voltar
“Fúria” e “Encantado” no Centro de Artes da Maré

Julia Bruce

Entre os dias 23 de setembro e 16 de outubro, o Centro de Artes da Maré (CAM), sede da Lia Rodrigues Companhia de Dança, e equipamento cultural da Redes da Maré, será palco das duas mais recentes criações da coreógrafa Lia Rodrigues: Fúria, de 2018, e Encantado, de 2021. Serão oito apresentações de cada trabalho: o primeiro, de 23/09 a 02/10, e o segundo, de 07/10 a 16/10, toda sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com os 11 intérpretes-criadores da Companhia. As sessões terão entrada gratuita, mediante lotação. As duas criações carregam as experiências vividas dentro e fora do Centro de Artes da Maré pelos intérpretes (com quatro ex-alunos do Núcleo 2 da Escola Livre de Dança da Maré), a coreógrafa Lia Rodrigues e a assistente de direção Amália Lima.

Fúria teve sua estreia mundial em dezembro de 2018, no Théâtre National de Chaillot e no teatro Le Cenquatre, em Paris, e já viajou pela Alemanha, Portugal, Bélgica, França, Itália e Grécia. No Brasil, foi apresentado no Festival de Curitiba, na Bienal de Fortaleza e no SESC Consolação, em São Paulo. Dar visibilidade ao que está invisível e silenciado, assim como tentar compreender o tempo em um mundo tão veloz, contrastante e de “fúria” são algumas das principais propostas da encenação.

“Para a criação de ‘Fúria’ construímos uma coleção de imagens do mundo e do Brasil, imagens do presente e do passado, imagens de alegria, de dor, de violência, de amor. Construímos um grande mural numa das paredes do Centro de Artes da Maré. E começamos a trabalhar na articulação dessas imagens, colocando-as em relação umas com as outras, criando quadros vivos. Trabalhamos com a multiplicidade de identidades, mobilidade, apropriação de signos, disfarces de símbolos”, explica a idealizadora Lia Rodrigues.

Encantado foi criado no Centro de Artes da Maré durante a pandemia e estreou, em dezembro de 2021, no Festival de Outono de Paris, na França. Os onze artistas-criadores da Companhia utilizam 140 cobertores que se transformam em cenário, figurino e partes dos próprios corpos. Conceitos de magia, encantamento e fascinação foram o fio condutor do processo criativo que se atrelaram à natureza e as ações que impactam e ameaçam a vida na Terra. “Como encantar nossos medos e nos colocarmos no coletivo, próximos uns dos outros?” é um dos questionamentos feitos ao longo da performance.

 

Sobre a parceria entre o Centro de Artes da Maté e Lia Rodrigues Cia de Danças

Em 2009, o CAM nasceu em um galpão encontrado próximo à Avenida Brasil pela diretora e fundadora da Redes da Maré, Eliana Sousa Silva, e pela coreógrafa e fundadora da Cia, Lia Rodrigues. Com uma reforma estrutural, o galpão foi inaugurado em março de 2010 e se tornou um espaço de criação, de formação e difusão das artes na Maré para os moradores da região e de toda a cidade do Rio de Janeiro, dando início à residência da Lia Rodrigues Cia de Danças e à Escola Livre de Dança da Maré, com uma rotina permanente de aulas, oficinas e apresentações. Saiba mais sobre a trajetória e o que o espaço desenvolve há 13 anos aqui.

Fotografia: Sammi Landweer

 

Informações sobre a temporada de estreia de Fúria e Encantado na Maré

Fúria
1ª semana:
23/09 (sexta) e 24/09 (sábado), às 20h
25/09 (domingo), às 19h

2ª semana:
30/09 (sexta) e 01/10 (sábado), às 20h
02/10 (domingo), às 19h

Encantado
1ª semana:
07/10 (sexta) e 08/10 (sábado), às 20h
09/10 (domingo), às 19h

2ª semana:

14/10 (sexta) e 15/10 (sábado), às 20h

16/10 (domingo), às 19h

 

Entrada gratuita.
O espaço é sujeito à lotação (120 pessoas), mas haverá distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.

A classificação indicativa é de 16 anos, com entrada de menores acompanhados pelos responsáveis.

 

CENTRO DE ARTES DA MARÉ

Rua Bittencourt Sampaio, 181, Nova Holanda, Maré (terceira rua à direita depois da passarela 9 da Av. Brasil, sentido Centro-Zona Oeste)

Tel. (21) 3105-7265.

Recomendamos o uso de transporte público, táxi ou carro de aplicativo, pois não há vagas para estacionar no local.

Será oferecido um serviço de van (trajeto Cobal de Botafogo-Maré), aos sábados e domingos. Saída às 19h, aos sábados, e às 18h, aos domingos. R$ 42,00 (ida e volta). A ida de van ao espetáculo garante o ingresso. 

Reservas, a partir de 20/09, pela Sympla.

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!