Com a pandemia e a consequente necessidade de suspensão das atividades pedagógicas presenciais, nas escolas, o marco inicial do projeto foi uma pesquisa no território para saber mais sobre os impactos da Covid-19 nos estudos das meninas. Através de questionários online e pesquisa de campo, foram identificados obstáculos nas suas trajetórias educacionais. A pesquisa contou com a participação de mais de mil meninas e mulheres estudantes e moradores da Maré, a partir de 6 anos de idade.
BUSCA ATIVA
Através de informações de diferentes fontes ou de busca espontânea, são feitas visitas domiciliares para encontrar meninas que não estejam estudando ou que estejam com baixa frequência escolar.
IDENTIFICAÇÃO / RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Depois do contato com as famílias e da identificação dos motivos da infrequência e evasão das meninas, são buscadas soluções para a reinserção nas escolas, através das redes locais e equipamentos públicos de educação, saúde e/ou assistência social.
ADVOCACY
Fomentar a articulação entre as redes estadual e municipal de educação; fortalecer a discussão de gênero nas escolas da Maré; contribuir para a busca de alternativas para a reposição de aulas perdidas por conta de conflitos armados; estimular a articulação intersetorial, principalmente entre equipamentos públicos de educação, assistência social e saúde.
O Malala Fund é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que apoia iniciativas para que todas as meninas possam ter acesso a 12 anos de educação gratuita, segura e de qualidade. Foi fundado, em 2013, por Malala Yousafzai, ativista pela educação feminina e por seu pai, Ziauddin Yousafzai. O fundo atua em oito países: Afeganistão, Brasil, Etiópia, Índia, Líbano, Nigéria, Paquistão e Turquia. No Brasil, apoia sete instituições nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, entre elas a Redes da Maré.
MALALA YOUSAF
Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel, e é conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação. Em 2013, Malala foi capa da revista Time e considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. No mesmo ano, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas, pedindo acesso universal à educação.
COORDENAÇÃO
Andreia Martins e Kelly Marques
EQUIPE
Alessandra Pinheiro
Elza Souza
Maria Daiane Alves
Claudia Martins
Ana Claudia Brito
Zeneida Duarte
Edilene Rodrigues
Doralice Soares
PARCEIRO APOIADOR
Créditos fotos: Yasmin Velloso / Fundo Malala
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2020 REDES DA MARÉ - Associação Rede de Desenvolvimento da Maré
As imagens veiculadas neste site tem como objetivo divulgar as ações realizadas para fins institucionais. Entendemos que todas as fotos e vídeos têm o consentimento tácito das pessoas aqui fotografadas / filmadas, mas caso haja alguém que não esteja de acordo, pedimos que, por favor, entre em contato com a Redes da Maré para a remoção da mesma (redes@redesdamare.org.br). • Créditos | Fotos: Douglas Lopes e Kamila Camillo | Vídeos: Carol Aleixo | Agradecemos a todos os voluntários e tecedores que estão contribuindo também com o registros para a campanha.