voltar
1ª edição do MC.Metaverso Brasil desembarca no Conjunto de Favelas da Maré

Julia Bruce

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 8h às 18h, o Centro de Artes da Maré (CAM) receberá mostras audiovisuais em realidade virtual, com entrada gratuita, por meio da iniciativa inovadora e pioneira do Movimento Cidade, que realizará a Mostra MC.Metaverso Brasil - Territórios Brasileiros, de junho a novembro de 2023, nas cidades de Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Manaus. A Maré representará o Rio de Janeiro neste projeto, que tem incentivo da Meta e é realizado pelo Ministério da Cultura do Brasil e pela produtora capixaba ES BRAZIL.

Jovens a partir de 14 anos, estudantes da rede pública, adultos e idosos são o público-alvo da ação, que terá três dias de duração com curta-metragens nos gêneros de documentário, ficção, animação e experimentais. Além dos filmes exibidos dentro dos óculos de realidade virtual, a mostra conta com atividades presenciais como oficinas, workshops, bate-papos, palestras e atrações musicais.

“A ideia é aproximar as novas tecnologias das pessoas, fazer com que os participantes engajem, pensem, curtam e dialoguem com o metaverso através do audiovisual, da música e dos bate-papos com convidados de diversas áreas da sociedade civil. E, principalmente, mostrar que a cultura é capaz de dialogar diretamente com a inovação ”, detalha a diretora de comunicação do MC, Luísa Costa, a respeito das temáticas que guiam esta primeira edição do MC.Metaverso Brasil.

A coordenadora do projeto Nas Ondas da Maré, Mayara Rosário, lembra que a área da tecnologia oferece uma infinidade de possibilidades profissionais e mergulhar nesse universo proporciona a abertura de caminhos para carreiras promissoras, contribuindo com a conexão de pessoas que já estão nesse meio. “Muitos de nós não tiveram a chance de vivenciar de perto o mundo da tecnologia, mas esse evento pode mudar isso. Ao participar desse evento, podemos descobrir novas formas de expressar nossas ideias e talentos locais. É uma oportunidade de despertar artistas locais e abrir portas para um futuro cheio de oportunidades. Participar deste evento é uma maneira de mostrar ao mundo do que os jovens de favelas e periferias do Rio de Janeiro são capazes. É uma oportunidade de colocar a Maré no mapa tecnológico e buscar oportunidades para um futuro brilhante”, explica Mayara.

 

Aula do Curso de Manutenção de Smartphones e Tablets no prédio central da Redes da Maré, na Nova Holanda. Foto: Patrick Marinho

 

Confira a programação completa aqui:

 

MOSTRA AUDIOVISUAL

Assista a curta metragens em óculos de realidade virtual

Aberto ao público

22 a 24 de junho (quinta, sexta e sábado), de 8h às 12h e 14h às 18h [diversas sessões]

 

BATE-PAPOS

Abertura oficial com autoridades

Aberto ao público

22 a 24 de junho (quinta, sexta e sábado), de 9h às 10h

O Metaverso como Política de Acesso Inscrição prévia aqui

22 de junho (quinta-feira), de 10h30 às 12h

Territorializar o Metaverso

Inscrição prévia aqui

23 de junho (sexta-feira), de 10h às 11h30

 

OFICINA

Oficina Mão Na Massa :: Meta Spark Descomplicado: Criando seu primeiro filtro para o Instagram

Nessa oficina temos como objetivo mostrar que a criação de realidade aumentada é mais fácil do que as pessoas imaginam. Venha conosco conhecer o Meta Spark e criar seu primeiro efeito para o Instagram utilizando recursos de realidade aumentada.

Serão 15 participantes para cada turma entre os dias do evento e é desejável que o aluno tenha conhecimentos básicos de informática e curiosidade no tema para participação.

22 a 24 de junho (quinta, sexta e sábado), de 16h às 17h30 | Inscrição aqui

 

PALESTRA

A Arte do Futuro Inscrição prévia aqui

24 de junho (sábado), de 10h às 11h30

 

WORKSHOPS

Olhe ao seu Redor

Usando fotogrametria com o celular, para materialização de memórias. Escaneamento de objetos, lugares e pessoas. O workshop também evidenciará sempre um artista de cada território, para desenvolvimento de assets em 3D, ilustrações, objetos ou esculturas locais que serão usados pelos participantes.

É desejável que o aluno possua um smartphone e curiosidade no tema para participação.

22, 23 e 24 de junho (quinta, sexta e sábado), de 10h às 11h30 [turma continuada com 20 participantes] | Inscrição prévia aqui

Espaços do Metaverso :: Criando gratuitamente seu primeiro espaço virtual

Nesse workshop iremos explorar a ferramenta Spatial com o intuito de criar um espaço personalizado no metaverso compatível com celular, computador e óculos VR.

É desejável que o aluno possua um smartphone e curiosidade no tema para participação.

22, 23 e 24 de junho (quinta, sexta e sábado), de 14h às 15h30 [uma turma por dia de até 10 participantes] | Inscrição prévia aqui

 

MÚSICA

Dj Aberto ao público

22 e 23 de junho (quinta e sexta), a partir das 17h30

Metabaile + Show Aberto ao público

24 de junho (sexta-feira), às 18h

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!