voltar
Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

Por Casa das Mulheres da Maré

 

As mulheres são conhecidas pela sua capacidade de organização coletiva para lidar com as dificuldades da vida. Isso não é natural. A necessidade de sobreviver às violências cotidianas é uma das motivações para as mulheres construírem laços com a vizinha, com a prima, com a mãe, com a irmã, com as amigas rumo a novas possibilidades.

Muitas vezes falamos das violências, mas pouco falamos sobre as lutas contra essas violências. Por isso, todo dia 10 de outubro é dia de falar sobre as iniciativas coletivas que lutam contra as violências às mulheres. A data, que existe desde 1980, busca dar atenção a histórias de ações de mulheres e homens que acreditam que a construção da igualdade de gênero se faz agora.

A Redes da Maré, observando o território onde atua, percebeu esses processos de resistência e resiliência coletivos das mulheres, e construiu a Casa das Mulheres da Maré, que conta com diversos projetos e iniciativas para que as mulheres da Maré possam ser acolhidas e fortalecidas. Além dos projetos de capacitação profissional (Maré de Sabores e Maré de Belezas), temos atendimento do Maré de Direitos exclusivo para as mulheres, grupo terapêutico, formação em gênero e cidadania, palestras sobre direitos sexuais e reprodutivos.

 

Na Maré, há diversas iniciativas e hoje vamos falar sobre três:

ONG PRA ELAS - projeto social com o objetivo de impactar positivamente a autoestima e vida de mulheres com mais de 25 anos através do esporte, criado pela jovem mareense Raissa Lima. Veja aqui »

PROGRAMA DESTEMIDAS, DA ONG LUTA PELA PAZ - É um programa que busca a promoção do potencial de meninas e jovens utilizando o esporte como ferramenta de desenvolvimento pessoal e emancipação de mulheres. Veja aqui »

COLETIVO CASULO - Projeto idealizado somente paras mulheres, em um espaço de fortalecimento e de acolhimento, onde as mulheres se sintam bem, participando de palestras, pequenos cursos, idealizado pela mareense Priscila Monteiro. Veja aqui »

Conhece outras iniciativas de luta contra violências às mulheres? Conta para gente. Vamos construir uma grande rede mareense em defesa da vida das mulheres!

 

 

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2021. Fonte

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!