EQUIPAMENTO

Aberto desde 2009, o Centro de Artes da Maré – CAM é um equipamento de difusão das artes e da cultura para os moradores da região, atraindo pessoas de diferentes lugares da cidade e até mesmo de outros países. Assim, tornou-se um espaço de encontro, onde a arte e a cultura se manifestam das mais variadas formas.

O Centro de Artes abriga a Escola Livre de Dança da Maré, uma parceria com a coreógrafa Lia Rodrigues, colaboradora na criação e concepção do espaço. Além da Escola Livre de Dança da Maré, são ofertados ao público, de forma gratuita, espetáculos de dança e teatro, aulas, oficinas, exposições, rodas de conversa, mostras musicais, além de movimentos artísticos, culturais e sócio-políticos.

 

Roda de conversa com Lia Rodrigues, Sylvia Barreto e Carlos Miranda, mediada por Marcos Diniz, no aniversário de 13 anos do Centro de Artes da Maré.

Aula de Consciência Corporal no Centro de Artes da Maré, em 2022.

 

 

 

 

 

 

 

O Centro de Artes da Maré já recebeu:

 

 

• atrações do festival internacional Panorama, incluindo workshops com coreógrafos internacionais, como a portuguesa Vera Mantero (2015) e a belga Anne Teresa de Keersmaeker (2014);

 

• apresentações de grandes companhias, como a Cia de Artes Fiasco (Porto Velho - Rondônia) com o espetáculo "D'Água e Lama" e Cia Brasileira de Mysterios e Novidades (Gamboa - Rio de Janeiro) com “Uirapuru”;

 

• artistas como Mart'nália, Tico Santa Cruz, Teresa Cristina e Liniker para a Mostra Maré de Música;

• exposições sobre a vida e obra de Conceição Evaristo e Abdias do Nascimento (2019);

 

• o lançamento de livros, como ‘Maré Cheia’ (Matheus Araújo), ‘Vidas presentes’ (Luiz Eduardo Soares), etc;

 

• eventos como saraus, cursos e seminários promovendo debates e envolvendo temas ligados à cidadania, como educação, drogas, segurança pública, empreendedorismo e gênero. Além de acolher no espaço atividades de outros projetos da Redes da Maré e todos os seus eixos de atuação.

Parceiros do Centro de Artes da Maré

 

 

 

Lia Rodrigues Cia de Dança - Lia Rodrigues é uma parceira estratégica na idealização e construção do Centro de Artes da Maré, onde realiza sua residência artística A coreógrafa estabelece uma relação com a Maré desde 2004 e, a partir de 2009, começou a ocupar o espaço antes mesmo das reformas que o transformaram em um equipamento de referência em arte e cultura no território. É no Centro de Artes da Maré que a Lia Rodrigues Cia de Danças ensaia diariamente, cria e apresenta seus espetáculos, como: Pororoca (2009), Piracema (2011), Pindorama (2013), Para que o céu não caia (2016), Fúria (2019) e Encantado (2021). Conheça mais do trabalho da Cia no Instagram e no site.

 

 

 

Teatro em Comunidades - O Teatro em Comunidades é um projeto de extensão do Departamento de Ensino do Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que promove a produção de conhecimento em teatro e a prática artística e pedagógica, incentivada pelo encontro entre a Escola de Teatro (UNIRIO) e os moradores da Maré. Sua ação principal é a atuação de estudantes do curso de Licenciatura em Teatro como orientadores de grupos formados por crianças, adolescentes e adultos em diferentes pontos do Complexo da Maré. Os resultados artísticos que são sempre apresentados ao término de cada ano letivo compõem o projeto ‘Maré de Espetáculos’. Além das aulas e apresentações das peças teatrais construídas pelos licenciandos e alunos, o Teatro em Comunidades produz diversas apresentações de grupos e coletivos teatrais no CAM. As inscrições para o grupo são feitas presencialmente no CAM e são abertas para jovens de 7 a 17 anos. Conheça mais sobre o projeto aqui.

 

 

Instituto Yoga na Maré - Foi criado em agosto de 2015 e tem como principal objetivo a promoção de uma cultura de paz e a melhoria do estado de saúde físico e mental dos moradores do Complexo da Maré. A partir de uma perspectiva inclusiva, são oferecidas aulas diferenciadas de yoga, adaptadas às necessidades e expectativas de cada um, bem como aulões dentro da Maré e em diferentes espaços da cidade. O projeto conta com cerca de 40 alunos no CAM, de diferentes faixas etárias. As aulas são oferecidas gratuitamente pela professora Ana Olívia, duas vezes por semana, em diferentes favelas do Complexo da Maré, em espaços cedidos pela Redes da Maré, como o CAM e a Clínica da Família Adib Jatene (Vila dos Pinheiros). As inscrições para as aulas no CAM são feitas de segunda a sexta, de 10h às 17h. Mais informações aqui.

Endereço da sede Instituto Yoga na Maré - NUBES: Rua Santa Rita, 54 - Nova Holanda, Maré

 

 

Cia Marginal - A companhia foi criada em 2006, no encontro da Redes da Maré com um grupo de jovens mareenses liderado pela diretora de teatro e cineasta Isabel Penoni. Mais de uma década depois, ela tem uma carreira reconhecida na cena artística contemporânea carioca, com uma trajetória marcada pelo compromisso político de levar a arte da favela para o resto da cidade. Conheça mais a Cia.

 

 

 

 

Grupo Atiro - O grupo teatral surgiu em 2007, a partir de oficinas de extensão da Cia Marginal em parceria com a Redes da Maré, em um processo de pesquisa de suas memórias sobre suas vivências no território, dando origem ao primeiro espetáculo “Ela pode estar em você” (2013), trabalho sobre os desafios de haver paz em um cenário permeado por confrontos armados. Em seguida, os jovens criaram uma alegoria sobre os mitos nordestinos de uma família que sai do Nordeste em busca do sonho de chegar a um lugar encantado chamado Maré, na cidade do Rio de Janeiro. “Vai” (2014) circulou nas 16 comunidades da Maré, inclusive fazendo a abertura dos espetáculos da Cia Marginal no Centro de Artes da Maré. Em 2016, o grupo deixou de ser uma oficina e criou o nome Grupo Atiro e lançou o espetáculo “Agora sei o chão que piso”, que tempos depois veio a ser um projeto composto por 4 dramaturgias intituladas “Família”, “Obedeça”, “ANT Corpo” e “Corpo Minado”. Conheça mais sobre o grupo aqui.

 

O CAM na pandemia

 

 

Ao longo da pandemia de covid-19, o Centro de Artes da Maré tornou-se um centro de ajuda humanitária e o espaço foi fundamental para o desenvolvimento de diferentes frentes de ação da campanha ‘Maré diz NÃO coronavírus’. A equipe do CAM e tecedores de diferentes setores da Redes da Maré, com o apoio de voluntários, passaram a ocupar o local, realizando atendimento ao público na busca de dados e verificação no sistema que foi criado para acompanhamento das pessoas cadastradas. Também foram responsáveis por receber e organizar as doações.

 

 

Maré diz NÃO ao Coronavírus

Campanha de arrecadação para reforma do telhado do CAM

 

 

Naquele momento, também foi realizada uma campanha internacional para a reforma geral do telhado e instalação de um sistema de energia solar, contando com o apoio de toda uma rede de parceiros e amigos. Além da promoção de arte e cultura no território da Maré, o CAM também tem o propósito de se tornar uma referência em sustentabilidade e acessibilidade para a cidade do Rio de Janeiro.

Em 2021, a equipe do CAM realizou as aulas de forma remota, recebeu reuniões dos eixos e deu início ao acompanhamento das famílias que entraram no banco de dados da ação de segurança alimentar.

A equipe do CAM também realizou uma série de lives com artistas da Maré, de outras favelas e estados para que compartilhassem seus trabalhos, uma alternativa encontrada naquele momento. Alguns artistas de coletivos tinham parceria com o espaço ou já foram alunos de algum projeto oferecido pelo Centro de Artes da Maré.

 

HISTÓRIA E OBJETIVO

 

 

Há mais de uma década, o Centro de Artes da Maré - CAM vem, cotidianamente, desconstruindo fronteiras e garantindo de forma democrática o acesso à arte e à cultura aos moradores do conjunto de favelas da Maré e de toda a cidade.

O CAM é um espaço vivo, de encontro e de trocas com os mais variados públicos. Um espaço sonhado para promover experiências de formação, criação e de difusão das artes.

Quebrando estereótipos ao expor diferentes questões dos territórios de periferia e afirmar, através da dança, do teatro, da música e outras linguagens artísticas, a potência criativa e cultural do povo mareense.

 

 

Vídeo produzido pelos alunos do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, do professor Guilherme Lima, em 2014.

EQUIPE

Produção: Gabrielle Nogueira

Assistente de Produção: José Henrique Quinguaia

Coordenação da Escola Livre de Dança da Maré: Karoll Silva

Assistente da Escola Livre de Dança da Maré: Luana Domingos

Apoio: Regina Andrade

 

PARCEIROS

Lia Rodrigues Companhia de Danças

Yoga na Maré

Teatro em Comunidades

Cia Marginal

Grupo Atiro

 

PARCEIROS APOIADORES

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ

Icatu

JGP

Globo

Instituto Neoenergia

Smartfit

 

 

CONTATO DO CAM

 

Endereço

Rua Bittencourt Sampaio, nº 181 - Nova Holanda - CEP: 21044-262

Funcionamento 

De segunda a sexta-feira: das 9h às 21h30

Sábados: das 9h às 13h

No período de férias da Escola Livre de Dança da Maré (janeiro e fevereiro), o horário de funcionamento é de 10h às 18h, de segunda a sexta.

Email: centrodeartes@redesdamare.org.breixoarteecultura@redesdamare.org.br

WhatsApp da Redes da Maré: (21) 99924-6462

Facebook: @centrodeartesdamare

Instagram: @centrodeartesdamare

 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2022

Retomada das ações em formato presencial com a volta das oficinas da Escola Livre de Dança da Maré e a realização da 4ª edição da Mostra Maré de Música. | O Centro de Artes da Maré recebeu apoio através da Lei do ISS.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2021

Realização de campanha internacional para reforma do telhado do Centro de Artes da Maré com apoio da Fondation d'entreprise Hermès e doações, além de ampliação do palco 1 do CAM com o apoio da Prince Claus Fund. | Continuidade da campanha 'Maré diz NÃO ao coronavírus no CAM, espaço de referência para as ações. | Continuidade da gravação das edições on-line da Mostra Maré de Música, exibida pelo canal @redesdamareoficial. | Reuniões de formação e planejamento para os voluntários da ação de vacinação em massa contra a covid-19 (#VacinaMaré). | Formação do Fórum das Associações de Moradores do Conjunto das 16 Favelas da Maré, com o intuito de organizar pautas e demandas estruturantes para o território.

2020

https://www.youtube.com/user/redesdamareoficialO CAM tornou-se um espaço para ações da campanha 'Maré diz NÃO ao coronavírus', sobretudo na frente de segurança alimentar. | Gravação das primeiras edições online da Mostra Maré de Música, exibida pelo canal @redesdamareoficial. | Início da campanha internacional de arrecadação de fundos para a reforma geral do telhado do CAM e instalação de um sistema de energia solar, no segundo semestre.

2019

https://www.redesdamare.org.br/en/info/51/mare-of-musicAprovação através da Lei do ISS do projeto “Centro de Artes da Maré - 2019” dando continuidade às oficinas regulares de teatro e dança. | Realização da Mostra Maré de Música com 8 eventos anuais. | Destaque para a realização da Jornada Saberes e Fazeres em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). | Edição anual da Semana de Portas Abertas, evento que envolve todas as turmas de teatro e dança do espaço. | Abertura da turma infantil em parceria com a UNIRIO no programa Teatro em Comunidades.

2018

Aprovação do projeto “Centro de Artes da Maré - espaço de encontro” pela Lei do ISS para realizar oficinas regulares de teatro e dança. | Ocupação da Cia Marginal e grupo Atiro. | Show da cantora Luedji Luna. | Cine Conceição - evento mensal durante o ano.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2017

Realização da exposição Conceição Evaristo, em parceria com o Itaú Cultural, sobre a vida da escritora e ativista. | Realização do show "Catch a Fire", da cantora Céu em frente ao CAM.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2016

Projeto Ocupação Centro de Artes da Maré, através de edital de apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com quatro meses de programação, que incluiu apresentações do grupo de teatro infantil Trança de Folia, seguidas de oficina de artes com o Atelier Azulejaria, aula de consciência corporal e yoga para adultos e crianças, além de apresentação do repertório da Cia Marginal.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2015

Realização do projeto Dança Maré!, pelo edital de apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. | Exposição sobre a vida e obra de Augusto Boal. | Workshops com coreógrafos internacionais, como a portuguesa Vera Mantero.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2014

Compra do galpão sede através de uma ampla campanha de doação. | Criação da Galeria Amarelo, espaço expositivo idealizado pela fotógrafa Tatiana Altberg. | A Redes da Maré recebeu o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro pelo conjunto de ações em arte e cultura. | Realização da Mostra Maré de Artes Cênicas, através de edital de apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, com 20 espetáculos de teatro e dança, incluindo trabalhos de Lia Rodrigues, Dani Lima, Denis Stutz, Jongo da Serrinha, Márcia Milhazes, Grupo Código e Cia Marginal. | Workshops com coreógrafos internacionais, como a belga Anne Teresa de Keersmaeker.

2013

Início da parceria com o Festival Internacional Panorama de Dança.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2011 - 2012

Realização da Temporada Maré de Artes Cênicas – premiação da FUNARTE, com 20 espetáculos de teatro e dança, entre eles trabalhos de Carroça de Mamulengo, Grupo Trança de Folia, Focus Cia de Dança, Cia Folclórica de Dança da UFRJ, entre outros.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2011

O CAM é palco do projeto “Dança para Todos'', com oficinas abertas de dança ministradas pelos bailarinos e bailarinas da Lia Rodrigues Companhia de Danças.

apagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrapagarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

2010

O CAM é contemplado com o selo de Ponto de Cultura, uma ação do Programa Cultura Viva / MinC através do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O programa teve duração de 3 anos e início com as atividades para o Curso de Mediadores Culturais. Enquanto Ponto de Cultura, o Centro de Artes da Maré recebeu um kit de equipamentos que incluía projetor, câmera de vídeo, câmera fotográfica e equipamento básico de som, além da compra de mobiliário e um acervo de CDs, livros e DVDs estruturando o espaço cultural. | Realização do Viradão Cultural Maré, com atrações como a Cia de Dança Carlinhos de Jesus, Cia Híbrida, entre outros, por meio da parceria com a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.

2009

Fruto da sólida parceria entre a Redes da Maré e a Lia Rodrigues Companhia de Danças, o CAM nasceu em um galpão encontrado próximo à Avenida Brasil pela diretora e fundadora da Redes, Eliana Souza Silva, e pela coreógrafa e fundadora da Cia, Lia Rodrigues. Com uma reforma estrutural, o galpão foi se tornando um espaço de criação, de formação e difusão das artes na Maré para os moradores da região e de toda a cidade do Rio de Janeiro. | Início da residência da Lia Rodrigues Companhia de Danças com rotina de trabalho permanente no espaço. Uma das primeiras ações realizadas foi o projeto Dança para Todos, com oficinas abertas ministradas pelos próprios bailarinos. | Realização do 1º Seminário de Educação na Maré e 1ª Conferência sobre Segurança Pública na Maré. | Criação do Fórum das 16 Associações de Moradores - A Maré que Queremos - com encontros regulares no CAM.

NOTÍCIAS


Mais fotos do Centro de Artes da Maré

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!