PROJETO

Diante do dado histórico de que a passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental é um dos momentos críticos de evasão escolar, o Curso Preparatório para o 6º ano tem como objetivo ampliar as condições das crianças moradoras da Maré de participarem nos processos de seleção para as escolas mais qualificadas do Rio de Janeiro, como Colégio Pedro II, Faetec e CAp UFRJ. O trabalho Preparatório visa também melhorar a qualidade do aproveitamento escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda fortalecer a relação das crianças e suas famílias com a escola. 

No início de cada ano letivo, as crianças cursando 5º ano inscritas para o Preparatório do 6º ano e suas famílias passam por uma convivência com a equipe do projeto. Pensando no horário integral das escolas da Maré, as aulas de português e matemática acontecem no fim de tarde, de segunda a quinta-feira, no prédio da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto, na Nova Holanda. Há ainda encontros semanais, às sextas-feiras com o educador de Formação em Cidadania, com a educadora de Educação Ambiental ou mesmo com a equipe social do projeto, para a realização de atividades lúdicas, nas quais são discutidos assuntos do dia a dia dos alunos através de jogos e dinâmicas. 

Além disso, as famílias são chamadas mensalmente para reuniões com a coordenação do projeto e a equipe social, composta por psicóloga e assistente social. Nesse período de pandemia, o vínculo com as famílias é mantido através do grupo de pais do whatsapp, onde coordenação, equipe social e educadores trocam informações, orientam e dão suporte aos responsáveis. Da mesma forma, as atividades com os alunos são realizadas virtualmente, com plantões para tirar dúvidas, aulas virtuais, propostas de atividades e sugestões de vídeos e leituras. O Preparatório para o 6º ano teve início nos anos 2000, dentro do Programa Criança Petrobras na Maré, nas escolas públicas da região. As inscrições para as novas turmas são feitas no início de cada ano, na secretaria da Redes da Maré. 

EQUIPE

Coordenação executiva: Aline Ádria Borges

Apoio pedagógico: Daniel Martins

Assistentes de coordenação: Camila Felippe e Robson Pinheiro

Educadoras: Patricia Martinez, Bruna Coutinho, Lorena Froz e Daniel Martins

 

PARCEIROS APOIADORES

IRESO e. V

Kindermissionswerk Die Sternsinger

Brazil Foundation

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!