PROJECT

Product of the partnership between Redes da Maré and Lia Rodrigues Companhia de Danças, the Free Dance School of Maré was inaugurated in 2011 with the objective of democratize the access to art and dance, formulating education and professionalization actions.
About 300 people - including children, adolescents and adults - participate in the free and continuous workshops. Regarding the regular schedule, the ‘Open Doors Week’ happens every year, with an extensive program, such as dance classes, balls and special workshops. The school also has a partnership with the Panorama Festival and receives Brazilian and foreign teachers.

The school has two main cores:


# Core 1 –
Open to Maré residents of all ages, this nucleus offers continuous ballroom, street dance, contemporary dance, ballet, yoga, body awareness and Afro-Brazilian dance workshops;

# Core 2 – A project of technical, artistic and professional formation with young people from Maré and other regions with daily theoretical and practical classes designed by choreographer Lia Rodrigues and teacher Silvia Soter. Active since 2012, the group currently has 26 members, all selected in artistic auditions. With pedagogical work under constant review for lack of stable financial resources, the formation includes regular contemporary dance and classical ballet classes, workshops with guest artists, participation in reassembled dance pieces and creation of works. During these years, there were also exchange programs with France (2013, 2016 and 2017) and Switzerland (2016). With 20 hours of classes per week, Core 2 opens from Monday to Friday in the afternoon. The project is supported by Fondation Hermès.

 

The presence of Lia Rodrigues Companhia de Danças and the Free Dance School of Maré made the Maré Arts Center a reference for dancers, choreographers and other artists. MAC is often visited by international dance names as a result of Lia Rodrigues’ partnerships and exchanges with foreign institutions.

Timetable of Classes of Centre 1:

Physical Awareness: Mondays from 09:00 to 10:30;
Afro-Brazilian Dance: Tuesdays from 17:30 to 19:00;
Ballroom Dancing: Thursdays from 19:00 to 21:00;
Beginners’ Urban Dance: Mondays from 19:00 to 20:00;
Intermediate Urban Dance: Mondays from 20:00 to 21:30 and Wednesdays from 19:30 to 21:00;
Beginners’ Contemporary Dance: Wednesdays from 09:30 to 11:00;
Introduction to ballet for children: Mondays from 17:30 to 19:00;
Introduction to ballet for young people and adults: Wednesdays from 17:30 and 19:00;
Introduction to ballet, Class 2 for children: Thursdays from 17:30 to 18:30;
Yoga: Fridays from 09:00 to 10:30.

Team:

Coordination: Gabriel Lima
Pedagogical Coordination: Silvia Soter
Artistic Coordination: Lia Rodrigues
Teaching staff: Sylvia Barreto (Classical Ballet), Renato Cruz (Urban Dances), Bruno Damião (Body Awareness), Leila Santos (Ballroom Dances), Gabriel Lima (Afro-Brazilian Dance) and Clarice SIlva (Contemporary Dance for the Students of the Core 2 - Contemporary Dance Formation Group).
Production Assistant: Marcos Diniz / Lethícia Barcelos
Finance: Carlos André

Sponsorship:

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Smart Fit

Responsabilidade Social Rede Globo

Fundação Hermès

 

Partners: 

Lia Rodrigues Companhia de Danças, Festival Panorama, Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (France), Manufacture Dance School (Sweden), Yoga in the Maré. 

 

 

PRINCIPAL ACHIEVEMENTS

2021
# Núcleo 1: Continuidade das atividades em formato virtual, com oferta de oficinas de modo síncrono e assíncrono l Comemoração em outubro dos 10 anos da ELDM. # Núcleo 2: A presença de artistas da dança para a condução de um projeto coreográfico-pedagógico que resultou na construção de uma performance virtual coletiva. Os artistas convidados foram Felipe Vian, Renato Cruz, Rubens Oliveira, Dani Lima e Volmir Cordeiro. | Nova chamada de audição em março/abril de 2021 com formato on-line, para participação em Projeto Coreográfico Pedagógico l.
2020
# Núcleo 1: Iniciamos as atividades com oficinas presenciais que, por conta da pandemia, foram adaptadas para atividades virtuais. | Participação da Escola no programa “Convida”, do Instituto Moreira Salles, com o projeto “Corpo em Isolamento”, criando um material audiovisual coletivo e gerando renda para alunos. | Realização de campanha para arrecadação de fundos e recuperação do telhado do CAM com participação ativa de alunos da ELDM. # Núcleo 2: Residência artística da coreógrafa Cristina Moura. | Adesão de alunos do Núcleo 2 na Campanha "Maré Diz NÃO ao Coronavírus", cuja sede de trabalho foi o CAM.
2019
# Núcleo 1: Participação de 3 alunas da turma de Ballet Infantil na audição para a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. | Marllon Araújo e Luyd Carvalho, alunos formados pelo Núcleo 2, ministraram duas oficinas abertas no mês de junho. | A turma de Danças Urbanas participou da inauguração da nova sede da Redes da Maré na Vila do Pinheiro, com apresentação de "Flash Mob”. | A “Jornada Saberes e Fazeres: o encontro da Universidade com o Centro de Artes da Maré” contou com apresentação de trabalhos e pesquisas desenvolvidos por professores da ELDM. | Realização da Semana de Portas Abertas, com oficinas de dança e teatro abertas ao público. # Núcleo 2: Aprovação de dois jovens alunos na Escola PARTS, na Bélgica. | Exposição Abdias Nascimento no CAM com performance do grupo. | Nova audição no segundo semestre.
2018
# Núcleo 1: Participação da turma de Danças Urbanas, do profº Renato Cruz, em quatro eventos culturais externos para apresentações de “Flash Mobs”. | Atividade cultural externa em parceria com o Festival Panorama. l Realização da Semana de Portas Abertas, evento anual em que as diversas turmas apresentam trabalhos. l Ao longo de 2018, realizamos 20 atividades culturais externas contemplando as diferentes turmas. # Núcleo 2: Realização de turnê internacional com o espetáculo “May B”, de Maguy Marin. l Aprovação em Edital da Fundação Prince Claus.
2017
# Núcleo 1: Realização de “Flash Mob” com a turma avançada de Danças Urbanas no Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, a convite do apoiador. # Núcleo 2: Intercâmbio de alunos da Escola de Dança Manufacture, da Suíça, em aulas diárias com o Núcleo de Formação. | Participação de 5 integrantes no projeto Camping, do Centre National de la Danse, na França.
2016
# Núcleo 1: Realização do projeto “Ocupação”, com residências artísticas de teatro, fotografia e dança em sintonia com as ações da Escola. l Edição do Festival Panorama com realização de 3 workshops no CAM: João Fiadeiro, Federica Folco e Cristian Duarte. l Oficina “Mulheres ao Vento”, para maiores de 40 anos. l Realização da Semana de Portas Abertas. l Angel Vianna apresenta o trabalho “Amanhã é outro dia” no Centro de Artes da Maré. l Visita da equipe Solidarium, plataforma Francesa da Fondation Cognacq-Jay, com a produção de vídeo e matéria sobre as ações da ELDM; # Núcleo 2: Participação de cinco integrantes no encontro de intercâmbio Camping - Centre National de la Danse, na França. l Quatro integrantes do Núcleo 2 selecionados para audição da escola PARTS, na Bélgica. l Programa de intercâmbio com a Escola Manufacture, em Lausanne, na Suíça.
2015
# Núcleo 1: Realização no CAM do projeto “Dança Maré!” - espetáculos de dança e oficinas com Josh Antonio e JP Black abertas ao público da Escola. l 25 eventos realizados no espaço do Centro de Artes da Maré, entre eles: 12 espetáculos de teatro/dança, 4 exposições e 1 Biografia completa sobre Augusto Boal. l Realização da Semana de Portas Abertas em Setembro. l Oficina “Mulheres ao Vento”. l Apresentações de final de ano com a participação de familiares e amigos; # Núcleo 2: Intercâmbio na Maré com alunos da Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine, França. l Performance de rua no lançamento da Campanha Jovem Negro Vivo, na Maré.
2014
# Núcleo 1: Realização da “Mostra Maré de Artes Cênicas” no CAM com oferta de espetáculos de teatro e dança e workshops abertos. l Em Novembro, 4 atrações do Festival Panorama aconteceram no CAM: Paloma Calle, David Mambouch, Anne Theresa de Keersmaeker e Christian Duarte com a participação de alunos e alunas. l Realização da “Semana de Portas Abertas” em Dezembro com apresentação do trabalho aos familiares e público em geral como elemento pedagógico importante no processo de aprendizagem da dança. l Realização de 11 saídas culturais externas em espetáculos e exposições na cidade. # Núcleo 2: Segunda audição para o Núcleo de Formação com a entrada de novos alunos. l Ensaio e nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré”. l Ingresso de 6 alunos do Núcleo 2 na Faculdade de Dança da UFRJ.
2013
# Núcleo 1: Realização da temporada “Maré de Artes Cênicas” no CAM com apresentação de espetáculos de teatro e dança, acompanhados de workshops abertos aos alunos e alunas. l Cerca de 80% dos alunos da ELDM tem perfil jovem, moradores da Nova Holanda ou das comunidades mais próximas, como Parque União. # Núcleo 2: Criação coletiva e ensaio de “Exercício M, de Movimento e de Maré” - com 18 apresentações em espaços culturais. l Realização de intercâmbio com a Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (França).
2012
# Núcleo 1: Em maio de 2012, a ELDM já recebia cerca de 200 alunos com idades entre 4 e 67 anos, moradores da Maré e redondezas. l Realização de sessões do cineclube Maré Cine - Mostra de Filmes de Dança. l Realização da Mostra Maré de Artes Cênicas, com apresentações mensais de espetáculos de teatro e dança no CAM, além de workshops em sintonia com as atividades da Escola. # Núcleo 2: Segunda audição para o Núcleo de Formação com a entrada de novos alunos. l Ensaio e nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré”. l Ingresso de seis alunos do Núcleo 2 na Faculdade de Dança da UFRJ.
2011
# Núcleo 1: início das atividades da ELDM em outubro, com a oferta das oficinas abertas ao público: Introdução ao Ballet, Dança Criativa, Percussão, Consciência Corporal, Dança de Salão, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. l Promoção de atividade cultural externa com ida ao Festival Panorama em novembro de 2011.

More Images

RELATED PROJECTS