Em 2025, a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto completou 20 anos de atuação contínua na Maré. O equipamento da Redes da Maré, criado para atender a demanda de jovens e adultos do território por um espaço onde pudessem ler e estudar, teve sua estrutura reformada, ampliando também suas ações, alcance e atividades.
Atualmente, a Biblioteca ocupa um prédio de quatro andares na favela Nova Holanda, com duas salas de leitura e acervos infantil e adulto; um andar dedicado a encontros, com mesas, sofás e computadores, baias individuais de estudos e uma cabine de acessibilidade; além de uma laje ampla e coberta para apresentações, encontros e atividades. Uma conquista importante para a comunidade foi a instalação de um elevador e banheiro adaptado.
O espaço busca sensibilizar as crianças e seus familiares para o convívio com o livro; contribui para a formação de novos leitores, desenvolvendo o gosto pela leitura e as trocas de conhecimento; propicia vivências de criação e expressão através da leitura e da escrita; cria espaços de interlocução com todo o território, com ações ativas junto a escolas e creches municipais e equipamentos culturais, fortalecendo as redes de desenvolvimento de educação na Maré.
Alguns números comprovam que a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto é uma referência para os moradores do conjunto de favelas da Maré:
Livros para todos
A Biblioteca promove a inclusão e a acessibilidade, oferecendo à comunidade livros adaptados para pessoas com baixa visão ou cegas e audiolivros para empréstimos. Entre os recursos disponíveis estão elevador, rampas de acesso, cabine de autorregulação para ensino individualizado e banheiros adaptados.
Doações
O acervo da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto é formado a partir de doações de pessoas e empresas. São aceitos livros de ficção em prosa e poesia para todas as idades, novos ou em bom estado (com exceção de livros didáticos). Para informação sobre como doar, entre em contato pelo e-mail biblioteca@redesdamare.org.br.


SALA DE LEITURA MARIA CLARA MACHADO - Aberta em 2011, foi criada especialmente para atender o público infantil. Num espaço amplo, no primeiro andar, mobiliado com estantes, mesas e tapetes, recebe atividades todos os dias, como contação de histórias, oficinas, desenho e pintura, jogos e brincadeiras, mediadas por um dinamizador.

ACERVO ADULTO - No segundo andar da Biblioteca, a sala do acervo adulto conta com cerca de 12 mil títulos, abrangendo diversos gêneros, como ficção, poesia, teatro, não ficção, literatura infantojuvenil, artes e publicações sobre o Conjunto de 15 favelas da Maré. Ao longo do ano, são realizados mais de 14 mil atendimentos, entre acessos ao acervo e atividades.

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA - No terceiro andar do prédio, inaugurado em 2024, está o espaço de convivência, um ponto de encontro do público jovem e adulto, que tem como objetivos promover um local silencioso e bem equipado para estudos, trocas de ideias e conexões. Há mesas, cadeiras, sofás, estantes, baias individuais e uma cabine individual de estudos. Oferece, ainda, ações com múltiplas linguagens, como atividades extracurriculares, jogos, oficinas de leitura, escrita e outras formas de expressão cultural.

ESPAÇO DE LEITURA - A biblioteca conta com cabines individuais para leitura, proporcionando um ambiente com privacidade e silêncio para aqueles que precisam se concentrar e manter o foco nos estudos.

LAJE DO LIMA - é um amplo terraço, um espaço que celebra a cultura na favela, onde são realizadas atividades ligadas ao livro e à leitura, como piqueniques literários, rodas de conversa, espetáculos teatrais, saraus de poesia e encontros com escritores. É a diversão das crianças e jovens que podem viver novas expressões artísticas, usando o teatro, a contação de histórias e o corpo como meios de transporte para o universo da literatura. As atividades são pensadas para alcançar um público amplo, em especial adolescentes e jovens de 12 a 29 anos moradores da Maré e seus responsáveis.

O Clubinho de Leitura, uma das principais atividades da Biblioteca, reúne, semanalmente, crianças de 8 a 14 anos na Sala de Leitura Maria Clara Machado para ler e ouvir histórias, trocar ideias e ampliar sua visão de mundo. Mais que um momento de leitura, é um espaço de conversa e reflexão, onde cada livro abre portas para novas formas de pensar e sonhar.
Além de compartilhar a leitura de um livro, o Clubinho promove debates que conectam as temáticas das obras ao cotidiano das crianças. Cada participante leva para casa o livro lido. Com isso, cria sua própria biblioteca e fortalece o hábito da leitura desde cedo.

Escritores do Futuro
O incentivo à leitura e à escrita, uma marca do Clubinho de Leitura, deu origem a uma iniciativa inédita: desde 2023, foram publicados 10 livros infantis criados coletivamente pelas turmas, nos quais as próprias crianças são autores e protagonistas de suas histórias, retratando seus anseios, desejos e a alegria de viver na Maré. O impacto positivo dessas publicações garantiu a continuidade e a importância do projeto, que segue produzindo novos livros.
• Clube de Leitura Lima Barreto – Voltado para o público adulto, o clube de leitura Lima Barreto acontece semanalmente no formato virtual, oferecendo atividades que desenvolvem habilidades de leitura, escrita e oralidade. Aberto ao público em geral, é especialmente valoroso para os alunos do pré-vestibular da Redes da Maré, uma vez que a escolha dos livros acompanha o programa de literatura do Curso Pré-vestibular da Redes (CPV). Assim, além de fortalecer a preparação para a prova, o clube oferece a possibilidade de levar o livro para compor sua própria biblioteca, incentivando, cada vez mais, o hábito da leitura.
• Clube do Livro | Adolescentes e Jovens – O Clube do Livro propõe a adolescentes e jovens a experiência da leitura em suas diversas formas narrativas, criando interesse e aproximando os participantes da literatura e da linguagem literária.
A leitura compartilhada acontece em formato de roda, mediada por um facilitador, seguida de debates e trocas de ideias. O repertório é escolhido de forma orientada, junto com os adolescentes, estimulando o interesse, a reflexão e o prazer de ler.
• Clube de Leitura Maria Clara Machado – Além de promover o acesso à leitura, um direito humano e social, e oferecer momentos de encantamento, diversão e imaginação, o Clubinho de Leitura contribui para a formação do pensamento crítico, a valorização da identidade e o desenvolvimento da cidadania, seja pela fruição literária ou pelo conhecimento adquirido. .
• Livro Labirinto – Projeto parceiro do clube de leitura Lima Barreto desde 2017, por meio da Revista Caju, tem curadoria da jornalista Daniela Name. Atua em três frentes principais: aquisição de livros dos Clubes de Leitura Lima Barreto (adultos) e Maria Clara Machado (infantil); curadoria e produção das palestras de reforço do programa de Literatura do Curso Pré-Vestibular da Redes da Maré, com encontros voltados para os livros selecionados no vestibular da Uerj; e construção de acervo para a Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto e demais bibliotecas da Maré, com aquisição de títulos faltosos e estratégicos para a formação literária dos moradores. O projeto também promove o acesso à agenda cultural da cidade com idas ao teatro, leituras dramatizadas e encontros com escritores.

“Quando eu vinha pra cá, ainda pequena, eu era muito envergonhada e não me envolvia com as outras crianças. Agora eu falo pra caramba. A biblioteca é muito importante para mim. Agora também sou escritora! Minhas amigas não acreditavam que eu era escritora. Um dia, levei meu livro para a escola e elas ficaram muito felizes e começaram a vir pra cá também. Aqui tem como estudar. E o mais importante é que eu fiz muitas amizades.” Lara Lúcia da Silva Siqueira, 12 anos
• Em 2025, o Rio de Janeiro foi declarado Capital Mundial do Livro, a primeira cidade de língua portuguesa a receber este título pela UNESCO. O projeto Laje do Lima integra a programação oficial da Prefeitura para este evento;
• O Projeto Maré de Ler 2024, por meio da Lei do ISS, possibilitou à Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto realizar mais um ano com ações e atividades de formação, criação e difusão cultural para a comunidade de favelas da Maré;
• Oferecemos ações a alunos de escolas públicas e Espaços de Educação Infantil (EDIs), adultos e idosos moradores das comunidades circunvizinhas, atraindo 3.000 pessoas ao espaço.
• Lançamento dos livros de autoria das crianças da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto e da Areninha Cultural Herbert Vianna na Bienal do Livro 40 anos, no Estande Paixão de Ler, da Secretaria Municipal de Cultura; e no prédio da Biblioteca Popular Escritor Lima Barreto. Neste dia, os familiares das crianças estiveram presentes. Veja as fotos do lançamento dos livros em 18 de maio de 2023 aqui.
• Presença dos frequentadores da Biblioteca na abertura da 5ª edição da LER – O Festival do Leitor, no evento "Uma conversa com Malala", em 22 de maio de 2024.
• Por meio da parceria com o projeto Livro Labirinto, com o apoio da AFBNDES e da Editora Rocco, foram distribuídos exemplares do livro O Conto de Aia para todos os estudantes do Curso Pré-Vestibular da Maré.
• Em outubro de 2024, a Redes da Maré lançou, com o apoio da Fundação Porticus, o Plano Participativo para a Primeira Infância da Maré. O processo de elaboração do documento contou com a participação ativa das crianças que frequentam a Biblioteca..
• A Redes da Maré, em parceria com a editora Caixote, produziu o livro “Eu devia estar na Escola”, a partir da escuta das narrativas de 250 crianças da Maré sobre o impacto da violência policial em suas vidas e suas perspectivas de mudanças e melhorias para o bairro. A Rádio Novello fez um episódio sobre o livro. Escute aqui.

Encontro com o autor – Escritores visitam a Biblioteca para encontrar os leitores, conversar sobre o ofício de escrever, compartilhar detalhes da criação e da produção de um livro e inspirar os participantes a explorar novas formas de se relacionar com a literatura.
O escritor angolano Ondjaki e o ilustrador português Antônio Gonçalves apresentaram seu livro na Biblioteca Lima Barreto
• Saídas Culturais – Leitura de Mundo Para ampliar o repertório artístico e cultural dos participantes, a Biblioteca promove atividades e visitas a espaços culturais dentro e fora da Maré. Essas experiências permitem que os participantes vivenciem novas formas de arte, ampliem a sua visão de mundo e conectem a leitura com a diversidade cultural ao seu redor.
• Campanhas de incentivo à leitura no território – Em 2024, foram realizadas 4 campanhas de incentivo à leitura que aconteceram em diferentes partes do território: em parceria com o eixo Saúde, no CIEP Gustavo Capanema; no mês do Dia das Crianças, para o EDI Cleia Santos de Oliveira e para a creche Nova Holanda; e na Biblioteca Municipal Jorge Amado, na Areninha Cultura Herbert Vianna.
Reportagem do jornal O Globo, publicada em setembro de 2024, acompanhou uma roda de conversa na Biblioteca com a participação de crianças moradoras da Maré, que debateram e expressaram, por meio de desenhos, seus olhares, preocupações, sonhos e percepções sobre o território onde moram. Ao ouvir as crianças, a matéria reforçou a importância de escutá-las ao se criar políticas públicas voltadas à proteção, educação e desenvolvimento social que impactam suas vidas hoje e no futuro. Veja a matéria aqui.


O clubinho de leitura nasceu em 2020, no período de isolamento social imposto pela pandemia, quando o espaço da Biblioteca foi fechado ao público. Com a colaboração de parceiros, criamos estratégias para manter o vínculo de nossos leitores e distribuímos livros e material de desenho entre as crianças, de casa em casa.
Coordenação educativa: Claudia Ferreira de Moura
Coordenação do ProjetoLuciene de Andrade
Mediadores de Leitura: Daiane Santos Barboza, Fernanda Oliveira Ribeiro de Medeiros, Lorena Gomes De Souza, Maria Izabel de Melo Almeida, Matheus Siqueira Euzebio, Shirlane Aline Lorindo da Costa, Sandra Santos
Assistente de Biblioteca: Fernanda de Medeiros e Matheus Siqueira
Gestora Financeiro: Sandra Ciqueira
Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ
Rua Sargento Silva Nunes, 1014 – Nova Holanda
Número de telefone: (21) 3105-8421
Biblioteca Lima Barreto: 10h às 21h
Sala Maria Clara Machado: 14:00h / 20:00h.
Para doações de livros, entre em contato com a equipe pelo e-mail biblioteca@redesdamare.org.br.
Email: biblioteca@redesdamare.org.br | eixoarteecultura@redesdamare.org.br
Telefone: (21) 3105-8421
WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462
Reforma da Biblioteca, que ampliou o prédio em mais dois andares, trazendo mais conforto para os leitores, mobiliário novo e acessível, rampas, elevador e maior espaço para os livros e eventos. Três novos ambientes foram construídos: o espaço de leitura, o espaço de convivência e a Laje do Lima, reafirmando a Biblioteca como um lugar de encontros, aprendizado, cultura e estudo.
Realização do REDELÊ, com o objetivo de integrar e fortalecer a rede de bibliotecas localizadas no território da Maré; incentivar o acesso ao livro e à leitura; oferecer encontros de formação profissional e trocas de conhecimentos, além de levar as crianças moradoras da Maré para conhecer equipamentos culturais fora do território, como o Planetário, o Parque Madureira e o Museu de Arte do Rio (MAR), ampliando seu repertório sociocultural e garantindo o acesso à cidade. Assista aqui a um vídeo sobre o REDELÊ.
O projeto “Maré de Ler” foi, mais uma vez, renovado através da Lei do ISS. Também realizamos o projeto “Da Maré eu Leio o Mundo”, em parceria com a Unesco-Criança Esperança. Por meio do projeto Era Uma Vez, foram produzidos mais três livros escritos e ilustrados pelas crianças da Biblioteca Popular Lima Barreto e da Biblioteca Jorge Amado.
Nova edição do projeto “Maré de Ler”, por meio do edital da Lei Municipal de incentivo à Cultura (Lei do ISS). Parceria com o projeto Era Uma Vez realizou a publicação de três livros escritos pelas crianças. Em razão da pandemia, foi realizada a Campanha ‘Maré diz NÃO ao coronavírus’. Foram criados e realizados, de forma virtual, o Clube de Leitura para adultos e o Clubinho de Leitura para as crianças.
Aprovação do projeto “Maré de Ler” para mais um ano de atividades, por meio do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS), englobando oficinas diversas, jogos, rodas de leitura, encontros de formação, visitas guiadas a exposições de artes; aulas-campo em parceria com o projeto “Maré a Céu Aberto” e a “Azulejaria”, ação que celebrou as memórias e os saberes históricos da Maré, com a participação de crianças da Nova Holanda e do Parque União.
Primeira edição do projeto “Maré de Ler” por meio do edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS), para a realização de oficinas de leitura com as crianças e formação da equipe da Biblioteca. A parceria com o projeto “Livro Labirinto” realizou encontros literários com professores e escritores brasileiros e internacionais, como o angolano Ondjaki e o ilustrador português Antonio Gonçalves.
Ano de início do Projeto “Livro Labirinto”, parceria da Redes da Maré com a Revista Caju, coordenado pela jornalista Daniela Name, dividido em duas frentes de trabalho: uma série de aulas/debates/palestras com escritores, críticos literários e ensaístas, que discutia grandes títulos da literatura com cerca de 240 alunos do Curso Pré- Vestibular da Redes; e campanha para curadoria e doação de novos livros para acervo da Biblioteca.
Realização dos projetos “Maré de Histórias Brincantes”, vencedor de edital da Secretaria Municipal de Cultura; Homenagem aos 400 anos de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, com apoio do Instituto Cervantes; “Ninho de Livro”, da produtora Satrapia em parceria com a Natura; e da ação “Toda vovó é cheia de memórias!”, com moradoras antigas da Maré, dentro do projeto “As griots da Maré”.
Realização do projeto “Encontro com o Autor”, que recebeu autores brasileiros e estrangeiros, como Pedro Gabriel (Eu me chamo Antônio); o cartunista António Jorge Gonçalves (Barriga de baleia), a holandesa Janny Vander Molen (O mundo de Anne Frank, pesquisa sobre o best-seller O Diário de Anne Frank) e o jovem indígena da tribo huni kuin Uma Isi Kayawa (Livro da Cura), entre outros.
Realização de “Maré de Leituras”, projeto de leitura e promoção da linguagem visando o letramento de crianças e jovens da Maré. Leia mais aqui sobre o projeto, que teve como parceiro a organização alemã IRESO.
Realização do projeto Pelo Prazer de Ler, edital de Premiação Biblioteca Nacional para bibliotecas comunitárias: com apoio à contação de histórias e encontro com autores.
Realização de obras de ampliação da Biblioteca Popular Lima Barreto e inauguração da Sala Maria Clara Machado, que contaram com a cooperação de diversos parceiros, como Programa Criança Petrobras na Maré, Rotary Club do Rio de Janeiro, Família Geraldo Jordão Pereira, Livraria Saraiva, Secretarias Municipal e Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Canal Futura, da Petrobras, Debora Bloch, Hélio Aleixo da Silva, entre outros.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2025 REDES DA MARÉ - Associação Redes de Desenvolvimento da Maré
As imagens veiculadas neste site tem como objetivo divulgar as ações realizadas para fins institucionais. Entendemos que todas as fotos e vídeos têm o consentimento tácito das pessoas aqui fotografadas / filmadas, mas caso haja alguém que não esteja de acordo, pedimos que, por favor, entre em contato com a Redes da Maré para a remoção da mesma (redes@redesdamare.org.br).