voltar
4 anos de parceria da Escola Livre de Dança da Maré com o Prince Claus Fund

Julia Bruce

A coordenadora da Escola Livre de Dança da Maré (ELDM), Karoll Silva, e o seu antecessor no cargo, Gabriel Lima, estiveram na Holanda, entre 16 e 29 de junho, para o evento, promovido pelo Prince Claus Fund, de finalização do Next Generation. O programa formativo, com duração de três anos, realiza um intercâmbio entre jovens artistas de diferentes origens e países do hemisfério sul de organizações apoiadas pela fundação.

Entre 2018 e 2022, a Fundação foi apoiadora do Núcleo 2 de Formação Intensiva em Dança e promoveu este encontro também para formalizar o encerramento da parceria. Durante esse tempo, o Prince Claus Fund apoiou financeiramente a Escola Livre de Dança da Maré, ofereceu cursos de aperfeiçoamento em gestão e sustentabilidade para a coordenação do projeto e o programa Next Generation.Esse, além de proporcionar a criação de uma rede com diferentes projetos e disciplinas, desenvolveu espaços seguros de diálogos em torno de temas como igualdade social, gênero, raça etc, e concedeu prêmios para iniciativas que trabalham com juventudes.

Gabriel Lima foi coordenador da Escola entre 2018 e 2021 e participou deste programa formativo. “Dentro do Next Generation, pude ir para a Holanda e para o Quênia, trocar e aprender com muitos projetos interessantes e que possuem trabalhos como o que desenvolvemos na Maré. Pude falar sobre a Maré, a Escola Livre de Dança e este trabalho desenvolvido pela Redes da Maré e pela Lia Rodrigues Cia de Danças no território, sobre o quanto ele é importante e já mudou a vida de centenas de pessoas ao longo de mais de 10 anos”, conta ele, que hoje atua como assistente de programas da Fundação Ford, um dos parceiros apoiadores da Redes da Maré.

No evento de encerramento, os representantes da ELDM puderam trocar ainda mais com os outros parceiros apoiados pela Fundação, como o The Nest Collective, do Quênia, e o Platohedro, da Colômbia. A programação contou com visitas a espaços de arte na Holanda e ao festival documenta fifteen, na Alemanha. Alguns dos resultados da parceria formada através do programa Next Generation, ao longo dos anos, podem ser conferidos na revista publicada pelo Prince Claus Fund. 

Como parte do encerramento da parceria, no início de junho, o Centro de Artes da Maré também recebeu a visita de representantes do Prince Claus Fund. Tessa Guiller e Ana Barreto (foto) acompanharam as atividades do Núcleo de Formação Intensiva em Dança e visitaram  outros espaços da Redes da Maré.

 

Da esquerda para a direita: Ana Barreto, Gabriel Lima e Tessa Guiller. Visita à Casa das Mulheres da Maré, no Parque União 

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!