Competição dentro da programação do festival celebrou os 25 anos da Luta pela Paz
Com sol, calor e muita energia, a terceira edição da Corrida Destemidas tomou as ruas da Maré na manhã deste domingo, último dia do Festival Mulheres do Mundo WOW Rio, celebrando os 25 anos da organização Luta pela Paz e o esporte como espaço de encontro feminino. O evento da programação WOW Maré reuniu 400 participantes, que percorreram um trajeto de 4 km, saindo da Luta pela Paz, passando por diferentes ruas do Conjunto de Favelas da Maré e voltando até o ponto de partida.

No pódio, o primeiro lugar ficou com Luciana Guilliod, seguida de Rebeca Lima em segundo e Kelvelene Santos em terceiro. Para a vencedora, que não escondia a felicidade, o momento foi marcante:
“Acho muito bom termos a oportunidade de correr em meio ao trânsito, onde normalmente só passam carros, e poder ocupar a cidade dessa forma. As mulheres são muito ensinadas a ficarem em casa, e eu acho incrível ver tantas mulheres juntas, ocupando as ruas. Juntas, a gente consegue muita coisa!”, afirmou Luciana Guilliod.
Criado há oito anos pela jornalista Carol Barcellos junto com o Luta pela Paz, o projeto de corrida Destemidas inspira e valoriza o protagonismo das mulheres no esporte.
“Essa corrida é a celebração de muitas conquistas, de todos esses anos . Destemidas é mais do que um projeto, é um movimento e a prova é ver tantas mulheres juntas para correr num domingo de manhã, ocupando espaços. É inacreditável tudo que está acontecendo hoje", disse Carol Barcellos em sua rede social.

Durante a competição debaixo de sol forte, a Águas do Rio garantiu a hidratação das atletas e do público, distribuindo copos de água e ainda borrifando líquido para refrescar quem estivesse por perto.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2025 REDES DA MARÉ - Associação Redes de Desenvolvimento da Maré
As imagens veiculadas neste site tem como objetivo divulgar as ações realizadas para fins institucionais. Entendemos que todas as fotos e vídeos têm o consentimento tácito das pessoas aqui fotografadas / filmadas, mas caso haja alguém que não esteja de acordo, pedimos que, por favor, entre em contato com a Redes da Maré para a remoção da mesma (redes@redesdamare.org.br).