PROJETO

O projeto “Arte e Cultura na Casa das Mulheres da Maré” nasceu do desejo de ampliar ainda mais as nossas frentes de atuação, dessa vez pelo viés da artístico e cultural. Em 2020, novas ações apoiadas pela Deloitte, através da Lei de ISS, firmaram a Casa como mais um equipamento cultural dentro de um território de favela, com atividades específicas para as temáticas que envolvem as questões das mulheres, promovendo seus direitos culturais e contribuindo para o desenvolvimento pleno da sua cidadania, com foco na produção artística feminina.
 



O projeto promove rodas de conversa, oficinas e uma Mostra cultural final que, por conta da pandemia de Covid-19, acontecem em formato virtual. Todas as atividades são gratuitas, direcionadas para o público de moradoras da Maré e abertas a toda a cidade. Confira abaixo os vídeos.

 

Memória, identidade e juventude
Imigração na Maré, beleza e estética
Gastronomia e cultura nordestina

 

PARCEIROS APOIADORES

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SMC

Deloitte

 

 

Equipe

Coordenação: Julia Leal

Assistente de comunicação: Myllenne Furtado 

Produtora: Milena Afonso

Curadora: Luana Bezerra

 

Programa

Desde outubro de 2020, por meio lives transmitidas pelo canal do Youtube da Redes da Maré, o projeto oferece shows de música, oficinas, debates e bate-papos, que têm como fio condutor temas como relações de gênero, direitos das mulheres, resgate de memórias, desenvolvimento territorial e promoção do respeito, estimulando reflexões sobre a participação e a representatividade das mulheres em espaços de arte e cultura. Acompanhe o que já rolou por aqui!

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Abril 2021
Show inédito que reuniu as mulheres do Jongo da Serrinha, levando a cultura da favela da Serrinha/Madureira para a Maré. Além de bate-papo com profissionais que atuam com redução de danos no território das 16 favelas mareenses.
Março 2021
No mês em que se homenageia a vida e a luta das mulheres, o evento contou com uma roda de samba formada pelas vozes femininas da nova geração, que protagonizam grandes rodas do Rio: Marina Iris, Marcelle Motta e Amanda Amado. Além de um bate-papo com três profissionais que atuam na linha de frente dos projetos desenvolvidos pela Casa das Mulheres da Maré.
Fevereiro 2021
Apresentação artística de slam com MC Martina e conversa com a Coletiva Maré de Nós, rede formada por cinco jovens da Maré, que investiga e coleta informações e histórias apagadas e silenciadas.
Janeiro 21
Bate-papo sobre imigração na Maré, beleza e estética com a participação de mulheres integrantes da Cia Marginal e oficina de trança com trancista formada pelo Maré de Belezas LINK, curso de assistente de cabeleireiro oferecido pela Casa das Mulheres da Maré.
Dezembro 20
Show inédito do EP “Mansa Fúria”, de Josyara e Juliana Linhares, duas cantoras nordestinas, de Juazeiro da Bahia e do Rio Grande do Norte. E bate-papo sobre as culinárias do Nordeste, com Galega, que está à frente de seu restaurante na Maré há 30 anos, e Chiquita, da Família da Chiquita, mediado por Mariana Aleixo, coordenadora do Maré de Sabores.
Novembro 20
Oficina online de bordado facilitada pelas criadoras do Projeto Fio + bate-papo com uma das alunas da turma de bordado da Casa das Mulheres da Maré e uma costureira do projeto “Tecendo Máscaras e Cuidados.”
Outubro 20
O aniversário da Casa das Mulheres da Maré de 2020 foi comemorado com música, afeto e bom debate. O evento contou com show da cantora Marina Iris, com participação de Teresa Cristina e Maíra Freitas + bate-papo sobre “gênero e raça na música/arte”, com a Marina Iris e a artista do funk, Taisa Machado.

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!