voltar
Jovens da Maré participam de atividade de educação financeira em parceria com a Prudential

Gleusa Santos l Fotos: Douglas Lopes

Atividade integra a 13ª Semana Nacional de Educação Financeira e reforça a importância do planejamento financeiro, da autonomia, da construção de projetos de vida e perspectivas de futuro

 

Escolhas conscientes, sonhos e projetos de vida estiveram no centro da atividade promovida pela Prudential do Brasil, no dia 21 de maio de 2026, com a participação de 26 jovens beneficiários dos projetos Nas Ondas da Maré, Conectando e CPV Atuários do Futuro, da Redes da Maré. Realizado no Nova América Office, em Del Castilho, o encontro integrou as ações da 13ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que neste ano teve como tema central “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”.

Na atividade especial “Dinheiro na vida real: como tomar decisões melhores desde cedo”, o destaque foi a conversa conduzida por Victor Cabral, criador do Cofrinho, aplicativo gamificado de educação financeira que já ultrapassa meio milhão de downloads e vencedor do 1º lugar no Prêmio Jovens Visionários Prudential 2025. Victor compartilhou sua trajetória e incentivou os participantes a refletirem sobre autonomia, planejamento e construção de projetos de vida, mostrando como a tecnologia pode apoiar o aprendizado financeiro desde cedo.

 

 

Ao apresentar o Cofrinho, explicou que o aplicativo combina tecnologia e economia comportamental para promover educação financeira entre crianças, jovens e adultos, oferecendo orientações práticas sobre como ganhar, poupar, investir e administrar melhor o dinheiro. A atividade teve caráter prático e interativo, estimulando a reflexão, o diálogo e a tomada de decisões financeiras conscientes. Para incentivar o acesso à ferramenta, mais de 20 licenças do aplicativo foram sorteadas entre os participantes.

 

 

Segundo Mayara Rosario, coordenadora do Projeto Nas Ondas da Maré, apoiado pela Prudential e BrazilFoundation, a atividade dialoga diretamente com os objetivos pedagógicos e formativos dos projetos da Redes da Maré, que buscam ampliar oportunidades e fortalecer trajetórias juvenis por meio da educação. “Mais do que capacitar tecnicamente, nossos projetos têm o compromisso de preparar os jovens para a vida, fortalecendo habilidades que impactam suas trajetórias pessoais, profissionais e sociais.”

A atividade também abriu espaço para troca e escuta, permitindo que os jovens compartilhassem experiências, tirassem dúvidas e refletissem sobre o papel da educação financeira em suas trajetórias. Para alguns participantes, o encontro foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre investimentos, consumo consciente e organização da vida financeira, especialmente em um momento de entrada no mercado de trabalho e construção de projetos de futuro.

 

 

Melissa Jandir, de 19 anos, beneficiária do projeto CPV Atuários do Futuro, que participou da atividade pelo segundo ano consecutivo, destacou o aprofundamento dos conteúdos nesta edição. Segundo ela, discutir educação financeira com jovens é fundamental para fortalecer escolhas mais conscientes desde cedo. “Acho muito importante levar esse conhecimento para os jovens que estão começando a entrar no mercado de trabalho, como Jovem Aprendiz. A gente cresce vendo nossos pais se endividando, pagando uma dívida atrás da outra, então, aprender sobre isso desde cedo ajuda a não entrar nesse ciclo”.

Entre os aprendizados destacados pelos participantes esteve o acesso a conteúdo pouco abordado nos espaços formais de ensino. Além das reflexões sobre planejamento financeiro, a atividade apresentou ferramentas práticas para organização das finanças e incentivou um olhar mais consciente sobre hábitos de consumo.

Para Diego da Silva Chaves, de 18 anos, beneficiário do projeto CPV Atuários do Futuro, a iniciativa foi importante justamente por ampliar o acesso a conhecimentos que nem sempre fazem parte da realidade da juventude. O jovem destacou a palestra e o contato com o aplicativo Cofrinho como aprendizados que pretende levar para o dia a dia. “A gente normalmente não tem muito acesso ao ensino de educação financeira, então ter pelo menos esse conhecimento básico já faz muita diferença. Gostei muito da experiência e de conhecer o aplicativo Cofrinho, porque ajuda a controlar melhor as finanças. Achei muito importante quando o palestrante falou sobre como muitas vezes a gente gasta pela emoção do momento, sem perceber. Isso acontece muito. Quero colocar as dicas do aplicativo em prática”.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!