PROJETO

A Escola Livre de Dança da Maré (ELDM) foi inaugurada em outubro de 2011 com o objetivo de ampliar o acesso dos moradores à dança e arte, articulando ações de educação e profissionalização, formação de plateia e práticas socioeducativas.


Fruto da parceria da Redes da Maré com a Lia Rodrigues Cia de Danças, a Escola é um projeto inovador que promove anualmente oficinas gratuitas e abertas com cerca de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

 

Dois Núcleos de trabalho norteiam as atividades da escola:

 

# Núcleo 1 – aberto a moradores de todas as idades, oferece oficinas contínuas de dança de salão, dança de rua, dança contemporânea, ballet, yoga, consciência corporal e danças afro-brasileiras.

# Núcleo 2 – projeto de formação técnica, artística e profissional continuada com jovens da Maré e de outras regiões, com aulas teóricas e práticas. Destaca-se como um programa de referência na área da dança. Em breve, link para acesso ao site do Núcleo de Formação Intensiva em Dança.

 

 

Alunos e alunas da Escola Livre de Dança da Maré participaram do programa "Convida", realizado pelo Instituto Moreira Salles. Na proposta, intitulada "Corpo em Isolamento", registraram suas expressões em tempos de pandemia. O resultado dessa manifestação através da dança pode ser conferida neste vídeo.

 

 

A presença de uma companhia profissional aliada à Escola Livre de Dança da Maré e ao Núcleo de Formação Intensiva em Dança (Núcleo 2) transformou o Centro de Artes da Maré em um espaço de referência para estudantes de dança, bailarinos, coreógrafos e demais artistas ligados às artes do movimento para além da cidade do Rio de Janeiro.

 

O espaço do Centro de Artes da Maré, local das ações da Escola, é palco de uma programação cultural diversa, com espetáculos de teatro e dança, shows, cineclubes, seminários e lançamentos de livros. Um verdadeiro celeiro de ideias e ações.

 

Em outubro de 2021, a Escola Livre de Dança da Maré completa 10 anos!

 

Com o novo cenário imposto pela pandemia de Covid-19, desde 2020, alunos e alunas das diferentes turmas passaram a participar das oficinas em formato virtual, respeitando as normas de isolamento. As aulas são ofertadas de modo síncrono e assíncrono, com as oficinas abertas on-line e a produção de conteúdo em vídeo disponibilizado no YouTube da Redes da Maré. Tem sido um constante desafio promover o ensino da dança de modo virtual.

 

A pandemia trouxe muitas incógnitas, entre elas, a reflexão sobre o papel da arte neste novo tempo.

 

Nesse sentido, logo no início do confinamento, a ELDM teve o prazer de participar do programa “Convida”, de fomento à produção cultural realizado pelo Instituto Moreira Salles, com a proposta intitulada “Corpo em Isolamento”, onde os alunos e alunas puderam registrar suas expressões em tempos de pandemia. O resultado pode ser conferido neste vídeo abaixo:

Equipe

Coordenação: Karoll Silva

Supervisão Pedagógica: Silvia Soter

Supervisão Artística: Lia Rodrigues

Docentes: Sylvia Barreto (Ballet), Renato Cruz (Danças Urbanas), Bruno Damião (Consciência corporal), Leila Santos (Dança de Salão), Gabriel Lima (Danças Afro-Brasileiras) e Ana Olívia Cardoso (Yoga). 

Assistente de produção: Luciana Nascimento

Secretária: Gabrielle Nogueira

Gestor Financeiro: Carlos André Nascimento

 

Parceiros apoiadores 

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Smart Fit

Responsabilidade Social Rede Globo

Órama

Fundação Hermès

Prince Claus Fund

Depoimentos


Anos atrás, em uma ONG que estudava, vi um cartaz sobre um outro espaço, o Centro de Artes da Maré, onde tinha aulas de Danças Urbanas. Fui na curiosidade, fiquei no amor. Eu sempre ia e acabava parando de frequentar por algum motivo de rotina pesada, mas esse ano além de estar super presente, de amar estas pessoas e o tempo que passo com elas, fizemos uma ação para o RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim, um FlashMob. Quem me conhece sabe que sou super fã de filmes que tenham FlashMobs e foi uma honra gigantesca estar ao lado destes dançarinos incríveis, dançando também, suando, morrendo de sede após requebrar o esqueleto.

Addara Macedo (aluna de Ballet e Danças Urbanas)

 

"O Yoga na Maré levou a gente para fora da favela, para o asfalto, onde as pessoas estão conhecendo a Maré, não só pela violência, mas por uma coisa boa para o povo. Aqui tem muita coisa boa e o yoga veio para somar".

Elza Jorge, 59 anos (aluna Yoga, Consciência Corporal, Dança de Salão)

Depoimento de professores sobre a Semana de Portas Abertas


Foi muito lindo! Para mim, é um imenso prazer fazer parte desse grande movimento, que transforma a vida das pessoas, as relações entre elas e seu espaço no mundo, e que me transforma a cada dia também!

Profª Ana Paula Kamozaki

 

A Semana e a apresentação do grupo correu muito bem, inclusive foi além da minha expectativa. Perder algumas noites de sono valeu super a pena. Muito obrigada pela preocupação da equipe para dar tudo certo!

Profª Jeane Lima

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021
# Núcleo 1: Continuidade das atividades em formato virtual, com oferta de oficinas de modo síncrono e assíncrono l Comemoração em outubro dos 10 anos da ELDM. # Núcleo 2: A presença de artistas da dança para a condução de um projeto coreográfico-pedagógico que resultou na construção de uma performance virtual coletiva. Os artistas convidados foram Felipe Vian, Renato Cruz, Rubens Oliveira, Dani Lima e Volmir Cordeiro. | Nova chamada de audição em março/abril de 2021 com formato on-line, para participação em Projeto Coreográfico Pedagógico l.
2020
# Núcleo 1: Iniciamos as atividades com oficinas presenciais que, por conta da pandemia, foram adaptadas para atividades virtuais. | Participação da Escola no programa “Convida”, do Instituto Moreira Salles, com o projeto “Corpo em Isolamento”, criando um material audiovisual coletivo e gerando renda para alunos. | Realização de campanha para arrecadação de fundos e recuperação do telhado do CAM com participação ativa de alunos da ELDM. # Núcleo 2: Residência artística da coreógrafa Cristina Moura. | Adesão de alunos do Núcleo 2 na Campanha "Maré Diz NÃO ao Coronavírus", cuja sede de trabalho foi o CAM.
2019
# Núcleo 1: Participação de 3 alunas da turma de Ballet Infantil na audição para a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. | Marllon Araújo e Luyd Carvalho, alunos formados pelo Núcleo 2, ministraram duas oficinas abertas no mês de junho. | A turma de Danças Urbanas participou da inauguração da nova sede da Redes da Maré na Vila do Pinheiro, com apresentação de "Flash Mob”. | A “Jornada Saberes e Fazeres: o encontro da Universidade com o Centro de Artes da Maré” contou com apresentação de trabalhos e pesquisas desenvolvidos por professores da ELDM. | Realização da Semana de Portas Abertas, com oficinas de dança e teatro abertas ao público. # Núcleo 2: Aprovação de dois jovens alunos na Escola PARTS, na Bélgica. | Exposição Abdias Nascimento no CAM com performance do grupo. | Nova audição no segundo semestre.
2018
# Núcleo 1: Participação da turma de Danças Urbanas, do profº Renato Cruz, em quatro eventos culturais externos para apresentações de “Flash Mobs”. | Atividade cultural externa em parceria com o Festival Panorama. l Realização da Semana de Portas Abertas, evento anual em que as diversas turmas apresentam trabalhos. l Ao longo de 2018, realizamos 20 atividades culturais externas contemplando as diferentes turmas. # Núcleo 2: Realização de turnê internacional com o espetáculo “May B”, de Maguy Marin. l Aprovação em Edital da Fundação Prince Claus.
2017
# Núcleo 1: Realização de “Flash Mob” com a turma avançada de Danças Urbanas no Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, a convite do apoiador. # Núcleo 2: Intercâmbio de alunos da Escola de Dança Manufacture, da Suíça, em aulas diárias com o Núcleo de Formação. | Participação de 5 integrantes no projeto Camping, do Centre National de la Danse, na França.
2016
# Núcleo 1: Realização do projeto “Ocupação”, com residências artísticas de teatro, fotografia e dança em sintonia com as ações da Escola. l Edição do Festival Panorama com realização de 3 workshops no CAM: João Fiadeiro, Federica Folco e Cristian Duarte. l Oficina “Mulheres ao Vento”, para maiores de 40 anos. l Realização da Semana de Portas Abertas. l Angel Vianna apresenta o trabalho “Amanhã é outro dia” no Centro de Artes da Maré. l Visita da equipe Solidarium, plataforma Francesa da Fondation Cognacq-Jay, com a produção de vídeo e matéria sobre as ações da ELDM; # Núcleo 2: Participação de cinco integrantes no encontro de intercâmbio Camping - Centre National de la Danse, na França. l Quatro integrantes do Núcleo 2 selecionados para audição da escola PARTS, na Bélgica. l Programa de intercâmbio com a Escola Manufacture, em Lausanne, na Suíça.
2015
# Núcleo 1: Realização no CAM do projeto “Dança Maré!” - espetáculos de dança e oficinas com Josh Antonio e JP Black abertas ao público da Escola. l 25 eventos realizados no espaço do Centro de Artes da Maré, entre eles: 12 espetáculos de teatro/dança, 4 exposições e 1 Biografia completa sobre Augusto Boal. l Realização da Semana de Portas Abertas em Setembro. l Oficina “Mulheres ao Vento”. l Apresentações de final de ano com a participação de familiares e amigos; # Núcleo 2: Intercâmbio na Maré com alunos da Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine, França. l Performance de rua no lançamento da Campanha Jovem Negro Vivo, na Maré.
2014
# Núcleo 1: Realização da “Mostra Maré de Artes Cênicas” no CAM com oferta de espetáculos de teatro e dança e workshops abertos. l Em Novembro, 4 atrações do Festival Panorama aconteceram no CAM: Paloma Calle, David Mambouch, Anne Theresa de Keersmaeker e Christian Duarte com a participação de alunos e alunas. l Realização da “Semana de Portas Abertas” em Dezembro com apresentação do trabalho aos familiares e público em geral como elemento pedagógico importante no processo de aprendizagem da dança. l Realização de 11 saídas culturais externas em espetáculos e exposições na cidade. # Núcleo 2: Segunda audição para o Núcleo de Formação com a entrada de novos alunos. l Ensaio e nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré”. l Ingresso de 6 alunos do Núcleo 2 na Faculdade de Dança da UFRJ.
2013
# Núcleo 1: Realização da temporada “Maré de Artes Cênicas” no CAM com apresentação de espetáculos de teatro e dança, acompanhados de workshops abertos aos alunos e alunas. l Cerca de 80% dos alunos da ELDM tem perfil jovem, moradores da Nova Holanda ou das comunidades mais próximas, como Parque União. # Núcleo 2: Criação coletiva e ensaio de “Exercício M, de Movimento e de Maré” - com 18 apresentações em espaços culturais. l Realização de intercâmbio com a Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (França).
2012
# Núcleo 1: Em maio de 2012, a ELDM já recebia cerca de 200 alunos com idades entre 4 e 67 anos, moradores da Maré e redondezas. l Realização de sessões do cineclube Maré Cine - Mostra de Filmes de Dança. l Realização da Mostra Maré de Artes Cênicas, com apresentações mensais de espetáculos de teatro e dança no CAM, além de workshops em sintonia com as atividades da Escola. # Núcleo 2: Segunda audição para o Núcleo de Formação com a entrada de novos alunos. l Ensaio e nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré”. l Ingresso de seis alunos do Núcleo 2 na Faculdade de Dança da UFRJ.
2011
# Núcleo 1: início das atividades da ELDM em outubro, com a oferta das oficinas abertas ao público: Introdução ao Ballet, Dança Criativa, Percussão, Consciência Corporal, Dança de Salão, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. l Promoção de atividade cultural externa com ida ao Festival Panorama em novembro de 2011.

Mais fotos da ELDM

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!