PROJETO

O projeto faz parte do Programa Jovens para o Futuro da Prudential, que conta com o apoio da organização internacional BrazilFoundation e visa a formação profissional em informática de jovens moradores do Conjunto de Favelas da Maré, fornecendo qualificação e ampliando o campo de possibilidades na área da Tecnologia da Informação. A equipe acredita que cada jovem formado pelo curso é um multiplicador de conhecimento no território, auxiliando amigos e familiares e somando na inserção da favela no mundo digital.

 

 

 

COMO FUNCIONA

 

Atualmente, o projeto está atendendo 64 jovens nos cursos de Formação Profissional em Informática, Manutenção de Smartphones e Tablets, Programação Front-End e Programação Back-End. As aulas estão acontecendo no modelo de ensino presencial. Mais de 130 mareenses já foram formados no ano de 2022. Conheça os cursos oferecidos:

 

 

Formação Profissional em Informática: o curso capacita jovens da Maré entre 17 e 24 anos para a atuação no mundo do trabalho por meio de conhecimentos científicos, de saberes culturais, sociais e tecnológicos, fomentando o empreendedorismo e o exercício da profissão de técnico em informática. Ele é dividido nos módulos: Letramento Digital e Ambientação em Educação à Distância; Cultura Digital, Sociedade e Tecnologia; Pensamento Computacional; Software; Processo de Software; Hardware; Banco de Dados; Redes e Empreendedorismo. Toda a grade atende a diferentes níveis de conhecimento dos alunos. As aulas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h. A duração é de 10 meses.

 

 

Manutenção de Smartphones e Tablets: curso de iniciação para jovens da Maré entre 17 e 24 anos que buscam gerar receita própria a curto prazo prestando reparos básicos em smartphones e tablets dos sistemas operacionais Android e iOS, seja atuando em Assistências Técnicas ou realizando serviços como autônomos. O conteúdo programático se divide em Eletrônica; Hardware e Software. A duração do curso é de 2 meses e meio e as aulas acontecem toda sexta-feira com 2 turmas - manhã, das 8 às 12h e à tarde, das 13h às 17h.

 

 

Programação Web - Desenvolvimento em Front-End: tem como finalidade ensinar a utilização de ferramentas de programação web para a criação da interface de utilização de um site, aplicativo ou software. O conteúdo programático contempla as temáticas de funcionamento da internet, utilização de HTML5 e CSS3, design responsivo, semântica e acessibilidade, utilização de FlexBox, terminal, introdução ao GIT e GitHub. No final, os alunos passam por um desafio prático com a montagem e desenvolvimento de layout do site. As aulas presenciais acontecem nas segundas e quartas, das 14h às 16h, e tem duração de 3 meses.

 

 

 

 

Programação Back-End: O curso de programação em back-end é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam se especializar em desenvolvimento de software. Ao contrário do front-end, que lida com a parte visual das aplicações, o back-end é responsável por toda a parte lógica e de armazenamento de dados. Durante o curso, os alunos aprenderão as principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento back-end, como Java e Python. Além disso, serão abordados temas como banco de dados, APIs e segurança da informação. Com o conhecimento adquirido, os alunos estarão aptos a criar sistemas e aplicações robustas e escaláveis, capazes de atender às demandas do mercado. O mercado para programadores back-end é bastante promissor, e a procura por profissionais qualificados nessa área só tende a crescer. Por isso, investir em um curso de programação em back-end é uma escolha inteligente para quem deseja se destacar no mercado de tecnologia. As aulas acontecem às terças-feiras, das 14h às 18h. A duração é de 4 meses.

 

 

Todos os cursos acontecem no Laboratório de Informática, no prédio central da Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda, Maré). Os editais de inscrição são publicados aqui.

 

 

DEPOIMENTOS DE ALUNOS E ALUNAS

 

"Já tive a oportunidade de fazer um curso de espanhol na Redes há alguns anos e, assim que abriu o curso de Manutenção de Smartphones, vi outra oportunidade de fazer algo lá. Eu amo tecnologia e pretendo ser uma profissional na área, tanto consertando smartphones quanto desenvolvendo softwares. Já arrisco a dizer que consigo consertar muitos aparelhos."

Nicole Maciel, 18, aluna do curso Manutenção de Smartphones e Tablets

 

Comecei a trabalhar de forma profissional nessa área há 2 semanas [1 mês após o início do curso de Manutenção em Smartphones], que foi quando eu realmente comecei a divulgar meu trabalho. Tem sido incrível! No começo eu estava com medo de levar para o lado profissional, mas agora estou vendo que foi uma das minhas melhores escolhas. A maior parte da divulgação é feita pelas redes sociais e WhatsApp. Também imprimi uma placa e coloquei no portão de casa.

Raiane Gomes, 22, Nova Holanda, aluna do curso Manutenção de Smartphones e Tablets

 

"Me inscrevi no curso porque é uma fonte de renda, tenho vontade de trabalhar com área técnica e abrir minha loja algum dia. O que aprendi até agora foi trocar frontal, limpeza de placa, refazer conector de carga, soldagem e resoldagem, reativar a bateria, usar o multímetro e também aprendi a refazer os componentes da placa. Levo para a minha vida pessoal e profissional a valorização da minha mão de obra e que tudo tem que ser feito com carinho."

Douglas Nunes, 20, aluno do curso Manutenção de Smartphones e Tablets

 

"O curso é legal, e também uma experiência nova para mim, já que é a primeira vez que faço um curso. Tem sido bem divertido aprender os assuntos e a sala de aula tem sido um local didático. O impacto que ele tem é que me motiva a prosseguir na área da tecnologia."

Júlio César Godoy, 19, Parque União, aluno do curso Programação Web - Desenvolvimento em Front-End

 

"Estou gostando muito do curso e sei que é uma área que vai crescer no mercado de trabalho! O curso oferece os equipamentos que eu não tenho em casa, como computador e internet, isso ajuda muito para um bom estudo e para eu crescer na área da tecnologia."

Luís Henrique Lima, 19, Parque União, aluno do curso Programação Web - Desenvolvimento em Front-End

 

"Comecei a acompanhar a Redes nas redes sociais e foi por lá que conheci o curso Manutenção. Decidi participar pois gosto muito da área tecnológica. Aprendi a trocar uma tela, bateria, analisar os componentes, analisar um defeito, reativar bateria, etc. Meu maior aprendizado foi o trabalho em equipe e a ética de um bom profissional."


Wando Henrique, 18, Baixa do Sapateiro, aluno do curso Manutenção de Smartphones e Tablets

NOSSAS CONQUISTAS

 

"Sempre sonhei em ser educador em alguma área da tecnologia, só não imaginava que seria tão cedo e a Redes me proporcionou isso. Desde pequeno, tenho contato com a instituição, e em janeiro de 2022, fiz o curso Manutenção de Smartphones e Tablets e me identifiquei. Tive contato com a educadora Mayara que me proporcionou a oportunidade de participar como educador do curso de Front-End. Me vejo dando continuidade ao projeto, porém com mais módulos e com mais tempo na duração dos cursos, levando mais conhecimento na área de tecnologia para a população da Maré."

Pedro Henrique Barros, 21, Baixa do Sapateiro, graduando em Sistemas de informação na UFRJ e atual educador do curso Programação Web - Desenvolvimento em Front-End

 

 

Certificação do Pedro Barros no curso Programação Web - Desenvolvimento em Front-End.

 

Primeira aula do Pedro Barros como educador do curso Programação Web - Desenvolvimento em Front-End, no Laboratório de Informática.

 

EQUIPE:

Formação Profissional em Informática

Coordenadora: Mayara Rosário

Professor: Rafael Ramires Baptista

 

Manutenção de Smartphones e Tablets

Coordenadora e educadora: Mayara Rosário

 

Programação Web - Front-End

Coordenadora: Mayara Rosário

Educador: Pedro Henrique Barros

 

 

CONTATO DO PROJETO

E-mail: eixoeducacao@redesdamare.org.br

WhatsApp Redes da Maré: (21) 99924-6462

 

 

APOIO:

Prudential

Brazil Foundation

 

 

NOTÍCIAS


Fotos Nas Ondas da Maré

PROJETOS RELACIONADOS

Fique por dentro das ações da Redes da Maré! Assine nossa newsletter!