PROJETO

A Escola Livre de Dança da Maré - ELDM nasceu em outubro de 2011, no Centro de Artes da Maré - CAM. Fruto da parceria entre a Redes da Maré e a Lia Rodrigues Companhia de Danças, a Escola visa ampliar o acesso dos moradores à dança e dar capilaridade às atividades desenvolvidas, atuando com ações educativas e profissionalizantes. 

O projeto recebe, anualmente, cerca de 300 alunos e alunas em suas atividades. São crianças, jovens, adultos e idosos da Maré e de outras partes da cidade que têm a oportunidade de experimentar a dança por meio de oficinas abertas que vão da dança criativa à danças afro-brasileiras, com professores que seguem em formação contínua, sendo todas as aulas gratuitas e abertas à população.

 

A arte da dança é tratada neste projeto como forma de conhecimento. Neste sentido, o espaço busca fomentar a profissionalização para um grupo de jovens, através do Núcleo 2 - Núcleo de Formação Continuada em Dança, e também promove a frequência a atividades culturais externas, como exposições, espetáculos de artes cênicas e intercâmbios com escolas Nacionais e internacionais. Além da criação de exercícios artístico-pedagógicos junto a Lia Rodrigues Companhia de Danças.

 

Foto 01: Yoga na Maré. Foto 02: Apresentação na Semana de Portas Abertas, no Centro de Artes da Maré.

Em outubro de 2023, a Escola Livre de Dança da Maré completou 12 anos!
Dois Núcleos de trabalho norteiam as atividades da escola:

 

 

Aula de Ballet com a professora Sylvia Barreto

 

#Núcleo 1 - Oficinas Abertas

Para os moradores de todas as idades, oferece oficinas contínuas de danças de salão, danças de rua, dança contemporânea, ballet clássico, yoga, consciência corporal e danças afro-brasileiras.

 

Foto: Carol Pires

 

#Núcleo 2 - Formação Intensiva em Dança

Projeto de formação técnica, artística e profissional de forma continuada para jovens da Maré e de outras regiões, com aulas teóricas e práticas. A grade de aulas é composta por residências e workshops com artistas convidados, nacionais e internacionais, aulas de ballet clássico, dança contemporânea, yoga, danças afro-brasileiras e o contato direto com uma companhia profissional, a Lia Rodrigues Companhia de Danças. Há uma bolsa auxílio e o processo seletivo é feito através de audição. No percurso já foram mais de 105 participantes formados pelo Núcleo 2, cerca de 50% dos participantes ingressaram em faculdades públicas de dança, alguns se tornaram professores, 4 foram aprovados em escolas internacionais e 7 integraram a Lia Rodrigues Companhia de Danças. O programa é referência na área da dança e tem como objetivo principal ampliar os horizontes dos participantes.

 

CONHEÇA AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 01: Apresentação na Semana de portas abertas, no Centro de Artes da Maré, em 2023. Foto 02: Aluna e tecedora da Redes da Maré Handy Rosa.

 

Lia Rodrigues

 

 

A professora universitária Silvia Soter estava junto da Redes da Maré desde seu início de trajetória. Ela, a coreógrafa Lia Rodrigues e a diretora e fundadora da Redes da Maré Eliana Sousa, sonharam juntas com um espaço dedicado às artes - mais especificamente artes cênicas - para a Maré. Foi em 2009 que o Centro de Artes da Maré surgiu e, dois anos depois, nasceu a Escola, com o propósito de democratizar a arte, com foco na dança, como forma de garantir direitos e acesso à arte para os mareenses. Hoje, após 12 anos, a Escola se concentra na capilaridade de suas ações e na disputa pela narrativa crítica sobre dança. Saiba mais dessa história aqui.

Memória virtual da Escola Livre de Dança da Maré

 


Disponibilizamos no YouTube da Redes da Maré algumas aulas que foram gravadas durante a pandemia, para que você que está longe ou por algum outro motivo não possa vir até o Centro de Artes da Maré possa acessar também.

 

O que está acontecendo na ELDM

 

Comemoração dos 12 anos da Escola Livre de Dança no dia 9 de novembro, com evento aberto. Com roda de conversa, performance de dança contemporânea e baile das antigas com os DJs JP Black e Júlio Rodrigues. Mais informações no Instagram Instagram@CentrodeArtesdaMare

Em outubro o Núcleo 2 recebeu a artista encenadora angolana Zia Soares durante a sua residência no CAM, no âmbito de uma cooperação entre Lia Rodrigues Companhia de Danças e apap - FEMINIST FUTURES, um projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia. Ao final de uma semana de residência os alunos apresentaram a performance “ESPAVORIDOS."

 

A pandemia trouxe muitas incógnitas, entre elas, a reflexão sobre o papel da arte neste novo tempo.

 

Nesse sentido, logo no início do confinamento, a ELDM teve o prazer de participar do programa “Convida”, de fomento à produção cultural realizado pelo Instituto Moreira Salles, com a proposta intitulada “Corpo em Isolamento”, onde os alunos e alunas puderam registrar suas expressões em tempos de pandemia.
O resultado pode ser conferido no vídeo abaixo:



 

Fotos 01 e 02: Apresentação dos alunos da Escola Livre de Dança da Maré, no Centro de Artes da Maré, em dezembro de 2022.

Novo mestre de danças urbanas da Escola Livre de Dança da Maré

 

JP Black, 42, é dançarino, professor, coreógrafo e fundador do projeto Street Flow. Referência na modalidade Locking no Brasil e na América do Sul, já foi campeão em batalhas nacionais e internacionais (Festival Street Dance Machine no Chile, em 2012, tetracampeão no Festival Rio H2K entre 2012 e 2015, etc.). Em 2016, foi um dos dançarinos da abertura das Olimpíadas do Rio e em 2022 fez parte do balé do Palco Favela no Rock in Rio. JP Black também já atuou como jurado e professor de eventos como o Festival H2K, em 2016, Festival Hit That Beat, na Argentina, em 2014 e Festival de Pura Calle, no Peru, em 2019.

 

 

Equipe

Coordenação: Karoll Silva

Supervisão Pedagógica: Professora Silvia Soter

Supervisão Artística: Coreógrafa Lia Rodrigues

Docentes: Sylvia Barreto (Ballet), JP Black (Danças Urbanas), Leila Santos (Dança de Salão), Júnio Nascimento (Danças Afro-Brasileiras), Ana Olívia Cardoso (Yoga), Luana Domingos (Dança Criativa), Clarice Silva (Consciência Corporal) e Jeniffer Rodrigues (Dança Contemporânea).  

Assistentência da ELDM: Luana Domingos

Gestor Financeiro: Sandra Ciqueira

 

Parceiros apoiadores 

Fundação D'enterprise Hermès

Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro - Prefeitura RJ

Icatu

JGP

Globo

Instituto Neoenergia

Smartfit

CONTATO DA ESCOLA

Email: karolsilva@redesdamare.org.breixoarteecultura@redesdamare.org.br

WhatsApp Redes da Maré: +55 (21) 99924-6462

Contato do CAM: +55 (21) 3105-7265

Instagram: @centrodeartesdamare

Site: Núcleo de Formação Intensiva em Dança

 

Foto: Apresentação dos alunos da Escola Livre de Dança da Maré, no Centro de artes da Maré, em dezembro de 2022.

Depoimentos de alunos e ex-alunos 


“Gosto de pensar que o espaço em que trabalhamos ou dançamos todo dia acaba de certa forma se tornando um lar. O CAM se tornou um lugar que íamos para aprender, trocar e se cuidar. Esse cuidado também vinha da maioria dos professores, de sentar, ouvir e trocar com cada corpo, sempre com o cuidado de se colocar disposto a ouvir e ajudar. Foi incrível poder estar recebendo pessoas de fora e de longe e poder absorver seus conhecimentos, os ensinamentos e coisas novas estão reverberando até agora em nossos corpos e mente. Também aprendemos os limites uns dos outros e até que ponto poderíamos chegar a um lugar confortável dentro das possibilidades corporais individuais. Fomos desafiados em diversas aulas a sair da zona de conforto, o que vejo hoje como um avanço enorme na minha corporeidade.” Anne Loise, aluna do Núcleo de Formação em Dança

 

"O Yoga na Maré levou a gente para fora da favela, para o asfalto, onde as pessoas estão conhecendo a Maré, não só pela violência, mas por uma coisa boa para o povo. Aqui tem muita coisa boa e o yoga veio para somar". Elza Jorge, 63 anos, aluna Yoga, Consciência Corporal e Dança de Salão

 

“Vem sendo muito satisfatório participar dessa formação livre com tantas pessoas que me inspiram a ser e fazer tantas coisas que eu nem imaginava. Tudo que vivi no N2 ao longo desse ano vem me trazendo para um lugar de encontrar a minha melhor versão, minhas potencialidades e de acolhimento com os meus engasgos e demônios. Podem acontecer mil coisas lá fora, mas quando chego, quero estar, aproveitar e agradecer por todes que vieram antes e fizeram e fazem aquele organismo vivo sobreviver ao longo dos tempos.” Tatiane Souza, aluna do Núcleo de Formação em Dança

 

“Eu era e ainda sou muito tímida, mas com essas aulas que estava praticando, me ajudou bastante. Só em dançar em público, nunca pensei que um dia iria fazer isso. Os professores que passaram por aqui são espectaculares. Quando tinha as atividades presenciais, eu me sentia muito bem em ir, estar com pessoas alegres. Éramos muito bem recebidos pelos funcionários e professores.” Neuza da Silva, 58 anos, aluna de Consciência Corporal, Yoga e Dança de Salão

 

“Me mudei para a Maré com 6 anos de idade, com toda a minha família. Conheci a ELDM no ano de 2011 quando caminhava pela rua Bitencourt Sampaio com um amigo durante a noite. Nunca me esquecerei dessa memória: de ver as portas altíssimas do galpão abertas, enquanto no fundo, um grupo dançava com muita energia ao som de Tom Zé. Aquilo me encheu de alegria de ver pessoas sendo tão livres e criativas com o corpo. Na semana seguinte, eu estava lá. Descobri que era aquilo que eu mais amava fazer. No ano seguinte, em 2012, entrei para o Núcleo de Formação Intensiva de Dança, onde fiz parte por 3 anos.” Rafael Galdino, 25 anos, ex-aluno, foi selecionado para a escola de dança P.A.R.T.S., em Bruxelas, na Bélgica, onde estudou durante 3 anos e hoje trabalha na companhia de dança contemporânea belga, Rosas

 

“Minha relação com a Maré começou em 2007, quando me mudei do estado da Paraíba direto pro Rio e o Centro de Artes foi a minha segunda casa. Em 2016, surgiu a oportunidade de estudar na P.A.R.T.S., eram apenas 46 vagas para 1.000 bailarinos do mundo todo naquela época. A escola me ajudou muito, tanto com a emissão de documentos, orientações, traduções, custos com viagens, acomodações etc. Foi um processo bem intenso, mas havia muita positividade de que tudo daria certo, e deu.” Gustavo Vieira, 26 anos, aluno da ELDM durante 8 anos e fez parte da primeira turma do Núcleo 2, em 2012. Hoje, é ator e bailarino da TG Stan, na Bélgica

 

"Faço parte do Núcleo 2 desde 2021, onde participei de forma remota no projeto. Eu estava passando por um momento de desistência da dança e se não fosse essa oportunidade, acredito que agora eu estaria trabalhando em algo que eu odiava. Ter a oportunidade de fazer um curso de formação em dança e receber uma bolsa para isso era tudo o que eu precisava naquele momento. Me trouxe confiança, estabilidade financeira e muita animação para trabalhar com dança. Eu cresci em uma família muito fechada para as artes e dizer que eu queria ser artista desde pequeno era repleto de preconceitos. Mas sempre senti que eu seria capaz de conseguir e nunca desisti." Seven, aluno do Núcleo de Formação em Dança

 

 

Depoimentos de professores e ex-professores


“Eu já havia desistido da dança antes de passar para o Núcleo 2, foi uma surpresa quando tinha passado para o mesmo. Foram tantos aprendizados, com profissionais incríveis com olhares atentos, e em diversas modalidades! Sem falar sobre a abertura de portas e o que este ambiente acolhedor pode nos proporcionar. No início, enquanto conversava com a coordenadora Karoll Silva, havia dito à ela que, quando acabasse minha passagem pelo Núcleo 2, gostaria de entrar para Redes da Maré, por ser uma instituição em que acredito muito como possibilidade motivadora de mudanças sociais e culturais de uma realidade imposta sobre corpos marginalizados. Para minha surpresa, e depois de algumas aulas como professor substituto, fui chamado para ser professor efetivo da Escola Livre de Dança da Maré, como professor de Danças Afros-brasileiras!” Júnio Nascimento, aluno do Núcleo de Formação em Dança e professor de Danças Afro-Brasileiras da ELDM

 

“Todos esses 10 anos de Escola, para mim, significam que tudo é possível quando se trabalha de verdade e com amor pelo que faz. O ballet trouxe disciplina, organização, musicalidade, e pode ser feito por qualquer pessoa de qualquer lugar. É a realização de um trabalho árduo, mas muito possível." Sylvia Barreto, 62 anos, professora de Ballet Clássico desde o início da ELDM

 

“Um dos impactos mais marcantes para mim é o encontro de diferentes gerações sobre um mesmo chão. O chão da escola. Aprendemos muito quando colocamos nossos corpos em diálogo. Em minhas aulas, por exemplo, é recebido uma maioria de mulheres – entre 40 e 80 anos (no modelo remoto isso muda para alunas de idades entre aproximadamente 30 -70 anos) – que estão constantemente trocando, comigo e entre si, experiências e saberes sobre as inteligências do corpo, e esse aprendizado eu só pude ter na ELDM.” Bruno Damião, 32 anos, professor de Consciência Corporal desde 2016

 

“Já tive alguns ex-alunos da escola que hoje estão estudando na P.A.R.T.S, uma das escolas de dança contemporânea mais importantes do mundo, tiveram que fazer audição e passaram. Isso é um grande orgulho. Outro orgulho enorme é poder, com minha turma de intermediário, produzir trabalhos e dançar em vários lugares, como eles já fizeram várias vezes. Tão bom poder ensinar, aprender com eles, produzir e espalhar o que produzimos pelo mundo.” Renato Cruz, 39 anos, professor de Danças Urbanas desde 2011

 

"Conheci a escola através da minha filha que fazia teatro na Redes, fui assistir um espetáculo e, depois de um tempo, me convidaram para ministrar a aula de dança de salão. A dança tem esse poder de estreitar o laços entre as pessoas! Eu, de fato, tenho orgulho de fazer parte dessa família, digo família porque todos os colaboradores sem exceção são parceiros, amigos e sempre estão dispostos a ajudar a comunidade." Leila Santos, 40 anos, professora de Dança de Salão há 5 anos

 

"Os últimos anos foram de muito aprendizado sobre a Maré e os frequentadores do CAM, o que me questiona continuamente sobre as metodologias possíveis e coerentes de uma dança que seja a partir deste cruzamento – a partir não só de minhas experiências, como professora e artista – mas na escuta de danças que já habitam este território. O que mais tenho orgulho é de contar que posso contribuir de alguma forma para o fortalecimento de um posicionamento político e de uma noção de identidade que, por vezes, não teve oportunidade de se desenvolver em suas vidas. Para isso, minha metodologia constante é a de me perguntar como deixar que as experiências propostas sejam protagonizadas por eles." Clarice Silva, 41 anos, professora de Dança Contemporânea desde 2018

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

2021

#Núcleo 1: Continuidade das atividades em formato virtual, com oferta de oficinas de modo síncrono e assíncrono l Comemoração em outubro dos 10 anos da ELDM.

#Núcleo 2: A presença de artistas da dança para a condução de um projeto coreográfico-pedagógico que resultou na construção de uma performance virtual coletiva. Os artistas convidados foram Felipe Vian, Renato Cruz, Rubens Oliveira, Dani Lima e Volmir Cordeiro. | Nova chamada de audição em março/abril de 2021 com formato on-line, para participação em Projeto Coreográfico Pedagógico l.

2020

#Núcleo 1: Iniciamos as atividades com oficinas presenciais que, por conta da pandemia, foram adaptadas para atividades virtuais. | Participação da Escola no programa “Convida”, do Instituto Moreira Salles, com o projeto “Corpo em Isolamento”, criando um material audiovisual coletivo e gerando renda para alunos. | Realização de campanha para arrecadação de fundos e recuperação do telhado do CAM com participação ativa de alunos da ELDM.

#Núcleo 2: Residência artística da coreógrafa Cristina Moura. | Adesão de alunos do Núcleo 2 na Campanha "Maré Diz NÃO ao Coronavírus", cuja sede de trabalho foi o CAM.

2019

#Núcleo 1: Participação de 3 alunas da turma de Ballet Infantil na audição para a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. | Marllon Araújo e Luyd Carvalho, alunos formados pelo Núcleo 2, ministraram duas oficinas abertas no mês de junho. | A turma de Danças Urbanas participou da inauguração da nova sede da Redes da Maré na Vila do Pinheiro, com apresentação de "Flash Mob”. | A “Jornada Saberes e Fazeres: o encontro da Universidade com o Centro de Artes da Maré” contou com apresentação de trabalhos e pesquisas desenvolvidos por professores da ELDM. | Realização da Semana de Portas Abertas, com oficinas de dança e teatro abertas ao público.

#Núcleo 2: Aprovação de dois jovens alunos na Escola PARTS, na Bélgica. | Exposição Abdias Nascimento no CAM com performance do grupo. | Nova audição no segundo semestre.

2018

#Núcleo 1: Participação da turma de Danças Urbanas, do profº Renato Cruz, em quatro eventos culturais externos para apresentações de “Flash Mobs”. | Atividade cultural externa em parceria com o Festival Panorama. l Realização da Semana de Portas Abertas, evento anual em que as diversas turmas apresentam trabalhos. l Ao longo de 2018, realizamos 20 atividades culturais externas contemplando as diferentes turmas.

#Núcleo 2: Realização de turnê internacional com o espetáculo “May B”, de Maguy Marin. l Aprovação em Edital da Fundação Prince Claus.

2017

#Núcleo 1: Realização de “Flash Mob” com a turma avançada de Danças Urbanas no Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão, a convite do apoiador.

#Núcleo 2: Intercâmbio de alunos da Escola de Dança Manufacture, da Suíça, em aulas diárias com o Núcleo de Formação. | Participação de 5 integrantes no projeto Camping, do Centre National de la Danse, na França.

2016

#Núcleo 1: Realização do projeto “Ocupação”, com residências artísticas de teatro, fotografia e dança em sintonia com as ações da Escola. l Edição do Festival Panorama com realização de 3 workshops no CAM: João Fiadeiro, Federica Folco e Cristian Duarte. l Oficina “Mulheres ao Vento”, para maiores de 40 anos. l Realização da Semana de Portas Abertas. l Angel Vianna apresenta o trabalho “Amanhã é outro dia” no Centro de Artes da Maré. l Visita da equipe Solidarium, plataforma Francesa da Fondation Cognacq-Jay, com a produção de vídeo e matéria sobre as ações da ELDM;

#Núcleo 2: Participação de cinco integrantes no encontro de intercâmbio Camping - Centre National de la Danse, na França. l Quatro integrantes do Núcleo 2 selecionados para audição da escola PARTS, na Bélgica. l Programa de intercâmbio com a Escola Manufacture, em Lausanne, na Suíça.

2015

#Núcleo 1: Realização no CAM do projeto “Dança Maré!” - espetáculos de dança e oficinas com Josh Antonio e JP Black abertas ao público da Escola. l 25 eventos realizados no espaço do Centro de Artes da Maré, entre eles: 12 espetáculos de teatro/dança, 4 exposições e 1 Biografia completa sobre Augusto Boal. l Realização da Semana de Portas Abertas em Setembro. l Oficina “Mulheres ao Vento”. l Apresentações de final de ano com a participação de familiares e amigos;

#Núcleo 2: Intercâmbio na Maré com alunos da Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine, França. l Performance de rua no lançamento da Campanha Jovem Negro Vivo, na Maré.

2014

#Núcleo 1: Realização da “Mostra Maré de Artes Cênicas” no CAM com oferta de espetáculos de teatro e dança e workshops abertos. l Em Novembro, 4 atrações do Festival Panorama aconteceram no CAM: Paloma Calle, David Mambouch, Anne Theresa de Keersmaeker e Christian Duarte com a participação de alunos e alunas. l Realização da “Semana de Portas Abertas” em Dezembro com apresentação do trabalho aos familiares e público em geral como elemento pedagógico importante no processo de aprendizagem da dança. l Realização de 11 saídas culturais externas em espetáculos e exposições na cidade.

#Núcleo 2: Segunda audição para o Núcleo de Formação com a entrada de novos alunos. l Ensaio e nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré”. l Ingresso de 6 alunos do Núcleo 2 na Faculdade de Dança da UFRJ.

2013

#Núcleo 1: Realização da temporada “Maré de Artes Cênicas” no CAM com apresentação de espetáculos de teatro e dança, acompanhados de workshops abertos aos alunos e alunas. l Cerca de 80% dos alunos da ELDM tem perfil jovem, moradores da Nova Holanda ou das comunidades mais próximas, como Parque União.

#Núcleo 2: Criação coletiva e ensaio de “Exercício M, de Movimento e de Maré” - com 18 apresentações em espaços culturais. l Realização de intercâmbio com a Escola Municipal Artística do Théâtre Jean-Vilar de Vitry-sur-Seine (França).

2012

#Núcleo 1: Em maio de 2012, a ELDM já recebia cerca de 200 alunos com idades entre 4 e 67 anos, moradores da Maré e redondezas. l Realização de sessões do cineclube Maré Cine - Mostra de Filmes de Dança. l Realização da Mostra Maré de Artes Cênicas, com apresentações mensais de espetáculos de teatro e dança no CAM, além de workshops em sintonia com as atividades da Escola.

#Núcleo 2: Segunda audição para o Núcleo de Formação com a entrada de novos alunos. l Ensaio e nova temporada de “Exercício M, de movimento e de Maré”. l Ingresso de seis alunos do Núcleo 2 na Faculdade de Dança da UFRJ.

2011

#Núcleo 1: início das atividades da ELDM em outubro, com a oferta das oficinas abertas ao público: Introdução ao Ballet, Dança Criativa, Percussão, Consciência Corporal, Dança de Salão, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. l Promoção de atividade cultural externa com ida ao Festival Panorama em novembro de 2011.

NOTÍCIAS


Mais fotos da ELDM

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!