voltar
Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência contra o racismo e a desigualdade racial

Foi no ano de 1971, no Clube Náutico Marcílio Dias, em Porto Alegre, que um grupo de pensadores, militantes e intelectuais negros se reuniu para relembrarem Palmares, seus líderes e outros milhares de pessoas que foram retiradas do continente africano e trazidas às Américas para serem escravizadas.

O grupo ali reunido tomou ciência de que 20 de Novembro de 1695 era a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, espaço que, por 95 anos, resistiu à violência escravista no período colonial. Decidiram assim a escolha da data para a celebração do Dia da Consciência Negra, por evidenciar a contribuição incontestável das pessoas negras para a construção do Brasil e expressar a luta dos Movimentos Negros contra o racismo e a desigualdade racial. 

Neste 20 de novembro, lembramos a importância dos movimentos sociais na transformação da sociedade como um todo que, através do coletivo e da certeza do direito à dignidade faz justiça e onde as possibilidades de uma sociedade racialmente equitativa se constrói.

Gostaríamos de lembrar que estar contra o racismo é exercício diário de reaprendizado, de deixar para trás certezas limitantes, é enfrentar conflitos internos e externos e compreender que essa empreitada é também coletiva.

A liberdade se fez semente no coração dos que acreditam que nem sempre é preciso ter asas para alçar voos e que através de mentes fortes e pés descalços caminhos de esperança foram traçados, permanecem e são firmemente seguidos. 

Queremos ver quando Zumbi chegar!

 

Redes da Maré

 

Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2021

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!