.2022
Maré de Notícias | 20.07.2021
Iniciativas da Maré buscam reverter abandono escolar e fortalecer ensino público
Rádio CBN | 21.02.2021
Texto:
Andréia Martins
Andréia Cidade
Monizza Rizzini
Edição:
Demétrio Weber
Adriana Pavlova
Projeto gráfico e diagramação:
Juliana Barbosa
Revisão:
Adriana Pavlova
Eliana Sousa Silva
Luiz Assumpção
Produção editorial:
Julia Bruce
Coordenação da pesquisa:
Andréia Martins
Pesquisadoras:
Andréia Cidade
Juliana Leite
Supervisão de campo:
Alessandra Pinheiro
Assistente de campo:
Alessandra Prado
Equipe de pesquisadoras de campo:
Aline Ádria, Cláudia Martins, Edvania Ferreira, Elza Sousa, Maria Daiane de Araújo, Nívia Claudia Katica e Vanessa Garcia
Tratamento e tabulação de dados:
Bianca Cambiaghi
Pamela Matos
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